Suporte para escorrer grainbag e filtro p/ mosto antes de ir p/ balde fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cassio.pg

Member
Joined
May 14, 2018
Messages
7
Reaction score
3
Location
Rio Grande do Sul, São Leopoldo
Ola, estou com duas dúvidas sobre melhorias no processo da brassagem, segue:

1-O que eu poderia utilizar para suspender o grainbag? eu utilizava um escorredor de massa em outro balde, mas era muito pequeno para o saco, perdia muito mosto.
Pensei em usar aquela peneiras de fubá, o que acham?

2-Achei que veio muito trub para o balde fermentador, o que eu poderia usar para diminuir mais ainda este trub?
Pensei naquelas peneiras cônicas de metal ou uma meia calça, o que acham?

Valeu, abraço!
 
Boa tarde.

Até hoje fiz 3 brassagens somente, e senti essa dificuldade já na primeira, eu comprei uma peneira para feijão de 50 cm, com arco de madeira e tela de aço, como a minha panela é de 45 cm, ela fica em cima da panela, e sobrando um pouquinho de cada lado, e largo o bag em cima, enquanto isso já ligo o fogo novamente para começar a fervura, enquanto isso faço a lavagem dos grãos ou mash-out se for preciso, e quando ferve o mosto normalmente já está bem escorrido. Fiz a ultima brassagem assim, e deu muito certo.

Depois de resfriado o mosto, quando vou levar par ao balde fermentador, uso um saco para lúpulo na ponta da mangueira, que é de mesmo matéria do grain bag, e segura bastante coisa do final da transferência da panela para o fermentador, mas a grande sacada é fazer o whirpool, e deixar pelo menos 15 minutos descansar.

Comigo está funcionando bem assim, esse final de semana quero fazer duas brassagens, e vou utilizar de novo esse método que achei muito eficiente.

Espero que te ajude.
 

Attachments

  • 53223-02-2015_16_27_11.jpg
    53223-02-2015_16_27_11.jpg
    24.1 KB · Views: 30
Eu resolvi o problema de outra forma.

Desisti de escorrer muito o bag e ajustei a receita para aumentar a água e os grãos, uso uma panela maior e não faço a a lavagem. tem um aumento de custos mínimo e reduz muito o trabalho. ;D
 
Ola, estou com duas dúvidas sobre melhorias no processo da brassagem, segue:

1-O que eu poderia utilizar para suspender o grainbag? eu utilizava um escorredor de massa em outro balde, mas era muito pequeno para o saco, perdia muito mosto.
Pensei em usar aquela peneiras de fubá, o que acham?

2-Achei que veio muito trub para o balde fermentador, o que eu poderia usar para diminuir mais ainda este trub?
Pensei naquelas peneiras cônicas de metal ou uma meia calça, o que acham?

Valeu, abraço!


Cassio.pg, antes eu fazia como você, utilizava o escorredor de macarrão em outro balde mas fazia aquela lambança.

Nas minhas 2 ultimas brassagens comecei fazer o seguinte, finalizado a mostura, deixo o mosto saindo pela torneira com o auxilio de uma mangueira e caindo pro balde fermentador, vou fazendo a lavagem do mosto com o saco de voal dentro da panela ainda, finalizado a lavagem dos grãos e com o mosto todo escorrido da panela para o balde fermentador, retiro o saco de voal que esta praticamente seco e muito mais leve e coloco todo mosto do balde para a panela e parto para fervura.

Achei desse jeito mais pratico de fazer minhas levas de 20 litros, acho que até daria para fazer levas maiores com o BIAB desse jeito, espero ter ajudado.

Abraços!!!
 
Cassio.pg, antes eu fazia como você, utilizava o escorredor de macarrão em outro balde mas fazia aquela lambança.

Nas minhas 2 ultimas brassagens comecei fazer o seguinte, finalizado a mostura, deixo o mosto saindo pela torneira com o auxilio de uma mangueira e caindo pro balde fermentador, vou fazendo a lavagem do mosto com o saco de voal dentro da panela ainda, finalizado a lavagem dos grãos e com o mosto todo escorrido da panela para o balde fermentador, retiro o saco de voal que esta praticamente seco e muito mais leve e coloco todo mosto do balde para a panela e parto para fervura.

Achei desse jeito mais pratico de fazer minhas levas de 20 litros, acho que até daria para fazer levas maiores com o BIAB desse jeito, espero ter ajudado.

Abraços!!!

interessante, sabe que já tinha pensado nisso mas nunca fiz.

depois que você volta o mosto pra panela, adiciona mais quantos litros d'água pra iniciar a fervura?
 
interessante, sabe que já tinha pensado nisso mas nunca fiz.

depois que você volta o mosto pra panela, adiciona mais quantos litros d'água pra iniciar a fervura?

Leonardo, sempre coloco 20 litros de água na mostura, e aqueço de 10 a 11 litros de água em outra panela para lavagem dos grãos, quando eu transfego o mosto pro fermentador e vou fazendo a lavagem dos grãos em seguida, jogo o mosto para a panela isso é o suficiente para atingir os exatos 27.200 litros para fervura na minha panela.

Você tem que verificar a capacidade da sua panela para poder adaptar-se a ela.
 
Eu resolvi o problema de outra forma.

Desisti de escorrer muito o bag e ajustei a receita para aumentar a água e os grãos, uso uma panela maior e não faço a a lavagem. tem um aumento de custos mínimo e reduz muito o trabalho. ;D

jeanpaullopes, quanto de malte você adiciona a mais para não precisar fazer a lavagem?
 
Você tem beersmith Cassio? Só mandar uns +- 60% de eficiência lá que bate. Pra receitas com og mais alta, talvez um pouco menos. Pra mais baixas, um pouco mais.

Se não tiver beersmith, imagino que menos de 10% de malte compense a não lavada.

Mas esses valores são aproximativos. Você precisa de ver mais certo no seu equipamento.
 
Você tem beersmith Cassio? Só mandar uns +- 60% de eficiência lá que bate. Pra receitas com og mais alta, talvez um pouco menos. Pra mais baixas, um pouco mais.

Se não tiver beersmith, imagino que menos de 10% de malte compense a não lavada.

Mas esses valores são aproximativos. Você precisa de ver mais certo no seu equipamento.

Ainda não possuo, mas quero comprar.
Certo, vou providenciar esses 10% a mais pra ver no que dá.
Valeu
 
Back
Top