Temperatura inicial da fermentação strong ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Croa

Member
Joined
Dec 10, 2017
Messages
11
Reaction score
3
Olá, meus queridos!

Estou com uma dúvida sobre a geração de off flavor na fermentação, vou explicar:

Resolvi fazer uma Belgian Golden Strong Ale. Dei uma olhada no Winning recipes do Jamil pra tirar uma base da receita, criei a receita e como é minha terceira brassagem, deixei minha eficiencia baixa no beersmith, o que aconteceu foi que a eficiência foi maior que esperada é a gravidade também, seguinte

5,25kg malte pilsen
1,36kg açúcar de cozinha
Og : 1,090
Acabei mandando 17l pro fermentador, hidratei 16g de t-58 e inoculei a 30℃ e mandei pra geladeira
3 horas depois o airlock já mostrava efeito e a temperatura já tinha caído para 24℃
2 horas depois caiu pra 21℃ ate chegar aos 18℃ no termostato.

24 horas depois da inoculação, a densidade já se encontrava em 1,053, provei e estava um pouco doce.
Hoje, 48 horas depois, a densidade esta em 1,025 e com um certo gosto de álcool (álcool superior?), e dai surgiu minha dúvida.

1- As primeiras 8 horas de fermentação e o underpitching foram suficientes pra gerar esse sabor perceptível de álcool?

2- não senti o sabor no primeiro dia, apenas no segundo onde a temperatura já estava controlada

3- esse sabor é comum no início da fermentação (2 dias ainda) de cervejas mais alcoólicas? (Primeira vez que faço)


Obrigado!
 
Cara, vamos lá.

Primeiro, não prova antes de terminar a fermentação secundária. Só faz a gente se estressar (por mais que seja difícil resistir a tentação).

Segundo, quando se usa muito açúcar, vale a pena dividir a carga em duas, adicionando a segunda no meio da fermentação. O açúcar de mesa é muito mais simples e fácil para a levedura consumir do que o do malte. Quando ele está em grande oferta a levedura parte para cima dele e depois, já satisfeita, deixa o resto de lado e entra em uma stuck fermentation.

Terceiro, o sabor pode ser comum até mesmo depois dela pronta, na garrafa, quando jovem.

Quarto, acho que foi pouco fermento. Investiria em uma secundária bem caprichada.
 
Também acho que foi pouco fermento, cara. Ainda mais se tratando do T-58 que é complicado...

Mas, estou com o Jean, a medida que venho brassando os variados estilos venho vendo que quanto mais forte for a breja (mais alcool, maior OG, mais maltes especiais, etc) mais tempo de garrafa/maturação ela vai precisar antes de ficar realmente boa.

Fiz uma B. golden strong ale um tempo atrás, OG de 1,089, FG de 1,009. Abri a primeira garrafa em com 1 mês de guarda, estava intragável. Fiquei decepcionado e fui tomando aos poucos, meio forçado. Até que sobraram umas 5~6 garrafas e após uns 4 meses fui tomar, para minha surpresa, estava uma excelente cerveja.

Acredito que vc inoculou muito pouco fermento, mas a questão da maturação é essencial para tirar uma cerveja desse estilo gostosa.
 
Cara, vamos lá.

Primeiro, não prova antes de terminar a fermentação secundária. Só faz a gente se estressar (por mais que seja difícil resistir a tentação).

Segundo, quando se usa muito açúcar, vale a pena dividir a carga em duas, adicionando a segunda no meio da fermentação. O açúcar de mesa é muito mais simples e fácil para a levedura consumir do que o do malte. Quando ele está em grande oferta a levedura parte para cima dele e depois, já satisfeita, deixa o resto de lado e entra em uma stuck fermentation.

Terceiro, o sabor pode ser comum até mesmo depois dela pronta, na garrafa, quando jovem.

Quarto, acho que foi pouco fermento. Investiria em uma secundária bem caprichada.

Como fazer a secundária caprichada? Adicionando mais fermento ou temperatura mais alta? Tenho fermentado subindo um grau por dia e pretendo fazer isso até chegar nos 28, depois pretendo deixar alguns dias no Cold Crash pra clarificar bem, daí engarrafo e conservo por um bom tempo segundo essa dica de vocês
 
Como fazer a secundária caprichada? Adicionando mais fermento ou temperatura mais alta? Tenho fermentado subindo um grau por dia e pretendo fazer isso até chegar nos 28, depois pretendo deixar alguns dias no Cold Crash pra clarificar bem, daí engarrafo e conservo por um bom tempo segundo essa dica de vocês

Para mim seria bem caprichada uns 10 dias em 26-28ºC se esta for tua temperatura final. Não adicione mais fermento. A intenção da secundária é fazer com que o fermento "maduro" e em quantidade ideal (que ele encontrou para a tua cerveja) reabsorva os subprodutos da fermentação por falta de outro tipo de alimento (açúcar). Mais fermento nesta etapa só daria problemas.
 
Para mim seria bem caprichada uns 10 dias em 26-28ºC se esta for tua temperatura final. Não adicione mais fermento. A intenção da secundária é fazer com que o fermento "maduro" e em quantidade ideal (que ele encontrou para a tua cerveja) reabsorva os subprodutos da fermentação por falta de outro tipo de alimento (açúcar). Mais fermento nesta etapa só daria problemas.

Compreendido patrão. é só ter paciência então, bastante hahaha
 
Back
Top