Supercarbonatação ou falta de técnica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gkruga

Well-Known Member
Joined
Jun 23, 2014
Messages
59
Reaction score
4
Ola galera, seguinte, minha primeira vez carnonatando em barril/keg. Usei um barril de 30 litros e coloque a cerveja em 6 graus e utilizei 2,5 psi, virei o barril, rodei, chacoalhei, enfim até não escutar mias, isso deu uns 15 min. Depois liguei a 3 psi e deixei mais uns 5 min. Logo após fui servir e saiu só espuma. Pensei em deixar ela parada um tempo e depois tentar novamente. Deixei na geladeira, e depois de umas 6 horas tentei novamente e saiu só espuma, voltei finalmente a geladeira e vou ver daqui uma semana, barril desconectado. Perguntas, será que supercarbonatei, ou ainda é precipitado dizer? Será que usei prssão muito alta segunda a minha temperatura? Tema algo que eu possa fazer para diminuir a supercarbonatação?
Valeus, Abraço
 
Cara, no youtube tem vários vídeos de como diminuir a "supercarbonatação" em barris e kegs, dá uma olhada lá (os melhores que achei eram todos em inglês).

Eu fiz a mesma coisa que você na minha segunda leva no postmix e desde então deixo carbonatar o tempo certo agora, tudo com calma...pois nessa leva devo ter perdido uns 4-5 litros de espuma.
 
Cabonatar chacoalhando é coisa de americano fastfoodense (quase sai um palavrão aqui).

Nao vale a pena, pq nao tem como vc estabilizar 100% do barril com gas carbonico sem espumar.
É impossivel.
Eu prefiro "perder" em torno de 1 a 2 semas, cabonatando em baixa temp. Assim quando a cerveja sai, ela sai perfeita.
 
Provavelmente sequer carbonatou propriamente em 6 horas. Vai estar cheio de espuma mas sem bolhas no líquido, por exemplo. Espera um ou dois dias e baixa a pressão do barril para servir. Depois retorne para a carbonatação adequada para o estilo. Eu costumo deixar uma semana no postmix para atingir a carbonatação adequada.
 
Tenho lido vários relatos e orientações que seria interessante deixar o co2 ligado direto, po´rem não tenho como fazer isso com meu barril. Posso ligar umas duas vezes no dia com a pressão desejada, vai funcionar como se estivesse ligado direto? @thadeupenna Realmente estava sem gás no liquido, e muita espuma. vc dixa o gás ligado direto no post mix, e com ele na geladeira?
 
@ipera tu tem deixado o post mix na geladeira com o gás ligado?
 
Deixa eu ver se entendi, e peço que me ajudem nesse sentido. Depois de dois dias dou uma aliviada na pressão. Vejo como esta a cerveja, e assim coloco 0,74 kgf/cm2 na cerveja a 5 graus, afim de que ela fique em 2,3 de pressão, qual eu gostaria. isso aí? e posso fazer em intervalos intermitentes, de manha e a noite, faço até parar de escutar o gás entrando e estabilizar, isso?
 
Pessoal, que eu saiba se você deixar descansar por umas 12h a carbonatação forçada não vai espumar. Muito difícil eu fazer no PostMix mas uso bastante o Carbonater fazendo carbonatação forçada em garrafas Pet, faço isso constantemente e sempre fica bom, acredito que no PostMix não vai ser diferente!
 
Eu faço o seguinte: 2 kgf por dois dias, a 0C. A pressão cai. Depois eu busco a pressão que está nas tabelas, dependendo do estilo..
 
Precisamos entender que carbonatação não é o mesmo que pressurizar o recipiente... A cerveja está carbonatada quando o CO2 se dissolve no líquido, e isso não é instantâneo... Depende da temperatura do líquido (quanto menor melhor), da pressão, do formato do recipiente, se tem agitação ou não, do tipo de líquido... Esse processo leva tempo. O que vai definir a carbonatação é o equilíbrio entre o CO2 dissolvido no líquido e o presente dentro do recipiente, tal equilíbrio está relacionado principalmente com temperatura e pressão...

Na hora de servir precisamos diminuir a pressão do recipiente, assim como vc faz ao abrir uma garrafa de cerveja, pois se não o líquido vai sair com muita força e só dá espuma. E não se preocupe, da mesma forma que o CO2 demora para se dissolver na cerveja, também demora para se desprender, pode por uma pressão minima, aproveitar o churrasco e, se sobrar alguma coisa, no final aumenta a pressão de novo a fim de alcançar o equilíbrio na carbonatação desejada...
 
Precisamos entender que carbonatação não é o mesmo que pressurizar o recipiente... A cerveja está carbonatada quando o CO2 se dissolve no líquido, e isso não é instantâneo... Depende da temperatura do líquido (quanto menor melhor), da pressão, do formato do recipiente, se tem agitação ou não, do tipo de líquido... Esse processo leva tempo. O que vai definir a carbonatação é o equilíbrio entre o CO2 dissolvido no líquido e o presente dentro do recipiente, tal equilíbrio está relacionado principalmente com temperatura e pressão...

Na hora de servir precisamos diminuir a pressão do recipiente, assim como vc faz ao abrir uma garrafa de cerveja, pois se não o líquido vai sair com muita força e só dá espuma. E não se preocupe, da mesma forma que o CO2 demora para se dissolver na cerveja, também demora para se desprender, pode por uma pressão minima, aproveitar o churrasco e, se sobrar alguma coisa, no final aumenta a pressão de novo a fim de alcançar o equilíbrio na carbonatação desejada...

Só complementando, quando a gente injeta CO2, não carbonatamos a cerveja. Apenas pressurizamos o head space, ou seja, saturamos de CO2 o espaço livre. Esse CO2 sob pressão, com o tempo, irá forçar sua entrada em direção ao líquido, a única superfície permeável que existe naquele ambiente, dissolvendo-se no líquido na forma de ácido carbônico. Isso é a carbonatação. Antes da formação do ácido carbônico, a única coisa que existe é um monte de CO2 do head space e uma cerveja sem gás, ou seja, que não forma bolhas.

Quando se agita a cerveja durante a carbonatação, a dissolução do CO2 no líquido e a formação do ácido carbônico ocorrem de forma mais rápida. Contudo, isso não dispensa o repouso porque quando vc termina de agitar, o gás que não se dissolveu vai pro head space criar pressão novamente.

Outro detalhe, não recomendo deixar conectado por muito tempo o cilindro ao barril. Uma vez fiz isso e não percebi um vazamento. Foi-se todo o cilindro. Vale mais a pena injetar uma ou duas vezes por dia o gás até o fluxo pare por equilíbrio de pressão.
 
2.5psi e 3psi? Tem certeza?

Eu faço assim:

- Purgo com CO2 pra eliminar qualquer oxigenio que venha a ter lá dentro.
- Pressurizo com 35-40psi e chacoalho até o cilindro parar de fazer barulho durante a agitação, ou fazer bem pouco.
- Deixo os 35-40psi até o outro dia.
- Vou colocando a pressão necessária pra carbonatação que quero a partir do segundo dia, geralmente por volta de uns 12psi. Coloco sempre que lembro, umas 2-3x por dia.
- Lá pelo quarto dia já tá ok, abaixo pra uns 6-8psi e sirvo se estiver tudo certinho.

Cabonatar chacoalhando é coisa de americano fastfoodense (quase sai um palavrão aqui).

Nao vale a pena, pq nao tem como vc estabilizar 100% do barril com gas carbonico sem espumar.
É impossivel.
Eu prefiro "perder" em torno de 1 a 2 semas, cabonatando em baixa temp. Assim quando a cerveja sai, ela sai perfeita.

Não entendi. Eu chacoalho e não tenho nenhum problema, em 3-4 dias minha carbonatação está no ponto. Acho que você que não soube fazer direito, mas tendo paciência tudo bem.

A única desvantagem de chacoalhar é o esforço físico envolvido. Eu também não deixo conectado direto porque meu regulador vaza um pouco e deixar direto acabaria com o cilindro rapidamente, então pra mim é mais fácil chacoalhar no começo e tomar conta de ir injetando mais CO2 por alguns dias do que ficar fazendo isso por uma semana ou mais.
 
Ola galera, seguinte, minha primeira vez carnonatando em barril/keg. Usei um barril de 30 litros e coloque a cerveja em 6 graus e utilizei 2,5 psi, virei o barril, rodei, chacoalhei, enfim até não escutar mias, isso deu uns 15 min. Depois liguei a 3 psi e deixei mais uns 5 min. Logo após fui servir e saiu só espuma. Pensei em deixar ela parada um tempo e depois tentar novamente. Deixei na geladeira, e depois de umas 6 horas tentei novamente e saiu só espuma, voltei finalmente a geladeira e vou ver daqui uma semana, barril desconectado. Perguntas, será que supercarbonatei, ou ainda é precipitado dizer? Será que usei prssão muito alta segunda a minha temperatura? Tema algo que eu possa fazer para diminuir a supercarbonatação?
Valeus, Abraço
Cara, primeiro esclareça nas unidades de medida. Acho que vc confundiu PSI com BAR ou Kgf/cm2 (que são aproximadamente a mesma coisa) mas com valores bem mais baixos que PSI.

Carbonatar dessa forma rápida como vc tentou fazer funciona sim, ja fiz varias vezes dessa forma. A pressão que se coloca normalmente é um pouco maior do que a que se deseja atingir com o barril carbonatado, porém é necessário esperar pelo menos umas 12 horas antes de servir, pra que a pressão excedente seja incorporada, e tudo se estabilize.

2.5 kgf/cm2 é bastante pressão, pode experimentar na proxima vez uma valor mais proximo do correto, correspondente a quantidade em volumes de CO2 e temperatua que vc quer (tem varias tabelas na internet).

Ainda assim é provavel que espume num primeiro momento, mas dai tambem vai de quanta pressão excedente vc tinha no barril (alivie essa pressão antes de servir) e/ou da sua linha de serviço, que pode estar mal configurada. Daí é necessário trabalhar com uma pressão de serviço mais baixa ou reconfigurar a linha. Isso ja foi abordado no forum, vc pode pesquisar depois. Mas num primeiro momento, busque carbonatar a cerveja corretamente. A forma rápida funciona, mas ela tem essas peculiaridades.

Abraço
 
ImageUploadedByTapatalk1440468947.265203.jpg
 
então @tiago, esse é meu manometro, utilizei o relogio da direita e pelo que eu entendi os marcadores em vermelho são em psi. Coloquei 2.5 por uns 10 min e depois 3 psi por 3 min. hoje coloquei mais 1 psi e deixei estabilizar, praticamente não fez barulho, acho que esta estabilizando pela grande quantidade que eu coloquei inicialmente. Sobre a linha, tenho a mangueira do gas e do chop de 1.5 metros, ambras tranças, porém a do gas é mais fina. Não sei ao certo as dimensões.
 
Eu não to conseguindo entender esse marcador, cada tracinho são 100 psi? Querendo dizer que você usou 250-300psi?!

Bem, to confuso, talvez alguém saiba explicar melhor.
 
então @tiago, esse é meu manometro, utilizei o relogio da direita e pelo que eu entendi os marcadores em vermelho são em psi. Coloquei 2.5 por uns 10 min e depois 3 psi por 3 min. hoje coloquei mais 1 psi e deixei estabilizar, praticamente não fez barulho, acho que esta estabilizando pela grande quantidade que eu coloquei inicialmente. Sobre a linha, tenho a mangueira do gas e do chop de 1.5 metros, ambras tranças, porém a do gas é mais fina. Não sei ao certo as dimensões.

Rapaz, o que vc tem aí na direita indica a pressão do cilindro que está entrando no regulador. Na esquerda deveria estar um manômetro que indica a pressão de saída, contudo esse é um regulador preparado para equipamento de solda e o que vc tem na direita é um fluxômetro, ou seja, mede o fluxo de gás em l/min. É só trocar aquele fluxômetro por um manômetro que fica tudo certo. Sem isso, não tem como acertar sua cerveja.
 
Serio? Não dá pra faEr uns cálculos e usar ela mesmo? Tipo, dividir por 10 e ficar numa boa? Hahah
 
Eu interpretei assim porque tinha a legenda no relógio da direita , vermelho psi e preto kgf, ai pensei que serviria pro outro também.
 
Não dá para fazer cálculos porque um mede fluxo, ou seja o gás em movimento, enquanto no manômetro você quer a pressão de equilíbrio, exatamente quando não tem mais fluxo.
 
Saquei, acho que vou ter que arranjar um manometro mesmo. Eita, isso que da comprar coisas assim na pressa!!!!! Valeu galera, obrigado mesmo. Acho que agora peguei o lance de carbonatar. Até que venha o novo manometro, vou deixar o barril na geladeira, até lá acho que estabiliza legal. Abraço
 
Manometro procura da famabras. ja vende ele com rosca pra vc acoplar ele no lugar desse q vc usa.
 
Boa noite amigo,
Infelizmente acho que vc vai ter que comprar outro regulador... E não somente trocar o "relojinho"... Se trocar apenas o fluxometro por um manômetro vc até vai conseguir usar, abre a torneira e quando chegar na pressão desejada fecha, mas não vai conseguir regular a pressão desejada e manter conectado... O seu regulador controla fluxo ou seja a velocidade de saída do gás... Ele não se importa com a pressão...
 
Isso mesmo @lisboaprates, andei me informando e é isso mesmo. Jà comprei da we um regulador com manometro. Liguei pro cara que me vendeu pra me informar e ele disse que era regulador e manometro, teimou comigo, deixei quieto a princípio e hoje vou ligar pra devolver e se ele não quiser, peço pra deixar o valor do manometro em recargas de gás. hahahaha...VAleu pessoal pelas dicas valiosas, e pelas informações. Vcs me ajudaram muito. Abraço
 
Back
Top