Sugestoes - Primeira Receita Single Hop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caioschiavolin

New Member
Joined
Apr 27, 2017
Messages
2
Reaction score
0
Ola, Comunidade!

Já fiz 2 brassagem com esses kits de receitas prontas, e acho que já estou pegando bem os processos, também estudo bastante e acompanho o fórum para aprender cada vez mais. Gostaria de fazer alguns single hops pra sentir as características dos lúpulos, montei essa receitinha no beersmith e quero a opinião de vocês para melhorias:


Perfil:
OG: 1,057
IBU: 53
ABV: 5,9%
Cor: 12,4 EBC

Receita:
4,7 Kg - Malte Pale 3,9EBC (94%)
0,3 Kg - Malte Caramel/Crystal Malt 60EBC (6%)


15g Citra (13,9 AA) 60 minutos
5g Citra (13,9 AA) 30 minutos
7g Citra (13,9 AA) 20 minutos
9g Citra (13,9 AA) 10 minutos
12g Citra (13,9 AA) 5 minutos
22g Citra (13,9 AA) 0 minutos
80g Citra (13,9 AA) Dry hop por 3 dias

1pct - Fermento US05


O perfil ficou entre uma APA e um AmericanIPA, to meio confuso em relação a lupulagem, li em um lugar que essa fragmentação dos lúpulos deixa um amargor mais agradável, confere? Como vocês fariam?

Tenho duvida também em relação a fermentação primaria, secundaria e maturação, deixo a 18ºC até atenuar completamente e depois vou subindo até uns 22ºC? Queria maturar por uns 7 dias para não deixar ela muito "suja", qual o melhor tempo para encaixar o dryhop?

Conto com a ajuda de vocês, Abraços
 
Ola, Comunidade!

Já fiz 2 brassagem com esses kits de receitas prontas, e acho que já estou pegando bem os processos, também estudo bastante e acompanho o fórum para aprender cada vez mais. Gostaria de fazer alguns single hops pra sentir as características dos lúpulos, montei essa receitinha no beersmith e quero a opinião de vocês para melhorias:


Perfil:
OG: 1,057
IBU: 53
ABV: 5,9%
Cor: 12,4 EBC

Receita:
4,7 Kg - Malte Pale 3,9EBC (94%)
0,3 Kg - Malte Caramel/Crystal Malt 60EBC (6%)


15g Citra (13,9 AA) 60 minutos
5g Citra (13,9 AA) 30 minutos
7g Citra (13,9 AA) 20 minutos
9g Citra (13,9 AA) 10 minutos
12g Citra (13,9 AA) 5 minutos
22g Citra (13,9 AA) 0 minutos
80g Citra (13,9 AA) Dry hop por 3 dias

1pct - Fermento US05


O perfil ficou entre uma APA e um AmericanIPA, to meio confuso em relação a lupulagem, li em um lugar que essa fragmentação dos lúpulos deixa um amargor mais agradável, confere? Como vocês fariam?

Tenho duvida também em relação a fermentação primaria, secundaria e maturação, deixo a 18ºC até atenuar completamente e depois vou subindo até uns 22ºC? Queria maturar por uns 7 dias para não deixar ela muito "suja", qual o melhor tempo para encaixar o dryhop?

Conto com a ajuda de vocês, Abraços

Gosto muito de receitas single hop. Fiz com vários lúpulos e realmente é ótimo pra sentir as características de cada um.
A lupulagem que mais estou usando é uma adição como First Wort hopping para amargor e uma adição final no whirlpool, além do dry hop. Sem mais essas adições fragmentadas. Percebi assim um amargor com menos harsh, sabor do lúpulo mais suave, além de um aroma incrível.
Para fermentação eu costumo iniciar em 18 e elevar no fim da primária. Costumo fazer o dry hop na secundária.
Sobre não deixar ela "suja" acredito que quis dizer límpida, e o segredo então é clarificação: um bom cold crash, deixe um tempo a frio e considere usar gelatina.
Boa sorte e aproveite esse novo conhecimento do lúpulo.
Abs
 
Ola, Comunidade!

Já fiz 2 brassagem com esses kits de receitas prontas, e acho que já estou pegando bem os processos, também estudo bastante e acompanho o fórum para aprender cada vez mais. Gostaria de fazer alguns single hops pra sentir as características dos lúpulos, montei essa receitinha no beersmith e quero a opinião de vocês para melhorias:


Perfil:
OG: 1,057
IBU: 53
ABV: 5,9%
Cor: 12,4 EBC

Receita:
4,7 Kg - Malte Pale 3,9EBC (94%)
0,3 Kg - Malte Caramel/Crystal Malt 60EBC (6%)


15g Citra (13,9 AA) 60 minutos
5g Citra (13,9 AA) 30 minutos
7g Citra (13,9 AA) 20 minutos
9g Citra (13,9 AA) 10 minutos
12g Citra (13,9 AA) 5 minutos
22g Citra (13,9 AA) 0 minutos
80g Citra (13,9 AA) Dry hop por 3 dias

1pct - Fermento US05


O perfil ficou entre uma APA e um AmericanIPA, to meio confuso em relação a lupulagem, li em um lugar que essa fragmentação dos lúpulos deixa um amargor mais agradável, confere? Como vocês fariam?

Tenho duvida também em relação a fermentação primaria, secundaria e maturação, deixo a 18ºC até atenuar completamente e depois vou subindo até uns 22ºC? Queria maturar por uns 7 dias para não deixar ela muito "suja", qual o melhor tempo para encaixar o dryhop?

Conto com a ajuda de vocês, Abraços
Principal erro que eu cometi quando comecei? Complicar as coisas, utilizar um monte de técnicas mirabolantes, e acabar não aprendendo muita coisa...

Sugestão? Hoje em dia, toda a vez que eu quero conhecer um lúpulo novo, faço duas levas praticamente iguais... uma Pale, e uma IPA. Quando digo praticamente iguais, quero dizer que usualmente não mudo nada nos maltes, só na lupulagem. Fazendo essas duas levas, eu consigo catalogar na minha cabeça como esse lúpulo se comporta em todas as situações que me interessam.

Tanto na Pale quanto na IPA eu faço adições a 60, e 5 minutos, ou a 60, 15, e 0 (depende do que me der na telha), mas o fato é que não há necessidade de outras adições.

Pale sem Dry Hopping, pra eu conhecer o aroma normal do lúpulo ao natural.

IPA com Dry Hopping para ver como ele se comporta com um approach mais agressivo de aroma, mas levando em conta que Dry Hopping também altera suavemente gosto e até amargor.

Nas adições finais, seja só uma (a 5 minutos) ou duas (a 15 e 0) procuro ficar entre 4 a 8g de lúpulo por litro. No geral pra Pale eu só faço a 5, e na IPA faço 15 e 0.

15 minutos no geral é uma das melhores adições pra gosto, e 0 pra aroma. Já a 5 minutos acaba sendo um misto.

Lembrando, muita coisa aqui é subjetiva e vai de gosto pessoal, mas depois de perder tanto tempo fazendo um monte de coisas sem sentido, eu notei que pra quase tudo na cerveja, não adianta eu tentar coisas complicadas se ainda não virei Mestre do Básico.

Em outras palavras, não adianta muito eu fazer 1001 adições de lúpulo se, pra mesma receita, eu ainda não fiz testes e notei nitidamente a diferença entre, em uma leva, fazer uma adição a 15 minutos, e numa segunda leva da mesma receita, trocar essa adição para 5 ou 0.

É tudo uma questão de treino e observação.

Abraço,
 
Last edited:
Complementando com minha pequena experiência pessoal:

Parti para o uso e FWH (first wort hopping) para o amargor e adições a 5 min a algum tempo. Mas confesso que depois da NEIPA que fiz hop stand isto me abriu muito a mente para a influência do calor residual pós fervura até o resfriamento e me fez repensar em muito minha lupulagem.
Confesso que quanto mais leio, experimento e aprendo mais tenho convicção que o simples é melhor e que os cervejeiros caseiros vivem grande parte de lendas e ideias equivocadas, antigas ou inadequadas para nossa escala.
Não consigo ver onde adicionar lúpulos "a cada 15min"posso realmente trazer vantagens ao produto final.
 
Complementando com minha pequena experiência pessoal:

Parti para o uso e FWH (first wort hopping) para o amargor e adições a 5 min a algum tempo. Mas confesso que depois da NEIPA que fiz hop stand isto me abriu muito a mente para a influência do calor residual pós fervura até o resfriamento e me fez repensar em muito minha lupulagem.
Confesso que quanto mais leio, experimento e aprendo mais tenho convicção que o simples é melhor e que os cervejeiros caseiros vivem grande parte de lendas e ideias equivocadas, antigas ou inadequadas para nossa escala.
Não consigo ver onde adicionar lúpulos "a cada 15min"posso realmente trazer vantagens ao produto final.

Vantagens e desvantagems são termos muito relativos. O que pode ser vantagem para você pode ser uma desvantagem para mim.

Toda e qualquer adição de lúpulo vai adicionar algo diferente na cerveja final, nem que seja algo muito sutil, tudo depende do que você está procurando.

O que mais gostei do curso de lúpulo que o Leo Sewald deu em Curitiba foi o fato dele raramente ter dito: "isso é certo ou isso é errado", ele sempre dizia: "experimente, aprenda e tira suas próprias conclusões".

Ta cheio de cervejeiro profissional por aí criticando várias técnicas e dizendo que são erradas, etc etc etc e depois desse curso o Leo ganhou meu respeito.

Ele próprio citou uma cerveja gringas que gosta muito e usa o Nugget como lúpulo de aroma.

Conversando com os participantes após o curso teve um cara que estava contando que fazia FWH porque o amargor era menos "harsh" mas nunca tinha feito uma brassagem adicionando aos 60 (ou que seja qualquer outra adição de amargor na fervura)....então ele simplesmente está replicando algo que leu ou escutou mas na verdade nem sabe se é o melhor para o gosto dele ou não.....
 
Vantagens e desvantagems são termos muito relativos. O que pode ser vantagem para você pode ser uma desvantagem para mim.

Toda e qualquer adição de lúpulo vai adicionar algo diferente na cerveja final, nem que seja algo muito sutil, tudo depende do que você está procurando.

O que mais gostei do curso de lúpulo que o Leo Sewald deu em Curitiba foi o fato dele raramente ter dito: "isso é certo ou isso é errado", ele sempre dizia: "experimente, aprenda e tira suas próprias conclusões".

Ta cheio de cervejeiro profissional por aí criticando várias técnicas e dizendo que são erradas, etc etc etc e depois desse curso o Leo ganhou meu respeito.

Ele próprio citou uma cerveja gringas que gosta muito e usa o Nugget como lúpulo de aroma.

Conversando com os participantes após o curso teve um cara que estava contando que fazia FWH porque o amargor era menos "harsh" mas nunca tinha feito uma brassagem adicionando aos 60 (ou que seja qualquer outra adição de amargor na fervura)....então ele simplesmente está replicando algo que leu ou escutou mas na verdade nem sabe se é o melhor para o gosto dele ou não.....

Concordo em gênero, número e grau contigo. E era exatamente isto que quis dizer. :D

Como eu disse, estas são minhas conclusões de minhas experiências. Já fiz adições 60/30/15 60/20/5 fhw/15, fwh/0, fwh/stand hopping. Faço bases semelhantes com lúpulos ou adições distintas para perceber e entender melhor o que me agrada e atende minhas expectativas.

O que mais vejo é exatamente isto que tu disse: "alguém replicando algo que leu ou escutou" sem ter vivenciado.

Sim, sei que qualquer adição vai trazer algum resultado ao mosto, mas 10g de Saaz a 30 min e mais 10g de Saaz a 15 min em um volume de 20~40 l vai ser quase imperceptível, e isto tu acaba vendo aos montes por ai.

Por isto sempre tenho o cuidado de frisar que é minha opinião e baseada em minhas experiências, até por que não sou lá muito de seguir regras por seguir em minhas brassagens. Simplifico ao máximo meu processo e estou atingido bons resultados para meus padrões.

Aprendi muito lendo, estudando e fazendo, além de trocando ideias e experiências com quem tem mais ou menos do que eu. E espero ainda trocar muito mais ideias com você (da categoria "tem muito mais") pois sempre aprendo com tua contribuições.


É finalizando, hoje uso para APA´s FWH de um lúpulo de alto alfa ácido em conta (ZEUS - sempre tenho 1 pacote no congelador) e uma adição aos 5 min para sabor e aroma (entre whirlpool e resfriamento vale como uma adição de 15 min mais ou menos). Consigo amargor bom e aroma e sabor presentes. Deu muito certo com cascade, com amarillo, com Sorachi Ace (sabor, aroma nem tanto, mesmo com um pequeno DH)

.:mug:
 
É finalizando, hoje uso para APA´s FWH de um lúpulo de alto alfa ácido em conta (ZEUS - sempre tenho 1 pacote no congelador) e uma adição aos 5 min para sabor e aroma (entre whirlpool e resfriamento vale como uma adição de 15 min mais ou menos). Consigo amargor bom e aroma e sabor presentes. Deu muito certo com cascade, com amarillo, com Sorachi Ace (sabor, aroma nem tanto, mesmo com um pequeno DH)

.:mug:

Isso aí! Por isso que semrpe digo que o HBT BR é indispensável para quem quer aprender e refinar técnicas, aprendemos sempre, a quantidade de coisa que aprendi aqui é absurda.

Sou muito fã de Zeus também! Uma APA caseira minha é de Zeus com Centennial hehe fica muito bom também.
 
Isso aí! Por isso que semrpe digo que o HBT BR é indispensável para quem quer aprender e refinar técnicas, aprendemos sempre, a quantidade de coisa que aprendi aqui é absurda.

Sou muito fã de Zeus também! Uma APA caseira minha é de Zeus com Centennial hehe fica muito bom também.

Nem me fala. Aprendi a fazer cerveja (ainda estou aprendendo) praticamente lendo tudo o que se posta ou se postou aqui. Li muito e me debrucei sobre a literatura. Agora vou começar o Yeast.

Agora em um pequeno off-topic, nunca usei o Centennial e vejo descrições diferentes sobre ele (na WE nem falam de falta de cítrico, na Lamas o gráfico mostra só caráter cítrico). Podes dar uma opinião pessoal ?
 
Nem me fala. Aprendi a fazer cerveja (ainda estou aprendendo) praticamente lendo tudo o que se posta ou se postou aqui. Li muito e me debrucei sobre a literatura. Agora vou começar o Yeast.

Agora em um pequeno off-topic, nunca usei o Centennial e vejo descrições diferentes sobre ele (na WE nem falam de falta de cítrico, na Lamas o gráfico mostra só caráter cítrico). Podes dar uma opinião pessoal ?

É isso mesmo! Já pensou em tomar a Founder Centennial só para ter noção do perfil do lúpulo? Te ajudaria bastante!
 
Ele é cítrico, mas pra mim, um dos principais diferenciais do Centennial é o fato de ele dar uma sensação picante.
 
Back
Top