Tampinhas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renangust

Well-Known Member
Joined
May 6, 2015
Messages
51
Reaction score
1
Fala galera homebrewer, como vão?

Logo ocorrerá minha primeira etapa de envase e surgiram algumas dúvidas que não consegui sanar pesquisando aqui no fórum nem no How to Brew.

Minha dúvida é em relação às tampinhas, tenho um arrolhador de mesa antigo, que pertencia a um familiar, bem parecido com esse do link abaixo:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/arrolhador-de-garrafas-tradicional.html

Vi que existem tampinhas de 26 e também de 29mm para comprar, reutilizarei garrafas de diversos tamanhos, porém todas do tipo Pry-off. 1) As garrafas nacionais usam padrão 26 mm ou depende do tamanho da garrafa?

2) Posso comprar qualquer tampinha que se vende por ai, sendo do tamanho certo? Geralmente não há menção de fabricante da tampinha, sendo que a única diferença perceptível é na cor das mesmas. Aqui em Curitiba alguém sabe onde comprar?

Li em tópicos aqui pelo fórum que há diversos problemas de vedação, por isso minha preocupação.

Abraços
 
Fala galera homebrewer, como vão?

Logo ocorrerá minha primeira etapa de envase e surgiram algumas dúvidas que não consegui sanar pesquisando aqui no fórum nem no How to Brew.

Minha dúvida é em relação às tampinhas, tenho um arrolhador de mesa antigo, que pertencia a um familiar, bem parecido com esse do link abaixo:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/arrolhador-de-garrafas-tradicional.html

Vi que existem tampinhas de 26 e também de 29mm para comprar, reutilizarei garrafas de diversos tamanhos, porém todas do tipo Pry-off. 1) As garrafas nacionais usam padrão 26 mm ou depende do tamanho da garrafa?

2) Posso comprar qualquer tampinha que se vende por ai, sendo do tamanho certo? Geralmente não há menção de fabricante da tampinha, sendo que a única diferença perceptível é na cor das mesmas. Aqui em Curitiba alguém sabe onde comprar?

Li em tópicos aqui pelo fórum que há diversos problemas de vedação, por isso minha preocupação.

Abraços

Olá renangust, tampinhas de 29mm são apenas pra garrafa de champagne, se sua garrafa não for desse tipo, não se preocupe com isso.

Das de 26mm tem tampinha pry-off e de rosca. Vc pode ver claramente no gargalo da sua garrafa se é de rosca ou não. Fora isso não tem muita diferença além da cor nas tampinhas que temos disponíveis por aí.

Usei um tampador desses aí por 4 anos, já era usado também, nunca deu problema de vedação. Só aconselho parafusar ele em alguma base, nem que seja um pedaço de madeira, senão ele escorrega pra trás com a força que vc faz pra baixo.

Abraço
 
Muito obrigado pela resposta!

Esclareceu minha dúvida e acredito que possa vir a esclarecer a dúvida de outros que iniciarão nas atividades cervejeiras. Abraço!
 
Tampinhas twist off podem ser usadas em gargalos pry off

Tampinhas pry off NÃO podem ser usadas em garrafas twist off


As tampinhas twist são mais "moles" que as pry, por isso conseguem vedar em gargalos pry, mas como as tampinhas pry são mais "duras" elas podem ter problema de vedação num gargalo twist.

Na dúvida use sempre a certa, mas num aperto(ou se simplesmente quiser comprar só um tipo de tampinha) as twist off funcionam nos dois.
 
2) Posso comprar qualquer tampinha que se vende por ai, sendo do tamanho certo? Geralmente não há menção de fabricante da tampinha, sendo que a única diferença perceptível é na cor das mesmas. Aqui em Curitiba alguém sabe onde comprar?


Bodebrown, Bil Bil Beer, Homebrewers, sendo que a BodeBrown não tem loja online, e eu não lembro de ver tampinha Twist Off (long neck) em nenhuma das três.

Abraços.
 
Back
Top