Sulfeto com Nottingham em Tanque pressurizado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hominus

Well-Known Member
Joined
Oct 29, 2015
Messages
54
Reaction score
25
Buenas Cervejeiros.

Estou tendo problemas com o fermento Lallemand Nottingham em tanque pressurizado, tanto em 13°C quanto em 16°C. Até os 2/3 da fermentação eu deixo a pressão aberta e não gera SO2, quando fecho o tanque para pressurizar gera bastante Sulfeto. Quando faço fermentação aberta o mesmo não acontece. Alguém mais com esse problema?
 
Buenas Cervejeiros.

Estou tendo problemas com o fermento Lallemand Nottingham em tanque pressurizado, tanto em 13°C quanto em 16°C. Até os 2/3 da fermentação eu deixo a pressão aberta e não gera SO2, quando fecho o tanque para pressurizar gera bastante Sulfeto. Quando faço fermentação aberta o mesmo não acontece. Alguém mais com esse problema?

Sobre a postagem acima, conversando com um profissional que atua na área a muitos anos. Segue resposta.
Nottinghan é uma levedura bem neutra. Eu trabalho com ele e não tenho problemas com enxofre. A temperatura está ok.
Eu acredito que o problema está na pressão. Eu só coloco pressão nas últimas 36-24h de fermentação e trabalho com pressões mais baixas 0,8-1,0 bar, assim, deixo uma quantidade maior de enxofre sair. O Oxigênio parece ok também.

Vou brassar e fazer o teste. Quando obtiver resultados posto.
 
@Hominus, acho que seu amigo tem razão. O correto seria ele ser produzido e eliminado na fermentação.
Dá pra dar uma melhorada no lote dando uma "lavada" com co2. Abs.
 
Buenas Cervejeiros.

Estou tendo problemas com o fermento Lallemand Nottingham em tanque pressurizado, tanto em 13°C quanto em 16°C. Até os 2/3 da fermentação eu deixo a pressão aberta e não gera SO2, quando fecho o tanque para pressurizar gera bastante Sulfeto. Quando faço fermentação aberta o mesmo não acontece. Alguém mais com esse problema?
Boa tarde amigo. Faço fermentação sob pressão em postmix com uso de spunding valve.
Recentemente fiz uma brassagem e utilizei o nothingham sob pressão.
Fermentador fechado desde o inicio. Temperatura em 18 graus.
Pressao em 25 psi.
Resultado muito bom. Dividi em 2 lotes de 10. Fiz dry hop de 50g de citra em 10L e na outra deixei limpa.
Os dois lotes estão otimos, sem nenhum off.
Abraços
 
Back
Top