Sujeira pós fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Nyetto

Member
Joined
May 29, 2017
Messages
10
Reaction score
1
Boa noite, pessoal! Tranquilo?

Estava usando um equipamento de 20L, fundo falso, realizando ótimas brassagens e com uma clarificação muito boa e envasando com quase nada de sedimento. Resolvi comprar um equipamento de 5L pois desejo aprender alguns outros estilos e, casso erre, não perca muita coisa. Acontece que, nas novas panelas, estou utilizando mini bazucas e percebi que minhas cervejas voltaram a ter muito sedimento na hora de transferir o mosto da panela para o fermentador e depois de envasar na garrafa. Meu processo não mudou, a moagem é a mesma de sempre e, pelo que eu vi, meu processo tem sido constante em todas as brassagens. Será a bazuca? Na utilização do whirfloc, parace que a sujeira fica retida na bazuka e passa para o fermentador.. Alguém tem alguma dica para solucionar esse problema? Desde já agradeço!

Ricardo
 
Bom dia, cara, estava com esse mesmo problema, fiz o seguinte, após todo o processo para fermentação e maturação, eu passei toda a ceva para outro balde fermentador, porém coloquei uma camisinha de bomba de chimarrão, e depois no envase usei novamente, minha ceva ficou muito limpa, baita diferença.
 

Attachments

  • filtros-para-bomba-de-chimarro-40-unid-imperdivel-D_NQ_NP_993286-MLB25701395728_062017-F.jpg
    filtros-para-bomba-de-chimarro-40-unid-imperdivel-D_NQ_NP_993286-MLB25701395728_062017-F.jpg
    109.5 KB · Views: 11
Amigo @Gilson Leonel da Silva, sua solução é boa mas para outra parte do processo. Depois de fermentada e maturada, fazendo essa "filtragem" a breja fica totalmente exposta ao oxigênio, aumentando sua área de contato com o ar atmosférico vc está "inoculando" muito mais O2 na sua breja. Ou seja, se for uma IPA por exemplo, será extremamente prejudicada pela oxidação pós-fermentação.

Esse filtro de chimarrão seria viável mesmo na etapa exatamente após a fervura e antes de jogar o mosto resfriado para o fermentador. Colocando esse saquinho na saída da válvula da panela de fervura. Nessa etapa o O2 incorporado será consumido pelas leveduras na fermentação.
 
Meu amigo, vc acredita que "não deixa" entrar O2, mas isso está acontecendo, pode ter certeza. Apenas um sistema fechado complexo é capaz de zerar o contato com o O2, e ninguém tem isso em casa.

A medida que vc for ficando mais experiente (fizer muitas e muitas brejas) vai entender melhor essa pegada.
 
Meu amigo, vc acredita que "não deixa" entrar O2, mas isso está acontecendo, pode ter certeza. Apenas um sistema fechado complexo é capaz de zerar o contato com o O2, e ninguém tem isso em casa.

A medida que vc for ficando mais experiente (fizer muitas e muitas brejas) vai entender melhor essa pegada.
HUumm....vivendo e aprendendo... vou deixar só no envase então.
Muito Obrigado, abraço
 
Bom dia, cara, estava com esse mesmo problema, fiz o seguinte, após todo o processo para fermentação e maturação, eu passei toda a ceva para outro balde fermentador, porém coloquei uma camisinha de bomba de chimarrão, e depois no envase usei novamente, minha ceva ficou muito limpa, baita diferença.

Esse filtro é de voal? Mesmo usado para fazer o biab?? Eu, mesmo fazendo isso não consegui bons resultados! Mas utilizei como o amigo acima falou, pós fervura!
 
Bom dia Pessoal!
A coagulação de sedimentos pós fervura esta bastante relacionada a pH. O legal é trabalhar com pH de 5,3 na fervura, se o pH baixar muito você não terá boa coagulação e também não terá um amargor de qualidade (esse já é outro assunto).
Para sedimentação pós fermentação o ideal é deixar um tempo maior em temperaturas baixas... da pra usar gelatina também, isso ajuda e muito na clarificação da cerveja.

Abraços
 
Back
Top