Substituir DME

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuilhermeCunha

Well-Known Member
Joined
Jul 31, 2015
Messages
145
Reaction score
46
Pessoal,

Em todas as minhas brassagens, após atingir o vlume final de mosto que eu preciso, sobram alguns litros de um mosto de densidade baixa. É possivel ao invés de utilizar o DME para produzir o starter de levedura, utilizar esta sobra de mosto? Por exemplo, se eu precisar de 3 litros de starter a 1.036, eu poderia pegar esta sobra, que talvez esteja a 1.025 por exemplo, ferver até ela chegar a 1.036 e depois guardar para fazer um starter?

Na real nem acho que vale a pena, mas fiquei curioso se funcionaria. Teria que adicionar algum tipo de nutriente?

Abraço,

Guilherme
 
Pessoal,

Em todas as minhas brassagens, após atingir o vlume final de mosto que eu preciso, sobram alguns litros de um mosto de densidade baixa. É possivel ao invés de utilizar o DME para produzir o starter de levedura, utilizar esta sobra de mosto? Por exemplo, se eu precisar de 3 litros de starter a 1.036, eu poderia pegar esta sobra, que talvez esteja a 1.025 por exemplo, ferver até ela chegar a 1.036 e depois guardar para fazer um starter?

Na real nem acho que vale a pena, mas fiquei curioso se funcionaria. Teria que adicionar algum tipo de nutriente?

Abraço,

Guilherme

Em geral, vai funcionar...

Quanto a valer a pena, realmente acho que não vale, porque além do líquido ocupar mais espaço (vai ter que congelar se quiser guardar por mais tempo), dá trabalho a mais, etc... comprar o DME é bem mais pratico.

Abraço
 
Muita gente faz isso, as vezes até já calculando um pouco a mais de mosto, daí só ferve pra esterelizar. Nutriente é opcional, mas naturalmente é bem vindo.
Eu prefiro DME, porquê eu faço starters na minha casa, mas faço as brassagens na casa dos meus pais, daí não vale o trabalho de armazenar e transportar.
 
Legal, eu procurei aqui no forum algo sobre o assunto, como não encontrei criei o topico. Vou experimentar na proxima!

Valeu!
 
Se espaço no congelador não for um problema, faça. Sempre fiz, sem nenhum problema.
 
Em geral, vai funcionar...

Quanto a valer a pena, realmente acho que não vale, porque além do líquido ocupar mais espaço (vai ter que congelar se quiser guardar por mais tempo), dá trabalho a mais, etc... comprar o DME é bem mais pratico.

Abraço

Tiago, por que é necessário congelar? Não posso ferver e armazenar na geladeira?
 
Tiago, por que é necessário congelar? Não posso ferver e armazenar na geladeira?

Pode... mas a tendência é contaminar depois de um tempo, como qualquer solução açucarada razoavelmente diluída...

Indicaria guardar por uma semana, mas se vc ferver e resfriar com tampa fechada, depois transferir pra um recipiente hermético previamente sanitizado, eu imagino que dure mais.

Abraço
 
Pode... mas a tendência é contaminar depois de um tempo, como qualquer solução açucarada razoavelmente diluída...

Indicaria guardar por uma semana, mas se vc ferver e resfriar com tampa fechada, depois transferir pra um recipiente hermético previamente sanitizado, eu imagino que dure mais.

Abraço

Entendi. Mas mesmo que contamine na geladeira, uma fervura de no mínimo 15min não daria jeito nos "sacaninhas" que proliferaram?
 
Entendi. Mas mesmo que contamine na geladeira, uma fervura de no mínimo 15min não daria jeito nos "sacaninhas" que proliferaram?

Sim... se não for bolor uma fervura ja conserta... só talvez fique com um cheiro meio zoado, se realmente ocorrer de proliferar contaminação...
 
Eu faço isso que você falou e tento manter um "estoque" de 4l(duas garrafas de 2l) de starter no congelador.

Como minhas levas de 40-50l geralmente usam uns 1-2l de starter, sempre que faço um starter retiro o que gastei do final da lavagem e fervo, se não teve starter não faço. Se for 1l só até misturo com o que sobrou da garrafa. Sempre fervendo novamente depois de descongelar pra garantir.

Guardo esse 4l porque no caso de um starter de lager do zero preciso do dobro de starter, e foi um volume que achei aceitável ocupar o congelador(geladeira duplex).

Uma maneira de guardar o mosto sem congelar é se você autoclavar o mosto em potes de conserva(ou numa panela de pressão que chegue a temperaturas de esterilização, matando esporos, e não somente sanitização). Daí rola até de guardar em ambiente. Nunca fiz, mas se você procurar pelo Google deve achar alguma coisa.

Entendi. Mas mesmo que contamine na geladeira, uma fervura de no mínimo 15min não daria jeito nos "sacaninhas" que proliferaram?

Mas e o que já foi gerado? Vai jogar fermento proliferado num meio "azedo", por exemplo? Eu não arriscaria.

Em geral, vai funcionar...

Quanto a valer a pena, realmente acho que não vale, porque além do líquido ocupar mais espaço (vai ter que congelar se quiser guardar por mais tempo), dá trabalho a mais, etc... comprar o DME é bem mais pratico.

Abraço

Não uso DME porque infelizmente as lojas aqui do RJ não acham importante ter em estoque, e pra comprar de longe o frete encarece. Concordo que ocupa espaço, mas a questão de dar mais trabalho... na verdade é só uma fervura a mais, e esperar descongelar, não é nada demais.
 
Sim... se não for bolor uma fervura ja conserta... só talvez fique com um cheiro meio zoado, se realmente ocorrer de proliferar contaminação...

Entendi. Perguntei pq tenho feito isto, então fiquei com medo de estar correndo risco de contaminar meus starters. O que faço é ferver e armazenar em garrafas pet sanitizadas. Daí deixo na geladeira a no máximo 1°C. Se proliferar alguma coisa, essa proliferação deve ser lenta, e bolor nunca vi. Antes de usar fervo por 15min. Mas mesmo que esse mosto fique meio zoado no cheiro/sabor, como faço coldcrash nos starter e descarto quase todo o sobrenatante, nunca senti nenhuma alteração na cerva.

Valeu Tiago!
 
Eu faço isso para economizar no DME (acabo tendo que completar para chegar nos 1036). Também tenho o problema de ter que pedir DME longe e com frete caro. Coloco na PET de 5L e deixo na geladeira por 10 dias (minha média de tempo entre brassagens é de duas semanas).
 
Back
Top