Tempo de carbonatação na garrafa.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cgfischer

Well-Known Member
Joined
Jun 22, 2015
Messages
390
Reaction score
135
Olá, pessoal.

Sempre faço carbonatação natural nas minhas cervas à temperatura ambiente e já percebi que elas ficam boas pra beber depois de mais ou menos 3 semanas. Ficam com a sensação de estar bem gaseificada e com uma espuma legal.
Porém li por aqui no forum que por as garrafas na geladeiras ajuda a diluir melhor o CO2 na cerva.

Pra constar: não possuo manômetro.

Pergunta 1: Imagino que o tempo necessário pra simplesmente criar o gás na garrafa seja o mesmo tempo de uma fermentação primária, uns 4 dias mais ou menos, correto? Ou na garrafa isso muda?

Pergunta 2: Se depois de criar o gás eu colocasse as garrafas na geladeira, provavelmente diminuiria esse tempo de espera de 3 semanas?
Ou me aconselham a depois dessas 3 semanas ainda deixar elas um tempo na geladeira?

Valeu!
 
Pergunta 1: Acho que depende de alguns fatores, tais como CO2 residual na cerveja, quantidade de leveduras em suspensão, quantidade de açúcar no priming...

Pergunta 2: Dada a resposta acima, e o fato de vc não utilizar manômetro, acho que não tem como vc ter certeza, sem abrir uma garrafa, do dia exato em que já ocorreu toda a criação de CO2. Entendo que se 3 semanas de espera tá de bom tamanho pra vc e se está dando certo, provavelmente vc não precisa alterar sua rotina; porém, considerando que a conservação da cerveja melhora a baixas temperaturas, eu colocaria na geladeira (se tiver espaço) logo após finalizada essas 3 semanas.
 
Vou mudar minha pergunta pra ver se mais alguém contribui:
- Quem aí usa manômetro nas garrafas, quantos dias em média leva para o ponteiro do manômetro estabilizar?
- Depois de estabilizar, já dá pra mandar as garrafas pra geladeira?
 
Vou mudar minha pergunta pra ver se mais alguém contribui:
- Quem aí usa manômetro nas garrafas, quantos dias em média leva para o ponteiro do manômetro estabilizar?
- Depois de estabilizar, já dá pra mandar as garrafas pra geladeira?

Uns 10 dias com a temperatura cravada em 20.0 depois de uma boa clarificação em -2ºC e gelatina, com base no gráfico abaixo.

Deve mudar de levedura para levedura, ainda estou trabalhando nisso.
https://docs.google.com/spreadsheet...vI/pubchart?oid=1779985373&format=interactive

O material original é esse (eu, em uma ação vergonhosa de auto promoção. :D )

http://blog.brassar.com.br/avaliacao-do-fermento-bio4-trappist-ale-sy065/


Sobre o consumo, eu tenho como regra nunca abrir uma garrafa antes de 20 dias de carbontação.

Abraços.
 
Last edited:
1 - 10 dias com a temperatura cravada em 20.0 depois de uma boa clarificação em -2ºC e gelatina, com base no gráfico abaixo.

Deve mudar de levedura para levedura, ainda estou trabalhando nisso.
https://docs.google.com/spreadsheet...vI/pubchart?oid=1779985373&format=interactive

O material original é esse (eu, em uma ação vergonhosa de auto promoção. :D )

http://blog.brassar.com.br/avaliacao-do-fermento-bio4-trappist-ale-sy065/


Sobre o consumo, eu tenho como regra nunca abrir uma garrafa antes de 20 dias de carbontação.

Abraços.

Beleza, mas e depois desses 1-10 dias, tu ja manda pra geladeira ou ainda ha alguma necessidade de depois desses 1-10 dias manter a 20 graus (ou temp ambiente) ?
Imagino eu que depois de estabilizar a pressão, a levedura ja fez o que tinha pra fazer, certo?
 
Beleza, mas e depois desses 1-10 dias, tu ja manda pra geladeira ou ainda ha alguma necessidade de depois desses 1-10 dias manter a 20 graus (ou temp ambiente) ?
Imagino eu que depois de estabilizar a pressão, a levedura ja fez o que tinha pra fazer, certo?


Acho que sim. Eu largo tudo em temperatura ambiente, mas como eu não tenho geladeira pra armazenar o estoque pronto, nunca me preocupei com isso. :D

Abraços.

PS: Não são de 1 à 10 dias, mas sim Tópico 1 - 10 dias.
Eu ia escrever um tópico 2, mas esqueci. Já corrigi lá em cima. :p
 
@jalexandre você mede a carbonatação volume CO² X (PSI ou BAR) usando a calculadora do Brewers??? http://www.brewersfriend.com/keg-carbonation-calculator/

Essa calculadora é somente para Kegs ou a conversão é válida para garrafas tb?

[ ]´s

Eu uso esse calculo aqui, que o colega @rabello postou num tópico sobre carbonatação:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408255

A partir disso, eu pesquisei a origem disso e coloquei numa planilha para ao menos estimar quantos volumes de CO2 tem minha cerveja.
Acho mais fácil que o método antigo, por 'força bruta' e aproximação usando a calculadora do brewfersfriend.

Se te servir pra alguma coisa, pode usar:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1YmuaW5aizsJdJHb4EkPjTsG7p95VfBVpIZKEhaVDfvI/edit?usp=sharing

Abraços!
 
Eu uso esse calculo aqui, que o colega @rabello postou num tópico sobre carbonatação:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408255

A partir disso, eu pesquisei a origem disso e coloquei numa planilha para ao menos estimar quantos volumes de CO2 tem minha cerveja.
Acho mais fácil que o método antigo, por 'força bruta' e aproximação usando a calculadora do brewfersfriend.

Se te servir pra alguma coisa, pode usar:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1YmuaW5aizsJdJHb4EkPjTsG7p95VfBVpIZKEhaVDfvI/edit?usp=sharing

Abraços!

Opa...legal...

Parece que os valores são parecidos com o do Brewers...depois checo com mais calma

Valeu


[ ]´s
 
Opa...legal...

Parece que os valores são parecidos com o do Brewers...depois checo com mais calma

Valeu


[ ]´s

Sim... até onde pesquisei e consegui entender, essa equação foi montada a partir de uma 'desmontagem' nas tabelas de carbonatação usadas em kegs e tal, e essas por sua vez foram feitas a partir da Lei de Moore.

Até onde eu li, tem fundamento, mas chega um momento que minha matemática de colégio não consegue mais acompanhar. :)

Abraços.
 
Uns 10 dias com a temperatura cravada em 20.0 depois de uma boa clarificação em -2ºC e gelatina, com base no gráfico abaixo.

Deve mudar de levedura para levedura, ainda estou trabalhando nisso.
https://docs.google.com/spreadsheet...vI/pubchart?oid=1779985373&format=interactive

O material original é esse (eu, em uma ação vergonhosa de auto promoção. :D )

http://blog.brassar.com.br/avaliacao-do-fermento-bio4-trappist-ale-sy065/


Sobre o consumo, eu tenho como regra nunca abrir uma garrafa antes de 20 dias de carbontação.

Abraços.

Estou com uma Witbier onde espero 45psi e meu manômetro subiu somente 0,5 PSI por dia nos últimos 3 dias.

Parece que deu uma estacionada em 30 psi

Já tive problemas com uma Weiss e uma IPA onde não chegou onde eu esperava.

Isso começou a acontecer depois que eu comecei a maturar por 7 dias a 0c

Sei que as cervejas não congelaram, mas será que não estou matando os fermentos?

O meu freezer gela as paredes todas, inclusive a base e minha bombona está em contato direto com essa base.

Pode ser isso?

Sinceramente não acredito muito que seja, pois a lama em contato se gelou demais, já não iria pras garrafas...

Nessa Wit maturei a 5 dias por 5c e deixei a 0c por 2 dias, pois não queria ela muito limpa.

Tá f**da as brejas sem gás...
 
Estou com uma Witbier onde espero 45psi e meu manômetro subiu somente 0,5 PSI por dia nos últimos 3 dias.

Parece que deu uma estacionada em 30 psi

Já tive problemas com uma Weiss e uma IPA onde não chegou onde eu esperava.

Isso começou a acontecer depois que eu comecei a maturar por 7 dias a 0c

Sei que as cervejas não congelaram, mas será que não estou matando os fermentos?

O meu freezer gela as paredes todas, inclusive a base e minha bombona está em contato direto com essa base.

Pode ser isso?

Sinceramente não acredito muito que seja, pois a lama em contato se gelou demais, já não iria pras garrafas...

Nessa Wit maturei a 5 dias por 5c e deixei a 0c por 2 dias, pois não queria ela muito limpa.

Tá f**da as brejas sem gás...

Deve ser outra coisa, como garrafa mal vedada ou até mesmo pouco açucar no priming, ou mesmo priming em temperatura muito baixa. Eu cravei minha temperatura de carbonatação em 20ºC.

Eu faço clarificação por 10 dias à -2ºC e gelatina 5 dias antes do envase. Pra mim, tem funcionado lindamente sem prejudicar o priming. As vezes demora um pouco pra começar, mas quando começa, chega até o pretendido em questão de dias.

Na ultima cerveja que eu brassei (Cream Ale com SY025 -> https://docs.google.com/spreadsheets/d/1z3syTRy_j_PAVBHXrDkGnb5k34Cbya4LT2XyhpN7GhA/edit?usp=sharing) , eu deixei clarificando 10 dias e depois deixei mais 15 no priming, finalizou com aproximadamente 2,3 Volumes de CO2 e lá está até agora.

Tenho usado sempre valores entre 6,5g ~ 7g por litro. Mais que isso a carbonatação fica excessiva, não gosto.

Resumindo, logo após eu declarar o fim da secundária (que eu faço quando acho conveniente e não conto tempo nessa etapa...) meu processo consiste de:

10 dias de clarificação em -2ºC (Dá pra ver bem o chill haze nessa temperatura)
+15 dias de priming em 20ºC
Armazenamento em 16ºC porque eu gosto de deixar elas irem evoluindo com o tempo, e isso me permite achar o ponto ideal de consumo de cada estilo.

E é isso. Não vejo nada no teu processo que mate as leveduras, a não ser o que eu já disse antes.
 
Deve ser outra coisa, como garrafa mal vedada ou até mesmo pouco açucar no priming, ou mesmo priming em temperatura muito baixa. Eu cravei minha temperatura de carbonatação em 20ºC.

Eu faço clarificação por 10 dias à -2ºC e gelatina 5 dias antes do envase. Pra mim, tem funcionado lindamente sem prejudicar o priming. As vezes demora um pouco pra começar, mas quando começa, chega até o pretendido em questão de dias.

Na ultima cerveja que eu brassei (Cream Ale com SY025 -> https://docs.google.com/spreadsheets/d/1z3syTRy_j_PAVBHXrDkGnb5k34Cbya4LT2XyhpN7GhA/edit?usp=sharing) , eu deixei clarificando 10 dias e depois deixei mais 15 no priming, finalizou com aproximadamente 2,3 Volumes de CO2 e lá está até agora.

Tenho usado sempre valores entre 6,5g ~ 7g por litro. Mais que isso a carbonatação fica excessiva, não gosto.

Resumindo, logo após eu declarar o fim da secundária (que eu faço quando acho conveniente e não conto tempo nessa etapa...) meu processo consiste de:

10 dias de clarificação em -2ºC (Dá pra ver bem o chill haze nessa temperatura)
+15 dias de priming em 20ºC
Armazenamento em 16ºC porque eu gosto de deixar elas irem evoluindo com o tempo, e isso me permite achar o ponto ideal de consumo de cada estilo.

E é isso. Não vejo nada no teu processo que mate as leveduras, a não ser o que eu já disse antes.

Entendo.

Quantidade de açúcar, mais especificamente nesse caso está descartada, pois usei 10g esperando atingir 4.0 de carbonatação, já que é uma Wit.

Até pode ser problema de vedação.

Vou ver se compro o Passa-Não-Passa da WE para checar as tampinhas
 
Entendo.

Quantidade de açúcar, mais especificamente nesse caso está descartada, pois usei 10g esperando atingir 4.0 de carbonatação, já que é uma Wit.

Até pode ser problema de vedação.

Vou ver se compro o Passa-Não-Passa da WE para checar as tampinhas

Não tens nenhuma garrafa flip-top para testar ?
 
Resumindo, logo após eu declarar o fim da secundária (que eu faço quando acho conveniente e não conto tempo nessa etapa...) meu processo consiste de:

10 dias de clarificação em -2ºC (Dá pra ver bem o chill haze nessa temperatura)
+15 dias de priming em 20ºC
Armazenamento em 16ºC porque eu gosto de deixar elas irem evoluindo com o tempo, e isso me permite achar o ponto ideal de consumo de cada estilo.

E é isso. Não vejo nada no teu processo que mate as leveduras, a não ser o que eu já disse antes.

jalexandre, algumas dúvidas:
1 - Esses 10 dias a -2ºC são antes ou depois da clarificação com gelatina?
2 - Uso poço termométrico, esses -2ºC são a temperatura do mosto, certo? E essa temperatura de -2ºC não congelaria o mosto?
3 - O priming a 20ºC é uma temperatura ideal? Minha dúvida é se nesta temperatura não adormeceria as leveduras impactando na geração do CO2.
4 - Esses procedimentos podem ser feitos para qualquer estilo de Ales e Lagers?
Valeu!!
 
-2ºc se a cerveja for de baixo teor alcoolico vai congelar não totalmente mas forma cristal e dependedo da quantidade de dias forma crostas de gelo eu faço o seguinte umas 5 horas antes de retirar a cerveja para transferir para envase eu deixo a -1ºc fica jóia
 
jalexandre, algumas dúvidas:
1 - Esses 10 dias a -2ºC são antes ou depois da clarificação com gelatina?
2 - Uso poço termométrico, esses -2ºC são a temperatura do mosto, certo? E essa temperatura de -2ºC não congelaria o mosto?
3 - O priming a 20ºC é uma temperatura ideal? Minha dúvida é se nesta temperatura não adormeceria as leveduras impactando na geração do CO2.
4 - Esses procedimentos podem ser feitos para qualquer estilo de Ales e Lagers?
Valeu!!

1 - Gelatina é opcional, eu aplico no final do processo, uns 3 dias antes de envasar.

2 - Nunca aconteceu comigo, mas só faço cerveja com ABC maior que 5%. S

3 - Não sei se é a ideal, mas é a que eu uso. 20ºC não é suficiente para adormecer leveduras.

4 - Qualquer cerveja onde não se espera turbidez.
 
Deve ser outra coisa, como garrafa mal vedada ou até mesmo pouco açucar no priming, ou mesmo priming em temperatura muito baixa. Eu cravei minha temperatura de carbonatação em 20ºC.

Eu faço clarificação por 10 dias à -2ºC e gelatina 5 dias antes do envase. Pra mim, tem funcionado lindamente sem prejudicar o priming. As vezes demora um pouco pra começar, mas quando começa, chega até o pretendido em questão de dias.

Na ultima cerveja que eu brassei (Cream Ale com SY025 -> https://docs.google.com/spreadsheets/d/1z3syTRy_j_PAVBHXrDkGnb5k34Cbya4LT2XyhpN7GhA/edit?usp=sharing) , eu deixei clarificando 10 dias e depois deixei mais 15 no priming, finalizou com aproximadamente 2,3 Volumes de CO2 e lá está até agora.

Tenho usado sempre valores entre 6,5g ~ 7g por litro. Mais que isso a carbonatação fica excessiva, não gosto.

Resumindo, logo após eu declarar o fim da secundária (que eu faço quando acho conveniente e não conto tempo nessa etapa...) meu processo consiste de:

10 dias de clarificação em -2ºC (Dá pra ver bem o chill haze nessa temperatura)
+15 dias de priming em 20ºC
Armazenamento em 16ºC porque eu gosto de deixar elas irem evoluindo com o tempo, e isso me permite achar o ponto ideal de consumo de cada estilo.

E é isso. Não vejo nada no teu processo que mate as leveduras, a não ser o que eu já disse antes.

@jalexandre estive pensando, será que o Fermcap S não pode prejudicar a carbonatação da cerveja?

Coincidentemente os problemas apareceram quando passei a usar 20 gotas na fervura. (Boil size de 40 litros)
 
@jalexandre estive pensando, será que o Fermcap S não pode prejudicar a carbonatação da cerveja?

Coincidentemente os problemas apareceram quando passei a usar 20 gotas na fervura. (Boil size de 40 litros)

Acredito que não. Eu uso 10 gotas durante a fervura, 18 litros, zero problemas.

Eu realmente apostaria na vedação no teu caso.
 
Acredito que não. Eu uso 10 gotas durante a fervura, 18 litros, zero problemas.

Eu realmente apostaria na vedação no teu caso.

Realmente não sei, pois de um dia pro outro não se altera a pressão.

A não ser que esteja carbonatando e ao mesmo tempo vazando.

Em uma leva ocorreu de algumas pegarem pouco gás e outras zero....

Desconfio tb da homogenização...

Eu fervo o prime, deixo esfriar e coloco no balde que uso pra envasar, então faço a transfega do fermentador com a mangueira tocando no fundo do balde para não oxigenar.

Não mexo para misturar, pois até hoje acredito eu que a própria turbulência, por mais que pequena, homogenize...Então acabei desconfiando que a cerveja 0c e o prime talvez não estejam sendo bem homogenizados. O que é estranho, pois já vi um pessoal proceder exatamente da mesma forma :(
 
Realmente não sei, pois de um dia pro outro não se altera a pressão.

A não ser que esteja carbonatando e ao mesmo tempo vazando.

Em uma leva ocorreu de algumas pegarem pouco gás e outras zero....

Desconfio tb da homogenização...

Eu fervo o prime, deixo esfriar e coloco no balde que uso pra envasar, então faço a transfega do fermentador com a mangueira tocando no fundo do balde para não oxigenar.

Não mexo para misturar, pois até hoje acredito eu que a própria turbulência, por mais que pequena, homogenize...Então acabei desconfiando que a cerveja 0c e o prime talvez não estejam sendo bem homogenizados. O que é estranho, pois já vi um pessoal proceder exatamente da mesma forma :(

O que causa cerveja com pouco ou nenhum gás?

1 - Levedura morta / dormente;
2 - Garrafa com vazamento ;
3 - Pouco açucar no priming ;
4 - Priming muito frio (cai no ponto 1) ;
5 - Açucar mal misturado

Ou seja, relendo toda a parte onde tu relata o problema, só consigo chegar a duas conclusões:

Tampinha (ressecadas ou amassadas...) ou arrolhador com problemas.

Um jeito rápido de tirar a prova é colocar fermento (pode ser de pão mesmo, é barato) em algumas garrafas com agua e açucar (5 gramas por litro deve ser suficiente para teste), vedar com o arrolhador e colocar em um balde com agua pra ver se tem vazamento.

Apenas tome cuidado para não sofrer nenhum acidente por descuido...

Fora isso, eu só consigo pensar em falta de paciência para esperar a cerveja ficar pronta, o que não parece ser o caso, ou algum problema de temperatura anterior ou durante o priming.
 
@tomazela , quantos dias em média depois de envasar vc tem essa sensação de cerveja sem gás?
 
Boa tarde pessoal, engarrafei uma leva de REDIPA dia 03/11 e abri uma ontem e estava flaUtilizei aqueles saquinhos de acucar invertido do Lamas, coloquei o indicado em cada garrafinha, usei gelatina tambem para clarificaçao.
o que voces acham que aconteceu, pois geralmente minhas garrafas ficam boas em 10 dias de priming
 
Olá @jalexandre, li seu post: "A partir disso, eu pesquisei a origem disso e coloquei numa planilha para ao menos estimar quantos volumes de CO2 tem minha cerveja."
Mas a página da planilha não está mais disponível.
Poderia disponibilizar a mesma novamente?
Obrigado,
Ataíde
 
Olá @jalexandre, li seu post: "A partir disso, eu pesquisei a origem disso e coloquei numa planilha para ao menos estimar quantos volumes de CO2 tem minha cerveja."
Mas a página da planilha não está mais disponível.
Poderia disponibilizar a mesma novamente?
Obrigado,
Ataíde

Não tenho mais essa planilha.

Se um dia eu tiver tempo pra refaze-la, eu posto novamente.

Abraços.
 
Back
Top