Tempo de fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelodezena

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
46
Reaction score
7
Bom dia pessoal

Tentei achar explicações na internet a respeito do tempo de fervura mas não consegui nada direto.
Qual a diferença que terá a cerveja se eu ferver por 60 ou 90 minutos.
Vejo algumas receitas dizem 60 e outras 90.
Além da maior evaporação e com isso concentração da cerveja, qual seria o motivo para a escolha do tempo de fervura?
Abraço a todos
 
pelo meu curto conhecimento...aumentando o tempo de fervura vc:

-Aumenta eliminação de DMS
-Aumenta concentração, densidade (OG)
-Reduz volume final (evaporação elevada)
-Provavelmente aumenta o IBU(isso é um chute), já que pelo que sei o ácido de amargor é "ativado" pela fervura.

Agora lógico que deve haver um ponto de equilíbrio entre custo x beneficio disso. Particularmente acredito que acima de 90 minutos o beneficio nao deve pagar mais o custo. Eu até entao tenho usado somente os 60 minutos de fervura e nem 1 minuto a mais.

Sendo assim, a menos que seja algum cerveja muito especial no quesito de exigências em seus processos de fabricação pode ficar nessa casa de 60 ~90 (tendendo mais pra 60) que será muito feliz.
 
pelo meu curto conhecimento...aumentando o tempo de fervura vc:

-Aumenta eliminação de DMS
-Aumenta concentração, densidade (OG)
-Reduz volume final (evaporação elevada)
-Provavelmente aumenta o IBU(isso é um chute), já que pelo que sei o ácido de amargor é "ativado" pela fervura.

Ainda:
- Aumenta a taxa de coagulação das proteínas, rende um mosto mais límpido
- Aumenta os IBUs caso vc tenha adicionado no início da fervura e resolveu prolongar ela no final por efeito do aumento da concentração e da taxa de isomerização dos AA
- Aumenta a taxa de caramelização devido aos maior tempo de atividade das reações de Maillard.

Eu só vejo vantagens em ferver por 90 minutos.
 
Os pontos são realmente esses citados, as vezes se faz isso para atingir OG maiores por causa de limitações de quantidade de malte nas panelas, as vezes quer eliminar DMS quanto usa muito malte pilsen, as vezes quer caramelizar mais. E no fim é realmente uma questão de custo benefício, por isso importante saber o que deseja da sua cerveja e assim decidir o melhor.
 
Algumas receitas tem adição de lúpulo a partir de trinta minutos. Seria necessário fazer a fervura de sessenta ou somente os trinta necessários para a lupagem? Alguém já experimentou uma fervura mais curta?
 

Latest posts

Back
Top