Técnica NO CHILL - Alguém já faz uso?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jasouzza

New Member
Joined
Jul 10, 2020
Messages
4
Reaction score
0
Location
Goiania
Pessoal, boa tarde!
Meu nome é João Souza, estou estudando sobre equipamento e processos de brasagem algum tempo, e só agora me dei conta que estou "pronto". Estou montando uma equipamento BIAB elétrico analógico, seguido de fundo falso, 2 termostato e formato no de recirculação que acabei desenvolvendo para facilitar o processo com circulação contínua.
E dentre os meus estudos irei utilizar de técnica No Chill, resfriando direto na panela com esquema de vedação na borda e cinta de neoprene para ajudar no resfriamento. OBS: irei usar Kvaik para fermentação em ambiente natural para melhor aproveitamento de aroma, cor e sabor.
Alguém já faz uso? Algum problema na fermentação? Aceito dicas para melhor eficiência!
 
Pessoal, boa tarde!
Meu nome é João Souza, estou estudando sobre equipamento e processos de brasagem algum tempo, e só agora me dei conta que estou "pronto". Estou montando uma equipamento BIAB elétrico analógico, seguido de fundo falso, 2 termostato e formato no de recirculação que acabei desenvolvendo para facilitar o processo com circulação contínua.
E dentre os meus estudos irei utilizar de técnica No Chill, resfriando direto na panela com esquema de vedação na borda e cinta de neoprene para ajudar no resfriamento. OBS: irei usar Kvaik para fermentação em ambiente natural para melhor aproveitamento de aroma, cor e sabor.
Alguém já faz uso? Algum problema na fermentação? Aceito dicas para melhor eficiência!

Pode fazer no chill sem problemas, na busca do grupo existem discussões acerca do no chill, alguns exemplos que podem te ajudar. A cinta de neoprene vai ajudar no resfriamento? não entendi porque o normal é o neoprene ser um isolante térmico.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/alguem-já-fez-no-chill.408055/https://www.homebrewtalk.com.br/threads/técnica-no-chill-alguém-já-faz-uso.415519/
 
Uma dúvida, quantos litros você vai fazer na sua 1a receita? qual temperatura você pretende inocular o fermento? Tente chegar na temperatura que vai fermentar a breja para inocular o fermento.
 
Uma dúvida, quantos litros você vai fazer na sua 1a receita? qual temperatura você pretende inocular o fermento? Tente chegar na temperatura que vai fermentar a breja para inocular o fermento.

Rafael, boa tarde!

Neste caso minha panela é de 36lt com borda, da qual ainda irei inserir um anel atóxico para melhor vedação ao realizar o processo de resfriamento, e a cinta fina com bolsões de gelo para dar uma ajudinha ate o seu derretimento. finalizou retiro a cinta.
Realizarei o seguinte processo:
Sexta-feira = corrigir o ph da água
Sábado - brasagem no chill + resfriamento sem remover da panela
Domingo - transferência para galão + inoculação com kvaik

Pretendo manter um padrão de produção no estilo Australiano, produzindo e mantendo os galões em temperatura ambiente em galões sem inocular. conforme vai acabando minhas brejas vou movimento os galões e produzindo.

A ideia de usar o kvaik ainda estou estudando varias leveduras, pois pretendo não usar geladeira ou kegerator, pois em estudos podemos obter mais sabor, aroma e coloração (que um dos meus objetivos) com temperaturas entre 28 a 35º e tenho como fazer isso em casa, temperatura da minha dispensa e perfeita.

O meu receio maior e questão de perder a produção, mas pelo que estou vendo Australianos quase todos fazem no chill e aparentemente vai tudo bem.

Único problema por agora é referente a quantidade podia ter comprado uma panela de 45 para garantir pelo menos uns 28lt, pois minha mostura e fervura será realizada com maior tempo para maior eficiência e perder mais DMS, etc...
 
Veja DMS não é problema como eles dizem amigo.
Maior problema do no chill é o lupulo e isomerização de alfa acidos. Então se for fazer cervejas lupuladas tem que contar como se tivesse fazer hop stand por 4 horas para prever o IBU correto.
Esse vai ser seu maior problema. Se for fazer cerveja com pouco lupulo não tem tempo ruim da certo que é uma beleza, se for fazer ipa, apa, e qualquer american alguma coisa, vc vai precisar rever sua quantidade de lupulo.

DMS evapora rapido pra caralho, ainda mais nesse lupulos super modificados, o no chill nao da off flavor de DMS, isso é critica de americano que nunca testou o metodo.
 
Faço NoChill a um bom tempo já, porém trasfego para a bombona após 20 minutos que termina a fervura. Deixo de um dia para o outro em ambiente externo antes de botar o fermento, mas nunca usei essa levedura sua. Depois posta como fez e o resultado :cool:
 
Faço NoChill a um bom tempo já, porém trasfego para a bombona após 20 minutos que termina a fervura. Deixo de um dia para o outro em ambiente externo antes de botar o fermento, mas nunca usei essa levedura sua. Depois posta como fez e o resultado :cool:

Na hora!!!

Material para produzir a panela ainda esta chegando, comprei um pouco fora, e outros só tem como fazer quando estiver em mãos para analisar exposição de onde irá ficar torneira, grelha, bomba, etc.
Descrevendo todo estudo para assim que estiver pronto irei fazer vídeo montando a panela e ideias para facilitar o processo (sei que tem vários, mas creio que estou fazendo um filé).
E os testes de inoculação serão com 2 bombonas de 15lt, sendo 1 para inocular leveduras conhecidas e outro para usar somente com a kvaik que é a que não precisa ficar preocupado com temperatura, pois sua variação é entre 28 a 35º. Que por sua vez a temperatura externa da muito mais sabor, aroma e cor para a breja, quando estou dizendo cor não estou referindo a clarificação ou malte utilizado, esta parte, com a levedura e outro processo e achei muito top aprofundar meus estudos em levedura tambem.

tem uns laboratórios top que produz kvaik e o tempo de fermentação é menor, com maior resultado. Acho que assim irei chegar a um estilo pessoal bem condizente a cerveja artesanal.

Não quero que minha breja fica com cara de breja de supermercado, kkkkk... quero turbidez e aroma, pois sei que é bem possível perder na lupulagem.

Mas já estou com uma carta na manga para inserir os lúpulos no tempo certo de fervura.
 
Last edited:
Pretendo manter um padrão de produção no estilo Australiano, produzindo e mantendo os galões em temperatura ambiente em galões sem inocular. conforme vai acabando minhas brejas vou movimento os galões e produzindo.

Uma dica, se me permite.
Cuidado ao manter mosto em temperatura ambiente sem inocular levedura, como escreveu acima (..galões sem Inocular). Mesmo com fervura e boa sanitização, há risco, sanitização não é esterilização. Uma vez que a levedura é inoculada, ela "vence" outros microorganismos dado que se multiplica rapidamente e logo se torna a maior população daquele ambiente, vencendo bactérias, leveduras selvagens, etc.

tipicamente só se armazena mosto em duas formas:
- seco (extrato de malte, faltará a humidade, por isso se preserva)
- congelado, para posterior nova fervura antes de se utilizar

Outro detalhe, não entendi a questão da escolha da levedura versus cor da cerveja. A única influência da levedura no aspecto visual é o quanto ela se mantém em suspensão, gerando maior ou menor turbidez , não a cor. Normalmente regulamos a cor via tipos de malte, tempo de fervura e densidade (no sentido de diluiçao, qtd de agua).

Abs
 
Uma dica, se me permite.
Cuidado ao manter mosto em temperatura ambiente sem inocular levedura, como escreveu acima (..galões sem Inocular). Mesmo com fervura e boa sanitização, há risco, sanitização não é esterilização. Uma vez que a levedura é inoculada, ela "vence" outros microorganismos dado que se multiplica rapidamente e logo se torna a maior população daquele ambiente, vencendo bactérias, leveduras selvagens, etc.

tipicamente só se armazena mosto em duas formas:
- seco (extrato de malte, faltará a humidade, por isso se preserva)
- congelado, para posterior nova fervura antes de se utilizar

Outro detalhe, não entendi a questão da escolha da levedura versus cor da cerveja. A única influência da levedura no aspecto visual é o quanto ela se mantém em suspensão, gerando maior ou menor turbidez , não a cor. Normalmente regulamos a cor via tipos de malte, tempo de fervura e densidade (no sentido de diluiçao, qtd de agua).

Abs
Uma dica, se me permite.
Cuidado ao manter mosto em temperatura ambiente sem inocular levedura, como escreveu acima (..galões sem Inocular). Mesmo com fervura e boa sanitização, há risco, sanitização não é esterilização. Uma vez que a levedura é inoculada, ela "vence" outros microorganismos dado que se multiplica rapidamente e logo se torna a maior população daquele ambiente, vencendo bactérias, leveduras selvagens, etc.

tipicamente só se armazena mosto em duas formas:
- seco (extrato de malte, faltará a humidade, por isso se preserva)
- congelado, para posterior nova fervura antes de se utilizar

Outro detalhe, não entendi a questão da escolha da levedura versus cor da cerveja. A única influência da levedura no aspecto visual é o quanto ela se mantém em suspensão, gerando maior ou menor turbidez , não a cor. Normalmente regulamos a cor via tipos de malte, tempo de fervura e densidade (no sentido de diluiçao, qtd de agua).

Abs

Persevalli, boa tarde!

Valeu pela dica!!! Quanto a transferência esta para galões sem inocular ainda é um estudo a fazer, pois minha preocupação maior é o cuidado com tudo limpo, sanetizado e se for necessário esterilizar. Mas como já é um procedimento dos armazéns na Austrália fico um tanto despreocupado.

Na questão de cor devido a levedura a ser utilizada não é o principal fator que pretendo no final, mas irá influenciar um pouco, e quero fazer um bom estudo durante as produções pois dentre parte dos estudos que estou fazendo ela tem grande influencia em vários fatores para resultado final.
Minha preocupação neste momento com levedura é usar uma que não há necessidade em depender de um freezer. E uma temperatura alta para fermentação resulta em muito aroma, sabor, despreocupar com off-flavor, e sem fenólicos, por isso a escolha da Kvaik, neste caso os testes que irei fazer são as produções divididas em 2 galões 1 com kveik e outro com outra levedura comum ou top.

No quesito COR sim, o malte será uma das principais etapas para cor assim como, o tempo que irei fazer a fervura vou deixar um pouco mais, que tambem quero ver como isso vai chegar no final, rssss... louco para começar a fazer, ate chegar em uma receita bem foda.

e aceito mais dicas, que ficar foda nesse trem, rsssss...
 
ah sim, eu faço só o whirpool sem chiller, demora uns 15/20min pra baixar pra 80º
Quando falta os 15 min pra acabar a fervura eu taco o chiller la dentro e deixo pronto
Dai comeco a fazer o whirlpool dentro do chiller com agua da torneira passando por ele com o fogo desligado
Desce mega rapido no inverno
 
Quando falta os 15 min pra acabar a fervura eu taco o chiller la dentro e deixo pronto
Dai comeco a fazer o whirlpool dentro do chiller com agua da torneira passando por ele com o fogo desligado
Desce mega rapido no inverno
Para chegar nos 50°C é super rápido, 15 min. no máximo. O problema é baixar dos 50 aos 18, que com gelo demora no mínimo mais uns 40min.
Acho que vale a pena baixar pra 50°C antes de deixar esfriar sozinho.
 
Não tem muito jeito certo na real né, qualquer jeito que funcione é válido. Pra mim baixar ate os 80 graus em 3 minutos é bom porque gasto muito menos água que em 15 minutos com a torneira ligada, é a principal justificativa pra fazer isso é justamente o consumo absurdo de água. Eu acho que o processo todo de fazer cerveja gasta muita água como um todo, sanitização, resfriar o mosto, lavagem dos equipamentos e por ai vai
E porque 80 graus? A cada 5 brejas que faço, 4 são IPAS ou APAS, logo o lúpulo pode desequilibrar a breja se eu deixar em temperatura de isomerização.
Funciona legal pra mim esse esquema
 
Quando você manda para o fermentador em temperatura de 80 graus, você toma cuidado pra não aerar muito, ou não?

Cara, em todas etapas do processo eu faço o maximo pra nao diluir oxigenio. Mostura, fervura, fermentação e envase (keg).
Pra mostura eu trato a água com metabissulfito de sodio
Na fervura eu deixo ela mais moderada
Fermentação, ideal é fazer starter
DH em fermentação ativa
Envase, transferencia fechada com metabisulfito

Muda bem essas praticas
 
Mas no chill acaba aumentando a oxidação de malte (muito discreto)
 
Cara, em todas etapas do processo eu faço o maximo pra nao diluir oxigenio. Mostura, fervura, fermentação e envase (keg).
Pra mostura eu trato a água com metabissulfito de sodio
Na fervura eu deixo ela mais moderada
Fermentação, ideal é fazer starter
DH em fermentação ativa
Envase, transferencia fechada com metabisulfito

Muda bem essas praticas
Ah sim, obrigado!
 

Latest posts

Back
Top