Stout fermentando a 6 dias sem baixar muito a densidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

matheusmogi

Member
Joined
Dec 5, 2016
Messages
9
Reaction score
0
Senhores,
Estou na minha 4 cerveja e as 3 anteriores não estava conseguindo uma boa quantidade de mosto no fermentador (fazia receita de 20lt e conseguia apenas 16 fermentando). Porém nessa fiz a lavagem com mais água e consegui 20lt porém a og ficou abaixo do esperado a 1,046.

No primeiro dia fermentando, jorrou mosto pelo airlock, fiquei feliz pois meu balde não estava lacrando mto bem então passei papel film nele.
No 4o dia vi que a vedação foi pras cucuias, tirei uma amostra e a densidade estava em 1,030.

Coloquei peso sobre o balde e ele voltou a vedar bem, tirei a densidade hj 6o dia, e caiu pra 1,029 apenas (a fg esperada eh 1,016).

Amanhã inteira uma semana e não sei o q fazer.
Tem solução ainda?

PS nessa receita tinha 6kg de grãos e adicionei 100gr de chocolate em pó o "do padre".
 
Senhores,
Estou na minha 4 cerveja e as 3 anteriores não estava conseguindo uma boa quantidade de mosto no fermentador (fazia receita de 20lt e conseguia apenas 16 fermentando). Porém nessa fiz a lavagem com mais água e consegui 20lt porém a og ficou abaixo do esperado a 1,046.

No primeiro dia fermentando, jorrou mosto pelo airlock, fiquei feliz pois meu balde não estava lacrando mto bem então passei papel film nele.
No 4o dia vi que a vedação foi pras cucuias, tirei uma amostra e a densidade estava em 1,030.

Coloquei peso sobre o balde e ele voltou a vedar bem, tirei a densidade hj 6o dia, e caiu pra 1,029 apenas (a fg esperada eh 1,016).

Amanhã inteira uma semana e não sei o q fazer.
Tem solução ainda?

PS nessa receita tinha 6kg de grãos e adicionei 100gr de chocolate em pó o "do padre".

Usou açúcar na receita?
Quanto usou de fermento?
Fermento seco ou líquido?
Ocorreu algum problema de medição de temperatura na mosturação?
Qual foi a temperatura de inoculação?
 
Cara, tem algum problema aí n seu processo. Usar 6kg de grãos e ter uma OG de apenas 1046 em um lote de 20 litros me parece uma eficiência muito baixa.

Eu que não tenho das melhores eficiências consigo uma OG de 1046 geralmente com 4kg ou pouca coisa a mais de grãos pra uns 18 litros.
 
Usou açúcar na receita?
Quanto usou de fermento?
Fermento seco ou líquido?
Ocorreu algum problema de medição de temperatura na mosturação?
Qual foi a temperatura de inoculação?
Não usei açúcar, usei 1 pacote de fermento seco hidratado, não tive nenhum problema na mosturacao e inoculei o fermento a 30 graus.
 
Cara, tem algum problema aí n seu processo. Usar 6kg de grãos e ter uma OG de apenas 1046 em um lote de 20 litros me parece uma eficiência muito baixa.

Eu que não tenho das melhores eficiências consigo uma OG de 1046 geralmente com 4kg ou pouca coisa a mais de grãos pra uns 18 litros.
Então, durante a lavagem eu acabei deixando a bomba apontada para a panela fermentador (ao invés de recircular) por uns 5 minutos, talvez tenha ido mta água limpa pra fervura?
Eu concordo que a og ficou baixa mas o estranho eh q está longe da fg, ou seja proporcionalmente não abaixou nada. Tem algo a fazer quanto a isso?
 
Não usei açúcar, usei 1 pacote de fermento seco hidratado, não tive nenhum problema na mosturacao e inoculei o fermento a 30 graus.

Para a sua OG e quantidade, o ideal seria um pacote e meio...

Tenta dar uma chacoalhada no fermentador para colocar o fermento em suspensão novamente.

Essa levedura estava em boas condições de armazenagem?

Se você não ultrapassou 72C durante a mosturação, aparentemente não tem muita coisa errada a ponto de parar a fermentação assim
 
Pra 20 litros de uma OG de 1046, 1 pacote até que daria para conseguir fermentar tudo, embora não seja ideal (normalmente eu uso logo 2 pcte pra garantir).

Porém, uma coisa me chamou atenção: o colega disse que inoculou com o mosto a 30ºC... achei essa temperatura meio alta pra inoculação. Será que não matou um bocado de levedura aí?

Outra coisa: só pra tirar a dúvida aqui. como vc vem medindo a densidade da cerveja? densímetro ou refratômetro? se for refratômetro, está fazendo a correção?
 
Meço sempre com densimetro. Fiz o mashout acima de 75 pois o beersmith indicava.
Mas os testes de iodo ficaram perfeitos.
 
Senhores,
Estou na minha 4 cerveja e as 3 anteriores não estava conseguindo uma boa quantidade de mosto no fermentador (fazia receita de 20lt e conseguia apenas 16 fermentando). Porém nessa fiz a lavagem com mais água e consegui 20lt porém a og ficou abaixo do esperado a 1,046.

No primeiro dia fermentando, jorrou mosto pelo airlock, fiquei feliz pois meu balde não estava lacrando mto bem então passei papel film nele.
No 4o dia vi que a vedação foi pras cucuias, tirei uma amostra e a densidade estava em 1,030.

Coloquei peso sobre o balde e ele voltou a vedar bem, tirei a densidade hj 6o dia, e caiu pra 1,029 apenas (a fg esperada eh 1,016).

Amanhã inteira uma semana e não sei o q fazer.
Tem solução ainda?

PS nessa receita tinha 6kg de grãos e adicionei 100gr de chocolate em pó o "do padre".

Qual fermento está usando? Está controlando temp de fermentação como?
seis dias de fermentação é relativo.. depende da cepa pode ter atenuado tudo que precisava ou não.. está atenuando.. continue acompanhando

Cara, só evite usar formas de cacau n puro pra obter gosto de chocolate por causa da gordura que eles tem.. podem te trazer um gosto ransoso e matar a espuma.. mas essa quantidade acho em 20L n vai dar nada

Outra dica: acho q sua eficiencia de mash tá meio baixa.. 6Kg de malte pra 20L é bastante coisa.. de repente cuida moagem ou lavagem. Olhando de forma bem genérica: 6 kg de malte x 70% de açúcar por kilo (+-) = 4.200/2.300-1 (11 Plato x L)= 54%

abraço!
 
talvez então seu problema foi inocular a levedura no mosto a 30ºC... talvez tenha sido alto demais.

Nao sei se a temperatura foi alta , fiz uma stout e inoculei a 35 graus , claro que a levedura estava hidratada e nos mesmos 35 , nunca mais acertei uma stout tao boa como aquela.. tem um video do jamal do beerschool no YouTube quê fala da hidratação do fermento e diz lá que 35 graus é uma otima temperatura de hidratação, logico que há excessões confira https://youtu.be/XtuqcwGiLzM
 
Galera desculpe a demora, não vi que o post continha mais respostas.
Bem, passado 7 dias resolvi engarrafar assim mesmo. ela ficou só com 3% de ABV, porém ficou extremamente boa (na minha opinião e de outras pessoas), fraca de alcool mas com otima drinkability, um fundinho bem leve de chocolate e um pouco mais amarga que o esperado, mas eu gostei.
Creio que o problema foi a vedação, deve ter entrado O2 e estragou a fermentação.
Pras próximas já sei o que fazer para evitar o problema da vedação.
 

Latest posts

Back
Top