Sugestão de receita para primeira experiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rcorreas

Well-Known Member
Joined
Jan 30, 2014
Messages
61
Reaction score
17
Saudações amigos,

Estou aguardando a chegada do meu equipamento para começar o aprendizado de como fazer as minhas próprias cervejas.

Como moro em apartamento, desta forma, optei por fazer levas de 5 litros (galão).

Tendo em vista que terei que fazer a fermentação na temperatura ambiente, por não ter espaço na pequena geladeira de casa, gostaria de perguntar aos companheiros, qual seria a receita ideal para se começar a produção e ir pegando as "manhas" da coisa?

Agradeço muito a ajuda de todos vocês.

Um abraço.
 
A primeira receita: NÃO FERMENTE EM TEMPERATURA AMBIENTE.
A temperatura de fermentação é muito mais importante que a receita.
 
A primeira receita: NÃO FERMENTE EM TEMPERATURA AMBIENTE.
A temperatura de fermentação é muito mais importante que a receita.

Ok, Paulo...

Agora as dúvidas aumentam...

1) Queria que me recomendasse os ingredientes iniciais, bem 'beabá" mesmo; e

2) O que me recomenda fazer na fermentação, deixar na geladeira mesmo, ou rola de deixar no isopor com gelo??

Agradeço a atenção!

P.S.: Teu site está bem legal, parabéns....
 
Ok, Paulo...

Agora as dúvidas aumentam...

1) Queria que me recomendasse os ingredientes iniciais, bem 'beabá" mesmo

http://howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/Página_principal

tu descobre um monte de coisa aqui nesse site, quando à fermentação, ouvi que a caixa de isopor com gelo funciona bem, mas antes de brassar minha primeira all grain eu vou investir em um freezer e um controlador de temperatura... como to montando equip pra uns 60 litros, eu planejo fazer certo desde o começo... já basta as cagadas que fiz na minha ginger ale hahahaha
 
http://howtobrew.homebrewer.com.br/index.php/Página_principal

tu descobre um monte de coisa aqui nesse site, quando à fermentação, ouvi que a caixa de isopor com gelo funciona bem, mas antes de brassar minha primeira all grain eu vou investir em um freezer e um controlador de temperatura... como to montando equip pra uns 60 litros, eu planejo fazer certo desde o começo... já basta as cagadas que fiz na minha ginger ale hahahaha

Show esse site!

Muita informação boa....

Mas ainda assim, estou enrolado no que diz respeito aos tipos de malte e suas possíveis combinações, e qual o tipo de fermento ideal para cada tipo de malte (ou combinações)...

Fico olhando aqueles maltes que estão à venda na WE e na verdade não consigo saber para que serve cada um... E quais podem ser combinados para se obter uma boa cerveja para o aprendizado de um iniciante.
 
Dá uma lida nesse texto do Henrik Boden:

http://henrikboden.blogspot.com.br/2010/01/processo-de-producao-preparando-sua.html

Segue as dicas que ele dá, depois elabora a tura receita e posta aí pro pessoal comentar.

Na primeira cerveja você tem muita coisa pra se preocupar em relação ao processo, então eu sugiro que você comece com uma receita simples e fuja das lagers.

Boa sorte!

Valeu Paulo!!!!

Era EXATAMENTE o que eu estava procurando para dissipar minhas dúvidas de leigo!



Comprei a maior parte do meu equipamento na China, e ainda deve demorar um pouco para chegar... Enquanto isso, fico aqui estudando...

Assim que fizer minha primeira receita, devo postar o passo-a-passo dos meus procedimentos, para que o pessoal possa me corrigir!

Um abraço.

P.S.: Só mais uma dúvida: Acha válido o investimento em, pelo menos, um frigobar, para o controle de temperatura de fermentação??
 
P.S.: Só mais uma dúvida: Acha válido o investimento em, pelo menos, um frigobar, para o controle de temperatura de fermentação??

Esse é o melhor investimento que você pode fazer. Uma geladeira usada geralmente custa menos que um frigobar e tem bem mais espaço, acho que que vale a pena.
 
O problema é ter espaço pra colocar uma geladeira... hehehe Morar em apertamento é complicado...
 
Comprou que equipamento na China? Fiquei curioso.

Sim, comprei no Ali Express....

Só a panela comprei aqui no Brasil... Achei uma espagueteira de inox de 10 litros por 100 mangos....
 
Esse é o melhor investimento que você pode fazer. Uma geladeira usada geralmente custa menos que um frigobar e tem bem mais espaço, acho que que vale a pena.

Pois é, inicialmente pensei em uma geladeira de 1 porta mesmo, por ser mais barata...

Mas de pronto a patroa já vetou!!

Só me sobrou um espaço no escritório que cabe certinho um frigobar de 120 litros...
 

Latest posts

Back
Top