Temperatura muito alta após primming!! Assassinei as leveduras?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Freejah

Active Member
Joined
Jun 1, 2014
Messages
26
Reaction score
6
Boa tarde galera.. Vou tentar resumir o ocorrido..
Minha segunda e terceiras brassagens foram com 2 dias de diferença, da mesma cerveja, uma english pale ale.. Queria comparar o sabor final em uma fermentada com controle de temperatura e outra não..
Durante a brassagem, fermentação tudo ocorreu bem.. Og, fg, tudo conforme programado na receita.. Porém após primming e envase coloquei as duas levas na geladeira a 19 graus (90 garrafas).. Aí ocorreu meu erro, ao setar o tic em 19 graus, coloquei o sensor do tic na parte de baixo da geladeira (o ar quente se mantém em cima, e queria uma temperatura igual em toda a geladeira) e mantive a resistência na parte superior.. Então aí acredito ter cometido o assassinato das leveduras, o ar quente não desceu é a parte superior deve ter chegado a uns 50 graus... Isso ficou assim por poucas horas..
Resultado, a ceva que estava na parte superior não carbonatou nada em 3 semanas, esta choca, e as de baixo marcam 2.5 kg no manômetro, mas parece que ainda falta um pouco de gás ao gelar..
Existe salvação e perdão pra mim? Kkkk
Adianta passar a ceva pro balde, colocar mais fermento e primming de novo?
Acredito ser esse o motivo da falta de carbonataçao!!
 
Boa tarde galera.. Vou tentar resumir o ocorrido..
Minha segunda e terceiras brassagens foram com 2 dias de diferença, da mesma cerveja, uma english pale ale.. Queria comparar o sabor final em uma fermentada com controle de temperatura e outra não..
Durante a brassagem, fermentação tudo ocorreu bem.. Og, fg, tudo conforme programado na receita.. Porém após primming e envase coloquei as duas levas na geladeira a 19 graus (90 garrafas).. Aí ocorreu meu erro, ao setar o tic em 19 graus, coloquei o sensor do tic na parte de baixo da geladeira (o ar quente se mantém em cima, e queria uma temperatura igual em toda a geladeira) e mantive a resistência na parte superior.. Então aí acredito ter cometido o assassinato das leveduras, o ar quente não desceu é a parte superior deve ter chegado a uns 50 graus... Isso ficou assim por poucas horas..
Resultado, a ceva que estava na parte superior não carbonatou nada em 3 semanas, esta choca, e as de baixo marcam 2.5 kg no manômetro, mas parece que ainda falta um pouco de gás ao gelar..
Existe salvação e perdão pra mim? Kkkk
Adianta passar a ceva pro balde, colocar mais fermento e primming de novo?
Acredito ser esse o motivo da falta de carbonataçao!!

Cara, mas essas cervejas que tavam em cima e as que tavam em baixo, tavam misturadas de acordo com as levas ou foi uma leva que carbonatou e outra não?

Se tu tem certeza que a temperatura da cerveja mesmo chegou a mais de 45ºC, as leveduras podem ter morrido, mas tem salvação sim, adicionar levedura nova resolveria o problema, não adicionar mais açucar de priming, se já adicionou.
 
Valeu pela ajuda Tiago, elas estavam separadas, uma leva em cima outra em baixo, a carbonataçao não foi 100% em nenhuma das garrafas, mas foi notável que quanto mais abaixo, mais carbonataçao..
Sua resposta foi mais ou menos o que eu havia imaginado em fazer.. A dúvida é:
Quantidade de fermento? Usei 1 pacote de S-04 para 25l
Deixo fermentar por uns dias ou envaso novamente após colocar novo fermento?
Vou abrir as garrafas, passar todas pro fermentador e acrescentar novo fermento...
Obrigado mais uma vez pela ajuda!!
 
Valeu pela ajuda Tiago, elas estavam separadas, uma leva em cima outra em baixo, a carbonataçao não foi 100% em nenhuma das garrafas, mas foi notável que quanto mais abaixo, mais carbonataçao..
Sua resposta foi mais ou menos o que eu havia imaginado em fazer.. A dúvida é:
Quantidade de fermento? Usei 1 pacote de S-04 para 25l
Deixo fermentar por uns dias ou envaso novamente após colocar novo fermento?
Vou abrir as garrafas, passar todas pro fermentador e acrescentar novo fermento...
Obrigado mais uma vez pela ajuda!!

interessante, mas então, algumas delas chegaram a carbonatar em níveis difernetes?

1 pacote de fermento é muita coisa pra isso. Teoricamente precisaria uma fração bem pequena.

Não entendi a parte de deixar fermentar, a cerveja já fermentou né? ela não vai recomeçar a fermentação, a não ser que vc queira que ela consuma o açucar do priming pra depois vc refazer o priming, mas não parece a melhor ideia. Vc pode ou misturar todas que não carbonataram e adicionar o fermento, ou adicionar um pouquinho de fermento reidratado em cada garrafa, individualmente. Como são poucas garrafas essa pode ser uma boa opção.
 
Cara.. A carbonataçao ocorreu:
Primeira leva.. Praticamente nula.. Acredito que menos de 1kg em quase 3 semanas
Segunda leva.. Tudo ok.. Abri 3 garrafas hoje, e esta tudo certo.. Ótima cerveja, carbonatada na medida ideal..
Tirei a dúvida hoje quanto o problema ter ocorrido devido a alta temperatura, agora estou procurando alguma outra resposta, pois..
Após o envase e primming, como comentei anteriormente acomodei todas as garrafas na geladeira pra manter os 19 graus.. Acontece que 5 garrafas da primeira leva (que não carbonatou) ficaram de fora em temperatura ambiente, e hoje abri uma pra tirar a prova real, e ela também estava sem gás.. Conclusão!!! Não sei o motivo, mas a primeira leva não carbonatou nada..
Como comentei na abertura do tópico o OG e FG das dual levas ficaram iguais, fiz todo o processo nas duas levas idênticos.. Agora fiquei no vácuo!!!!
Estou pensando em voltar as garrafas sem gás pro fermentador, colocar um pacote de fermento, deixar "fermentar" por uma semana, fazer novamente o primming e envasar.. Imagino que a ceva vai ficar mais alcoólica (o que pra mim não é problema)..
O sabor da leva sem gás esta ótimo!!
Tem alguma sujestao de motivo, e como recuperar esta leva?
Grato mais uma vez!!
 
Quais foram as OGs e FGs, quanto de açucar usou no priming, quais foram as temperaturas na fermentação... etc? essas perguntas surgem porque é dificil te dar um diagnostico sem ter dados além da temperatura do priming (que importa muito pouco).

O que me ocorre é que se tem açucar pro piming e não carbonatou, pode ter travado a fermentação por algum motivo inerente ao seu processo ela não voltou a acontecer na garrafa, mas é só uma possibilidade, pode não ser também.

procure rever passo a passo o que foi feito no teu processo, claro que vc tem tudo anotado, então se torna mais fácil de achar o erro.

Abç
 
Olá Tiago
OG 1052
FG 1013
Fermentação a 20 graus por 10 dias e subi 1 grau por dia até atingir 24 graus, depois coldcrash por uns 4 dias a 1,5 graus mais ou menos..
Primming de 7.5g/l (fiz a calda com açúcar normal, coloquei em outro fermentador e transferi a cerveja para ficar homogêneo)
Nas dual levas fiz assim.. Com a diferença que a segunda leva (que carbonatou) fermentei em temperatura ambiente e ficaram com OG e FG iguais.. Mas apartir do coldcrash foi tudo igual..

Ontem hidratei uma pacote de s-04 e misturei com toda a leva no fermentador.. Vou deixar uma semana, fazer o primming e envasar..
Ao passar a ceva das garrafas pro fermentador, notei algumas bolhas de co2, o que me deixou em dúvida se esse CO2 não matará o fermento.. Mas essa imaginei ser a melhor solução para o ocorrido..
Qual seria outra boa opção?
Assim vou aprendendo para as próximas (que espero não existir) kkk
Até porque comprei o equipamento para 100 litros e perder 25l é ruim, 100 não posso nem pensar!!!
 
na verdade eu não sei, teria que entender o que ocorreu exatamente, pra poder resolver na proxima...
 
Olá Tiago
OG 1052
FG 1013
Fermentação a 20 graus por 10 dias e subi 1 grau por dia até atingir 24 graus, depois coldcrash por uns 4 dias a 1,5 graus mais ou menos..
Primming de 7.5g/l (fiz a calda com açúcar normal, coloquei em outro fermentador e transferi a cerveja para ficar homogêneo)
Nas dual levas fiz assim.. Com a diferença que a segunda leva (que carbonatou) fermentei em temperatura ambiente e ficaram com OG e FG iguais.. Mas apartir do coldcrash foi tudo igual..

Ontem hidratei uma pacote de s-04 e misturei com toda a leva no fermentador.. Vou deixar uma semana, fazer o primming e envasar..
Ao passar a ceva das garrafas pro fermentador, notei algumas bolhas de co2, o que me deixou em dúvida se esse CO2 não matará o fermento.. Mas essa imaginei ser a melhor solução para o ocorrido..
Qual seria outra boa opção?
Assim vou aprendendo para as próximas (que espero não existir) kkk
Até porque comprei o equipamento para 100 litros e perder 25l é ruim, 100 não posso nem pensar!!!

Freejah, somente uma ideia pois foi o que aconteceu comigo na minha primeira leva. Na verdade são 2 ideias:

1º: Ao fazer o cálculo da solução do primming vc pode ter se enganado e, na verdade, ter colocado bem menos açucar do que o necessário.

2º: Após adicionar a solução de açucar necessário ao fundo do balde e transferir a cerveja, pode ter esquecido de misturar durante uns 5m, para se ter certeza que a solução está homogênea. Comigo aconteceu isso e 90 a 95% das minhas garrafas estavam sem gás, e qd abri todas, somente 2 ou 3 garrafas estavam supercarbonatadas e voou espuma pela cozinha inteira. Sem contar que elas poderiam ter explodido (dei sorte).

espero ter ajudado,
 
E aí Galera.. Obrigado pela ajuda.. Volto hoje para comentar como ficou a ceva..
Inoculei fermento novamente, deixei no fermentador por uma semana a 20 graus.. Realmente não sei o que havia ocorrido com a leva. Alta temperatura? Pouco primming? Não inoculei fermento? Juro que não sei a resposta, mas sei que a solução deu certo.. Dessa vez carbonatou bonitinho em 15 dias!! Leva perfeita mesmo tendo ela como perdida..
Obrigado a todos, e até a próxima dúvida!! Kkk
 
E aí Galera.. Obrigado pela ajuda.. Volto hoje para comentar como ficou a ceva..
Inoculei fermento novamente, deixei no fermentador por uma semana a 20 graus.. Realmente não sei o que havia ocorrido com a leva. Alta temperatura? Pouco primming? Não inoculei fermento? Juro que não sei a resposta, mas sei que a solução deu certo.. Dessa vez carbonatou bonitinho em 15 dias!! Leva perfeita mesmo tendo ela como perdida..
Obrigado a todos, e até a próxima dúvida!! Kkk

Legal, que bom que deu certo!

abç
 
Back
Top