Temperatura de Armazenagem de Cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PITOMBA

New Member
Joined
Apr 29, 2019
Messages
2
Reaction score
0
Location
Vila Velha - ES
Olá galera da breja,

Após a maturação da minha breja no fermentador cònico, eu utilizo priming para carbonatar e envaso em garrafas. Acompanho a carbonatação com manômetro em uma das garrafas e quando estabiliza considero prontas para gelar e consumir. Porém está gerando uma dúvida se posso manter as cervejas engarrafadas a uma temperatura ambiente e por quanto tempo posso mantê-las assim. O local é fechado, com pouca incidência de luz e a temperatura varia em torno de 28ºC
 
Até você terminar de tomar elas!!! kkk
Depois de engarrafas e com o tempo suficiente para a formação do CO2, só guardar em local escuro... e gelar antes de consumir! como você mesmo disse.
dizem que é até 01 ano a cerveja pode ser conservada assim, em temperatura ambiente! mas acredito que não vai levar todo esse tempo!
 
Olá galera da breja,

Após a maturação da minha breja no fermentador cònico, eu utilizo priming para carbonatar e envaso em garrafas. Acompanho a carbonatação com manômetro em uma das garrafas e quando estabiliza considero prontas para gelar e consumir. Porém está gerando uma dúvida se posso manter as cervejas engarrafadas a uma temperatura ambiente e por quanto tempo posso mantê-las assim. O local é fechado, com pouca incidência de luz e a temperatura varia em torno de 28ºC

Ao meu ver, especialmente para cervejas carbonatadas por meio de refermentação na garrafa, as condições ideais para estocagem são: local com pouca incidência de luz, temperatura amena e constante (algo em torno de 10°- 15° já ajuda). É só pensar, geralmente reações químicas tendem a acelerar com o aumento da temperatura.

Além disto, o estilo da cerveja também é fundamental para o tempo de prateleira. Uma IPA (regada a enormes quantidades de lúpulo), tem uma vida limite baixa, principalmente se não estocada em temperaturas baixas. Barley Wine por exemplo, é um estilo que suporta longos períodos de estocagem e por muitas vezes até 'ganha' com o tempo de maturação na garrafa. Por senso comum, cervejas mais lupuladas / baixo teor alcoólico, tendem a ter menor tempo de vida (3-6 meses); cervejas com alto teor alcoólico / pouca lupulagem terão tempo de vida maior (6 meses em diante).

Para se ter uma ideia, recentemente tomei uma Russian Imperial Stout (11% ABV) de 1 ano e meio, e ela estava excepcional! Foi simplesmente estocada no meu armário durante todo este tempo. Moro em BH e a variação de temperatura daqui é imensa, algo em torno de 14° no inverno até 36° em alguns dias no verão.

Mas como nosso amigo de cima disse, com a sede do cervejeiro caseiro, raramente conseguimos guardar por tanto tempo kkkk
 

Latest posts

Back
Top