Tampa e lacre do fermentador - dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Grando

Active Member
Joined
Nov 17, 2015
Messages
37
Reaction score
2
Fala pessoal, dei uma pesquisada aqui no forum mas ainda continuo com dúvidas sobre a tampa do fermentador.

Na minha primeira brassagem, depois da fermentação, não conseguia tirar a tampa de jeito nenhum. Então tive a brilhante idéia de usar uma chave de fenda! Resultado: detonei uma parte da tampa.

image-59354.jpeg


Só na minha segunda brassagem percebi que ela não estava vedando corretamente. Não está saindo bolha pelo airlock. já martelei bastante e nada. a fermentação está ocorrendo normalmente pelo aspecto e pelo cheiro do balde.

Dúvidas:

1) Como vcs abrem o fermentador? com aquele abridor especial? Vi que pode ser com água quente ou secador de cabelo, é isso mesmo?

2) Será q tem muito risco de contaminação da minha weiss q tá maturando agora? só uma parte da tampa não está totalmente vedada. já foram 5 dias e pretendo deixar até 14 dias lá na minha adega, q é bem limpa e fechada.

3) Alguém tem experiência com fazer os buracos nos baldes fermentadores para a torneira e o airlock? os preços deles não furados são bem mais baratos! Como vcs costumam fazer?

Valeu. Abraço.
 
Fala pessoal, dei uma pesquisada aqui no forum mas ainda continuo com dúvidas sobre a tampa do fermentador.

Na minha primeira brassagem, depois da fermentação, não conseguia tirar a tampa de jeito nenhum. Então tive a brilhante idéia de usar uma chave de fenda! Resultado: detonei uma parte da tampa.

image-59354.jpeg


Só na minha segunda brassagem percebi que ela não estava vedando corretamente. Não está saindo bolha pelo airlock. já martelei bastante e nada. a fermentação está ocorrendo normalmente pelo aspecto e pelo cheiro do balde.

Dúvidas:

1) Como vcs abrem o fermentador? com aquele abridor especial? Vi que pode ser com água quente ou secador de cabelo, é isso mesmo?

2) Será q tem muito risco de contaminação da minha weiss q tá maturando agora? só uma parte da tampa não está totalmente vedada. já foram 5 dias e pretendo deixar até 14 dias lá na minha adega, q é bem limpa e fechada.

3) Alguém tem experiência com fazer os buracos nos baldes fermentadores para a torneira e o airlock? os preços deles não furados são bem mais baratos! Como vcs costumam fazer?

Valeu. Abraço.

1 - Tem abridores específicos, sem eles é muito díficil ou vai estragar assim como você estragou. Assim como secadores e agua quente, muito trabalho e muito facil de estragar, compra um abridor e seja feliz. (eu ainda prefiro as bombonas azuis que são muito mais fáceis de abrir e lacar)

2 - Risco tem, mas é mínimo, dificilmente terá problema por causa somente disso, muitas cervejarias fazem fermentação aberta mesmo, no exemplo da weiss que é muito comum fazer assim na Alemanha.

3 - Furadeira e broca do tamanho certo, só isso.
 
Não tampe esses baldes até vedar, apenas solte a tampa em cima e pronto.

Mesmo com as chaves esses baldes são uma porcaria pra abrir.

Não necessita ficar vedado.


Abraço
 
Não tampe esses baldes até vedar, apenas solte a tampa em cima e pronto.

Mesmo com as chaves esses baldes são uma porcaria pra abrir.

Não necessita ficar vedado.


Abraço

E o controle do fim da fermentação? Vc faz por tempo e densidade? Desencana das bolhas do airlock?
 
Grando, airlock não serve para saber se uma fermentação acabou, ele no máximo te da uma noção da intensidade dela.
Não da pra confiar nele pra isso, pois borbulhar ou não depende de mais fatores e quando a fermentação está bem no fim o volume gerado de CO2 é pequeno, mas ainda está acontecendo.
 
Vocês retiram o lacre, ou não? Alguns fabricantes recomendam retirar e outros não... Eu mantenho os lacres nos meus e, mesmo com a chave, fica complicado de abrir.
 
Vocês retiram o lacre, ou não? Alguns fabricantes recomendam retirar e outros não... Eu mantenho os lacres nos meus e, mesmo com a chave, fica complicado de abrir.

O lacre só serve para comprovar que você comprou um produto (conteúdo do balde) que não foi adulterado.
No nosso caso, não serve para nada, só para atrapalhar a abertura e fechamento.
Abraço!
 
Vocês retiram o lacre, ou não? Alguns fabricantes recomendam retirar e outros não... Eu mantenho os lacres nos meus e, mesmo com a chave, fica complicado de abrir.

Eu não retirei, pois nem sabia que tinha...descobri somente quando abri duas ou três vezes e ele saiu sozinho...kkk

Sem o lacre é mais fácil de abrir...
 
Cara, na primeira brassagem usei baldes de manteiga 15Kg e fiz o buraco com uma faca mesmo, não coloquei air lock, usei rolha de vinho que furei com uma furadeira e coloquei um tubo de cobre... deu super certo liguei uma mangueira no tubo de cobre e em um recipiente com água e show de bola, tava borbulhando que era uma beleza... preferi fazer esse recurso técnico, pq achei os air lock muitos caros.
 
Cara, na primeira brassagem usei baldes de manteiga 15Kg e fiz o buraco com uma faca mesmo, não coloquei air lock, usei rolha de vinho que furei com uma furadeira e coloquei um tubo de cobre... deu super certo liguei uma mangueira no tubo de cobre e em um recipiente com água e show de bola, tava borbulhando que era uma beleza... preferi fazer esse recurso técnico, pq achei os air lock muitos caros.
Você fez tudo isso para economizar 12 reais?
 
Cara, na primeira brassagem usei baldes de manteiga 15Kg e fiz o buraco com uma faca mesmo, não coloquei air lock, usei rolha de vinho que furei com uma furadeira e coloquei um tubo de cobre... deu super certo liguei uma mangueira no tubo de cobre e em um recipiente com água e show de bola, tava borbulhando que era uma beleza... preferi fazer esse recurso técnico, pq achei os air lock muitos caros.

Evite usar a rolha de vinho, pois na cortiça podem-se acumular colônias de bactérias, inclusive algumas leveduras de vinho...

Dê preferência as rolhas de silicone ou borracha alimentícia...
 
Pois é... Na loja on line onde comprei meus equipamentos disseram que não deveria ser retirado, senão ele não iria vedar.
 
Também tenho essa dúvida se o melhor é retirar ou não. Não retirei de nenhum dos meus baldes, mas tenho um balde que não veda muito bem.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Você fez tudo isso para economizar 12 reais?

Pô se tivesse achado a 12 reais não faria isso, pela internet achei a 40 reais com o frete, para 05 baldes já são 200 reais. fiz todo o sistema e não gastei nem 30 reais.
 
Eu tenho um balde extra e tirei o lacre da tampa dele pra testar. Parece que não veda direito. Não chega nem a estalar... Em compensação, fui abrir outro balde com lacre, usando a chave apropriada e quebrou o lacre, hahaha!! Ou eu sou um ogro, ou o lacre não serve pra nada mesmo.
 
Os meus eu tirei de todos e vedam totalmente. Se eu fosse comprar hoje, pelos relatos que li, teria ido de bombona, mas vou usá-los "até acabar".
 
EU retirei os dos meus e continua vedando, pra vedar bem é bom usar um martelo de borracha pra bater a tampa
 

Latest posts

Back
Top