Técnicas de resfriamento alternativas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlexandreBr

Member
Joined
Mar 18, 2015
Messages
23
Reaction score
5
Boa noite galera,

Como o próprio título já diz, queria ouvir de vocês métodos eficazes de resfriamento pós-fervura. O motivo é que eu moro em apartamento e fazer as conexões de chiller aqui ficam um pouco complicadas e até meio arriscadas em fazer. Existe alguma outra técnica eficiente para resfriar o mosto e que seja, digamos, acessivel?

Atualmente eu resfrio deixando no freezer, mas isso demora muito e estou a procura de técnicas que possam ajudar a melhorar a qualidade final da cerveja.

Agradeço.

:mug:
 
Um método alternativo seria esterilizar uma quantidade de água e congelar(pote de sorvete). Apos o final da fervura adicionar este bloco de gelo! Lembre de ponderar essa adição de agua congelada na sua receita! Não é o método ideal! Mas sim alternativo.

Abraço
 
Um método alternativo seria esterilizar uma quantidade de água e congelar(pote de sorvete). Apos o final da fervura adicionar este bloco de gelo! Lembre de ponderar essa adição de agua congelada na sua receita! Não é o método ideal! Mas sim alternativo.

Abraço

É uma boa ideia. Poderia ainda adaptar de modo a utilizar isso como um cubo de gelo gigante.. Vou anotar essa ideia aqui, valeu!
 
Quantos litros?

Se for uma produção entre 5 ~ 10 litros, compre gelo no posto de gasolina mais próximo (ou use o freezer que você já tem) , encha uma bacia e resfrie tudo em 25 minutos.

Fiz isso durante 6 meses, depois migrei para um chiller de imersão e panelas de 20 litros.
 
Se tem freezer é fácil, é só congelar água e resfriar em uma bacia ou tina. Eu antes fazia isso em uma tina de plástico, agora que faço levas de 100L eu uso o velhor chiller ainda só que coloco água em baldes no freezer e resfrio o caldeirão em uma caixa dágua.
 
Parecido com a sugestão do amigo acima, no "how to brew", o cara dá uma dica de garrafas pets congeladas com agua (devidamente higienizadas e sanitizadas antes de entrar em contato com a cerveja) que serviriam como "cubos de gelo" no seu mosto quente... a agua em si nao entraria em contato, só a garrafa pet... eu estou pensando em usar chiller e pets em conjunto, para que o resfriamento seja mais rápido.. existem ainda aqueles garrafões de agua de 5 litros que dariam belos cubos de gelo...
 
Ah sim, desculpa, esqueci de mencionar, é leva de até 11 litros.

Obrigado a todos pelas dicas. Essa ideia do gelo de posto eu já tinha pensado nela também, mas achei que não era tão eficiente. Vou tentar combinar ela com essa ideia das garrafas pets, acho que além das pets tem aqueles gelos grandes reutilizaveis que se usa em clinicas de fisioterapia para fazer gelo (obvio) em lesões, deve funcionar do mesmo jeito.
 
Ah sim, desculpa, esqueci de mencionar, é leva de até 11 litros.

Obrigado a todos pelas dicas. Essa ideia do gelo de posto eu já tinha pensado nela também, mas achei que não era tão eficiente. Vou tentar combinar ela com essa ideia das garrafas pets, acho que além das pets tem aqueles gelos grandes reutilizaveis que se usa em clinicas de fisioterapia para fazer gelo (obvio) em lesões, deve funcionar do mesmo jeito.

Cara, 11 litros vai pro mamão com açúcar.
11 litros a panela é pequena. Coloca dentro da pia, TAMPA a panela (pra não cari água no mosto), e enche ao redor da panela de água e gelo.
Se a pia for pequena, faça dentro de uma bacia plástica. Se tu a cada 5, 10 minutos fazer um redemoinho na água/gelo externos, aumenta a troca de calor. Acredito que assim em uns 25, máximo 30 minutos, tu consiga resfriar seu mosto.

Já fiz assim com leva de 18, 19 litros e em uns 45 minutos ~ 1 hora resfriei.

Sobre os "gelos de fisioterapia", tem que se ligar que aquilo é uma embalagem plástica. Se tocar na panela quente ou enroscar em alguma coisa pontiaguda, já era...
 
Também dá para colocar gelo em um balde, colocar a mangueira de entrada do chiller dentro desse balde com gelo. A água saindo da torneira (passando dentro da mangueira) passa por essa água bem gelada que está por fora e entra no chiller ajudando a resfriar mais rápido. Fiz isso em mais ou menos 25 min para 14 litros. Você consegue resfriar para uns 25 graus sem problema.
 
Já fiz duas vezes resfriamento com gelo esterilizado, fervi 3L de água por 15 minutos e congelei em um pote sanitizado.

Usei o BeerSmith pra fazer os cálculos de diluição como se fosse água e não teve erro. Por exemplo antes eu fazia para 18L finais uma OG de 1048, agora faço com 15L uma OG de 1058 e adiciono mais 3L de gelo e no final tenho os mesmos 18L com OG de 1048. O ideal é usar o BeerSmith pois como a fervura tem uma concentração maior de açucares o lúpulo tem um desempenho reduzido, pouca coisa mas tem, e o software já faz tudo isso pra você.

Quando metade do mosto está dentro do balde fermentador eu coloco o gelo, depois que o gelo derreteu todo (leva uns 5 minutos), a temperatura final fica em torno de 55 graus e levo diretamente pro freezer e inoculo o fermento no dia seguinte.

Usei esse método nas duas últimas brassagens e tive ótimos resultados, inclusive com as adições de lúpulo de aroma. Acredito que devo continuar assim por um bom tempo.

Tenho chiller de imersão e sempre usei, mas nessas duas últimas brassagens estava chovendo a semana toda, minha casa é nova e ainda não tem garagem e nem uma área externa onda eu possa fazer sujeira ou molhar e por isso resolvi fazer o resfriamento dessa forma, na cozinha de casa, o mesmo lugar onde faço minhas brassagens.
 
Eu estou usando um chiller de imersão e, para não desperdiçar água, coloco o gelo em um balde com água e ligo na torneira uma bomba de recirculação. Essa boca entra no chiller e a agua que sai é devolvida para o balde.

A água chega fácil a 0º, e a troca de calor resolve tudo bem rápido. Estou pensando em colocar a cerveja fechada na geladeira e só inoculo no dia seguinte, com ela bem fria. Ai aumentar a temperatura.
 
Com um volume tão pequeno você pode deixar ela resfriar naturalmente. MAntenha a panela tampada e faça a transfega e inoculação no dia seguinte.
 
Depois de ler esse tópico, fiz o mesmo na brassagem de uma belgian blond domingo. Não usei o BS mas calculei por cima e consegui 18L com a OG pretendida. Na verdade 1065 dos 1067 previstos, mas tudo bem.
Pra garantir, fervi água mineral, rs. Congelei em potes de sorvete sanitizados, que não (em regra) liberam nenhuma substância.
Gostei do resultado e já deixei mais 5L congelados caso decida usar novamente essa técnica.
Aqui no MS vai ser muito útil.
:mug:
 
PERGUNTA?
não atrapalha a decantação do trub esta inclusao de gelo no mosto quente?
como ficou depois decantou legal ?
 
Eu faço o contrário. Após a fervura whirpool, espero uns minutos pra decantar e mando quente pro balde fermentador e dentro do balde o gelo.
 
Pessoal! eu fiz um chiller de contra-fluxo bem baratinho, ficou menos de R$ 80,00.

Consegui obter um resfriamento do mosto para 23 graus em apenas 20 minutos com ele, isso pq ainda da pra melhorar esse processo rrssr

Meu equipamento é de 20 litros. Segue o procedimento e materiais que usei:

http://hanschucrutes.blogspot.com.br/2015/06/chiller-de-contra-fluxo.html
 

Attachments

  • dr.jpg
    dr.jpg
    12.7 KB · Views: 116
Ivantozzi, pergunta besta mas fiquei na duvida: o liquido quente vai dentro do chiller, certo?
 
Pessoal! eu fiz um chiller de contra-fluxo bem baratinho, ficou menos de R$ 80,00.

Consegui obter um resfriamento do mosto para 23 graus em apenas 20 minutos com ele, isso pq ainda da pra melhorar esse processo rrssr

Meu equipamento é de 20 litros. Segue o procedimento e materiais que usei:

http://hanschucrutes.blogspot.com.br/2015/06/chiller-de-contra-fluxo.html

Abre um tópico pra ele no DIY. Vai dar mais visibilidade e com isso, mais gente pra contribuir com o seu projeto.

:)
 
Isso mesmo b_agra, dentro é o mosto quente e por fora é a água que resfria!

Regulando a vazão de saída do mosto, tu consegue resfriar ele em apenas uma passagem por dentro do chiller?
meu medo quanto a contra-fluxo é sempre que em uma passagem não vai resfriar o suficiente, e se isso acontecer, vai ser uma mão consertar...
 
Pessoal, utilizando bacia de gelo em que momento fazem o whirlpool? Na minha primeira brassagem imaginei de fazer o whirlpool quando colocássemos a panela na bacia, mas ela ficou nadando dentro da bacia e foi inviável. Pode ser feito depois correndo risco de contaminação, já que o mosto vai estar a 20 graus?

[]s
 
Pessoal, utilizando bacia de gelo em que momento fazem o whirlpool? Na minha primeira brassagem imaginei de fazer o whirlpool quando colocássemos a panela na bacia, mas ela ficou nadando dentro da bacia e foi inviável. Pode ser feito depois correndo risco de contaminação, já que o mosto vai estar a 20 graus?

[]s

Bom nesse caso ou vc faz o whirpool a frio ou dá um jeito de parar de boiar na bacia. É perfeitamente possivel fazer depois de resfriado, mas como vc citou, o risco de contaminação aumenta, mas se vc está num local limpo, sem correntes de ar e com equipamento sanitizado, não deverá ter problemas.

Abraço
 
Já fiz duas vezes resfriamento com gelo esterilizado, fervi 3L de água por 15 minutos e congelei em um pote sanitizado.

Usei o BeerSmith pra fazer os cálculos de diluição como se fosse água e não teve erro. Por exemplo antes eu fazia para 18L finais uma OG de 1048, agora faço com 15L uma OG de 1058 e adiciono mais 3L de gelo e no final tenho os mesmos 18L com OG de 1048. O ideal é usar o BeerSmith pois como a fervura tem uma concentração maior de açucares o lúpulo tem um desempenho reduzido, pouca coisa mas tem, e o software já faz tudo isso pra você.

Quando metade do mosto está dentro do balde fermentador eu coloco o gelo, depois que o gelo derreteu todo (leva uns 5 minutos), a temperatura final fica em torno de 55 graus e levo diretamente pro freezer e inoculo o fermento no dia seguinte.

Usei esse método nas duas últimas brassagens e tive ótimos resultados, inclusive com as adições de lúpulo de aroma. Acredito que devo continuar assim por um bom tempo.

Tenho chiller de imersão e sempre usei, mas nessas duas últimas brassagens estava chovendo a semana toda, minha casa é nova e ainda não tem garagem e nem uma área externa onda eu possa fazer sujeira ou molhar e por isso resolvi fazer o resfriamento dessa forma, na cozinha de casa, o mesmo lugar onde faço minhas brassagens.

Você não teve problemas de retenção de espuma nessas receitas que foram diluídas? Pergunto isso pois já testei a diluição algumas vezes e senti que a espuma foi prejudicada.
 
Você não teve problemas de retenção de espuma nessas receitas que foram diluídas? Pergunto isso pois já testei a diluição algumas vezes e senti que a espuma foi prejudicada.

Não tive problemas não, já utilei a técnica 6 vezes e a única que tive problemas foi com uma Witbier que acredito que possa ter sido uma parada proteica meio longa.
 
Back
Top