Dúvida em relação a tempo de mostura e fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lowaregoth

Member
Joined
Feb 7, 2021
Messages
9
Reaction score
0
Location
Rio de janeiro
Eu comecei a pouco tempo e fiz somente uma receita onde o tempo de mostura e fervura eram de 30 minutos pra cada um. Eram 5L. Caso eu for utilizar uma receita de 20L e converter os ingredientes pra 5L, o tempo de mostura e fervura serão os mesmos da receita de 20L? Ou devo ir acompanhando OG durante mostura?
 
O tempo de fervura e mostura não tem relação com o volume e sim com a receita, processos da preferência e objetivos do cervejeiro.

Exemplo "Receita": mais malte Pilsen, mais tempo de fervura para reduzir DMS.

Exemplo "Objetivos": desej-se produto final mais seco, maior tempo de mostura para maior fermentabilidade. Outro exemplo comum para fervura longa é ajuste de OG, intensificaçäo de OG para cervejas High Gravity, etc

Exemplo "processos da preferência": mais tempo de mostura tipicamente significa melhor conversão de amido em açúcares fermentescíveis, ou seja , maior eficiência.

Tudo isso é claro associado com outros aspectos e processos.

Via de regra a maioria pratica 1h de mostura e 1h de fervura.
 
Como o amigo @Persevalli comentou, o mais usual é 60/60. Eu já fiz levas de 50L com fervura de 15'. Acho importante que você estenda um pouco somente a mostura, para que mais fermentáveis sejam extraídos, mas fica a critério. Na realidade eu entendo que a fervura sirva principalmente como forma de "esterilizar" o mosto, e lembre-se que também é neste processo que os óleos dos lúpulos são extraídos. Quanto maior o tempo que você ferver o lúpulo, maior será o amargor de sua breja (claro, dentro do limite de cada lúpulo). Por exemplo, se você fizer exatamente a mesma receita, considerando que a adição de lúpulo é no início da fervura e ferver por 60', no final você terá a mesma cerveja, porém em menor quantidade (pois maior parte irá evaporar) e um pouco mais amarga, além de uma OG mais alta.
 
Como o amigo @Persevalli comentou, o mais usual é 60/60. Eu já fiz levas de 50L com fervura de 15'. Acho importante que você estenda um pouco somente a mostura, para que mais fermentáveis sejam extraídos, mas fica a critério. Na realidade eu entendo que a fervura sirva principalmente como forma de "esterilizar" o mosto, e lembre-se que também é neste processo que os óleos dos lúpulos são extraídos. Quanto maior o tempo que você ferver o lúpulo, maior será o amargor de sua breja (claro, dentro do limite de cada lúpulo). Por exemplo, se você fizer exatamente a mesma receita, considerando que a adição de lúpulo é no início da fervura e ferver por 60', no final você terá a mesma cerveja, porém em menor quantidade (pois maior parte irá evaporar) e um pouco mais amarga, além de uma OG mais alta.
nossa q interessante, mas qual estilo q brassou? como foi o sensorial depois, off e tals?
 
Back
Top