Tecido Voil/Voile

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Joined
Jun 25, 2014
Messages
631
Reaction score
128
Sempre vejo o pessoal recomendando o uso do tecido para algumas utilidades na brassagem, como o BIAB, no entanto eu pergunto a vcs, por acaso esse material atóxico/food grade?
 
Sempre vejo o pessoal recomendando o uso do tecido para algumas utilidades na brassagem, como o BIAB, no entanto eu pergunto a vcs, por acaso esse material atóxico/food grade?

Voil é feito de poliéster. Não encontrei nada que relaciona o uso dele em alimentos, acho que é um polímero pouco usado pra isso.

O que encontrei de interesse sobre ele é pouco solúvel na maioria dos solventes, resistente a ação de ácidos e estável até 200ºC.

Eu já cozinhei coisas na água usando voil e nunca percebi nenhum cheiro disso...
Não sei... espero que seja atoxico.
 
Voil é feito de poliéster. Não encontrei nada que relaciona o uso dele em alimentos, acho que é um polímero pouco usado pra isso.

O que encontrei de interesse sobre ele é pouco solúvel na maioria dos solventes, resistente a ação de ácidos e estável até 200ºC.

Eu já cozinhei coisas na água usando voil e nunca percebi nenhum cheiro disso...
Não sei... espero que seja atoxico.

Eu uso ele tipo como um hop bag, mas acho que vou mudar para um tecido 100% algodão mesmo... para não arriscar. Valeu Tiago!
 
Tiago,

O coador de café de tecido sintético reutilizável não é feito de poliéster?

Se não me engano é! ai seria um exemplo de utilização alimentícia.

Abraço
 
Tiago,

O coador de café de tecido sintético reutilizável não é feito de poliéster?

Se não me engano é! ai seria um exemplo de utilização alimentícia.

Abraço

Cara, não faço idéia.

To pesquisando aqui e vi que há poliéster de grau alimentício, vários tipos diferentes de formatos. Já é um começo.

Eu só não encontrei ainda resposta conclusiva sobre se os métodos ordinários de produção de poliéster poderiam ser considerados alimentícios, ou seja, se qualquer poliéster 100% é originalmente atóxico.

Vi que uma forma simples de obter ele é a partir do PET.
 
Boa tarde Pessoal.
Utilizo voil a 4 anos, inclusive tenho amigos americanos e alemães que usam este tecido sem problema. Não tem como deixar resíduos tóxicos. Produtores de queijo utilizam muito este tipo de tecido.
Quanto a pano 100% algodão, cuidado, pois é difícil de lavar e sanitizar e pode deixar gosto. Além disso a eficiência é menor, pois já utilizei e perder muita eficiência em virtude da permeabilidade dos dois tecidos.
Espero ter ajudado.
Anderson
 
Cara, assim como os outros, não tenho links sobre "estudos" desse material, etc, mas o fato é que ele é usado em várias coisas alimentícias, e além disso..... MUITA gente usa sem problemas. Normalmente, os plásticos que geram problemas acabam largando gosto bem fácil de notar nos alimentos em níveis que ficam bem fortes, mesmo não sendo tóxicos..... ou seja, o que eu quero dizer é que provavelmente a gente sentiria um gosto forte de plástico mesmo antes do mesmo atingir níveis perigosos para a saúde.

Abraço,
 
Pessoal, tenho um grain bag com uma malha um pouco maior e tenho um novo de vual que pretendo usar a partir de agora pois se ajusta melhor na minha panela (este com uma malha mais fina). Minha dúvida: está diferença nas malhas pode gerar uma perda considerável na eficiência da brassagem?
 
Pessoal, tenho um grain bag com uma malha um pouco maior e tenho um novo de vual que pretendo usar a partir de agora pois se ajusta melhor na minha panela (este com uma malha mais fina). Minha dúvida: está diferença nas malhas pode gerar uma perda considerável na eficiência da brassagem?

Duvido muito... o voil é muito bom pra grain bag. Usei muito já.
 
Back
Top