Tampa do Balde Fermentador Contaminada por fora.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

safo003

Member
Joined
Feb 14, 2017
Messages
12
Reaction score
4
Esta é minha primeira cerveja. Deixei fermentando por uma semana, e não tinha removido o lacre do balde fermentador. Fechei ele com um martelo de borracha, e parece bem vedado. Estava tudo certo até perceber que por fora do balde, há pontos de contaminação atrás do lacre da tampa. Removi uma parte para poder tirar a foto abaixo.

Tirei uma amostra da cerveja e o gosto parece estar ok, nada de azedo, nada que pareça ter contaminado.

O que devo fazer? Limpar e sanitizar a parte de fora? Tenho medo que contamine a cerveja na maturação ou na hora de engarrafar.

Sanitizei o balde inteiro com solução de Iodophor, conforme o recomendado pelo fabricante.

18308851_1480735371994440_829972074_n.jpg
 
Esta é minha primeira cerveja. Deixei fermentando por uma semana, e não tinha removido o lacre do balde fermentador. Fechei ele com um martelo de borracha, e parece bem vedado. Estava tudo certo até perceber que por fora do balde, há pontos de contaminação atrás do lacre da tampa. Removi uma parte para poder tirar a foto abaixo.

Tirei uma amostra da cerveja e o gosto parece estar ok, nada de azedo, nada que pareça ter contaminado.

O que devo fazer? Limpar e sanitizar a parte de fora? Tenho medo que contamine a cerveja na maturação ou na hora de engarrafar.

Sanitizei o balde inteiro com solução de Iodophor, conforme o recomendado pelo fabricante.

18308851_1480735371994440_829972074_n.jpg

Penso que deves limpar bem, pois, o que pode se perceber é externo... eu não trocaria... o que fico me perguntando é porque tem mosto fora do balde....?! você utiliza airlock??? o nível do mosto estava próximo a borda do balde???
 
Penso que deves limpar bem, pois, o que pode se perceber é externo... eu não trocaria... o que fico me perguntando é porque tem mosto fora do balde....?! você utiliza airlock??? o nível do mosto estava próximo a borda do balde???

Sim utilizo Airlock, e até então ocorreu tudo certo. O nível não está muito próximo da borda do balde. Creio que quando fui transferir da panela para o balde, posso ter deixado respingar na parte externa, por descuido mesmo.
 
Limpa com sanitizador e um pano limpo, sem abrir a tampa.

Pode ficar tranquilo que se a tampa está bem vedada não vai afetar sua cerveja. Às vezes acontece isso mesmo devido à umidade. Já aconteceu comigo várias vezes.

Só limpar e seguir em frente.
 
Aconteceu comigo na minha APA que está maturando. Limpei bem, sanitizei a parte externa do balde.
Fiquei com medo foi ao abrir o balde pra colocar a gelatina, mas é tranquilo. Comigo foi por causa do respingo do mosto na hora da transfega pro fermentador.

Lance normal, segue o jogo.
 
Esse bolor acaba aparecendo por umidade, quando a temperatura fica normalmente acima dos 20c

Não tem problema, contanto que não entre em contato com a cerveja ao abrir a tampa, fazer transfegas e etc.

Eu costumo limpar com alcool 70.

Depois de usado o balde, você pode deixar de molho em água + água sanitária por um dia ou dois, que sai tudo...

Só não esqueça de enxaguar bem depois e deixar um pouco no sol, para tirar o cheiro do cloro, que pode impregnar no plástico...
 
Back
Top