Tempo de Fermentação - Airlock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Pessoal boa noite, estou fazendo minha primeira cerveja, e fiz logo uma Cream Ale, uma cerveja mais "d boa" para os adoradores de cerveja de buteco ne? kkkkk Então, comprei o kit e fiz conforme esta na receita, porem na parte da fermentação está pedindo está ordem: 4 primeiros dias em 14°C depois 2 dias em 16°C depois disso adiciona a gelatina e baixa a temperatura para 3°C por mais 3 dias....
Minha duvida é a seguinte, nos 3 primeiros dias como estou regulando a temperatura em uma caixa de isopor, onde coloco garrafar congeladas, acabou que em alguns momentos a temperatura chegou a bater 12°C, principalmente durante a madrugada.. ou seja mais baixa que a temperatura pedida na "receita". Isso pode ter interferido na fermentação? Outra duvida é, mesmo percebendo que ja estou praticamente no quinto dia, o airlock vem trabalhando bastante o dia inteiro, se ele ainda está funcionando "gerando bolhas" quer dizer que a fermentação ainda não acabou? Ou estou errado, obrigado pela ajuda :D
 
Minha duvida quanto ao airlock é, se ele está realizando o trabalho dele ainda a fermentação está ativa? e não devo baixar a temperatura?
 
Não usa o airlock como parâmetro.
Tem vários tópicos aqui falando disso.

O airlock é só uma ferramenta pra pode sair o CO2 sem que entre nada de ar externo.

Pra saber se acabou a fermentacao tem que medir a gravidade com densímetro ou refratômetro.
Eu faço aedicao 2 dias seguidos. Se nao mudou, considero a fermentação como finalizada
 
A temperatura mais baixa, pode ter deixado a fermentação mais lenta e levar mais dias pra terminar.
Nem airlock, nem número de dias são indicativos de fim de fermentação, mas nesse caso provavelmente esteja fermentando ainda.
 
Back
Top