Tempo de Conservação do Malte

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JesseMatos

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2014
Messages
117
Reaction score
2
Boa tarde, fiz uma compra de malte e gostaria de saber por quanto tempo ele se mantem conservado (em sacos lacrado)?

Abç
 
O maior problema no armazenamento do malte são os "marditos" carunchos, pois, se desenvolvem muito rápido. Mas, se você armazená-lo em sacos lacrados sem oxigênio já vai inibir um pouco.
Eu costumo guardar os meus maltes em garrafões 5l de água, onde coloco o máximo possível de malte e antes de fechar eu coloco um algodão com alcool por cima e boto fogo, ai fecho rapidamente. Dessa forma, quando acabar o oxigênio o fogo apaga, matando os carunchos de asfixia! =)
Assim, já armazenei malte por quase dois anos e não tive problemas.
 
Obrigado pela sugestão David, vou tomar o máximo de precaução possível, pretendo realizar a brassagem com esse malte no final de março.

Aproveitando o tópico, existe alguma problema no "envelhecimento" do malte?
 
É bom observar também se os maltes não estão mofados, pois, isso traria sabores não muito legais a cerveja, além do fungo “fusarium”.
Mas em relação ao "envelhecimento" o maior problema seria a perda da eficiência devido aos amidos "devorados" pelos carunchos e os off-flavors devido ao mofo.
 
O DavidSilva tá muito certo na questão de que provavelmente os carunhcos venham atacar antes do malte ficar ruim. E são uma PRAGA :mad:.

Agora eu guardo os maltes especiais individualmente em potes de mel de 5L, ou 5kgs, não sei... eles lacram bem, mas só cabem 2kg de malte (fechado dentro dos saquinhos de 1kg individuais) por pote. Pra quem tem uma quantidade média de maltes é uma boa opção porque dá pra separar por tipo e se carunchar um não passa pra outro. Os maltes Base guardo dentro de sacos plásticos que vão dentro de baldes de tamanhos variados.

Pra vc saber se seu malte está bom pra fazer cerveja é muito simples: pegue alguns grãos e mastigue eles, devem estar crocantes e bem secos. Se estiverem meio moles é porque eles pegaram umidade, dai qualidade deles já começa a decair. Não que já estejam estragados, mas não vão te dar o melhor resultado possível.

Abraço
 
Pois é Tiago, esses bichinhos são fogo.
Muito boa sua dica, para verificar a qualidade do malte!
 
Assim que você ver os carunchos iniciarem sua vida, ainda quase invisíveis, coloque os grãos para congelar que eles morrem.
Melhor ainda seria colocar ao sol logo após, pois vai ficar um pouco umedecido.
Dizem também que folha de louro dentro ajuda a inibir a propagação.
 
Assim que você ver os carunchos iniciarem sua vida, ainda quase invisíveis, coloque os grãos para congelar que eles morrem.
Melhor ainda seria colocar ao sol logo após, pois vai ficar um pouco umedecido.
Dizem também que folha de louro dentro ajuda a inibir a propagação.

Uma vez tinha ouvido falar que caruncho não morria se congelasse, apenas entrava em dormencia... Mas antes de falar qualquer bobagem botei no google aqui pra confirmar e...! achei um estudo da embrapa que diz que realmente o caruncho morre após 48 horas a -10ºC em qualquer fase de desenvolvimento do inseto e qualquer tempo depois que tenha contaminado o grão!!
 
Para ajudar a manter os maltes secos utilizo cloreto de cálcio como dessecante em um pote aberto dentro do recipiente maior e bem vedado. Pode ser coincidência, mas faz anos que não tenho problemas com carunchos.
 
tô com uma infestação violenta aqui. É tanto que eu tô afim de jogar fora todos os maltes abertos. Acho que o negócio é não comprar sacas de 5kg pra cima, tipo essas da WE, pois não são fechadas a vácuo. Vale mais a pena pagar um pouquinho mais caro (coisa de 1 real e pouco) e comprar sacos individuais de 1kg.

Acabei de abrir uma saca do 5kg de malte pilsen alemão Globalmalt, ia fazer uma weiss, mas tem tanto bicho, mas tanto, mas tanto.... que desisti .. rsrs
 
É um inferno se deparar com essa bicharada do diabo!!

Uma única vez me deparei com essa infestação. Tinha 10Kg de malte pilsen, dois sacos de 5kg da WE, armazenados dentro de um saco plástico bem fechado. Um deles "bichado" e o outro sem nada.... guardados juntos!!!

Separo hj e guardo em um saco plástico bem fechado cada malte. Os que vem em kg guardo em sacos zip. Dentro de cada recipiente coloco uma bucha de algodão embebido em alcool. Nunca mais tive problemas.... acredito q volatilize o alcool e isso impossibilite que os ovos eclodam ou que se instale a infestação de outro lugar.

Mas aquela vez utilizei o malte da mesma forma, só de raiva. Deixei ele aberto na claridade e a bicharada "saiu em quantia", até sair tudo.
 
Para não carunchar só no vacuo mesmo, tinha pacotes de 2 kg de Crystal no Lamas fechado que não são a vacuo e carunchou, um pouco mas carunchou.

Consegui a proeza de fazer uma leva com 47% de eficiencia com os maltes carunchados.
:mug:
 
Se for pouca coisa da pra botar no congelador que mata...
 
Há muito tempo atrás eu tive problemas e eu matei os bichos colocando o malte dentro de um tambor, acendi uma vela lá dentro e tampei bem de forma que o oxigênio foi todo consumido. Os bichos morrem asfixiados.
 
Back
Top