Stir Plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Tomazela, achei muito legal. Adorei a idéia do motorzinho. Vou fazer um igual ao seu. Só que não entendi como você fixou os ímãs no eixo do motorzinho, para que não escape. Você poderia me ar uma dica? Você usou dois ímãs de que diâmetro e espessura?
 
Tomazela, achei muito legal. Adorei a idéia do motorzinho. Vou fazer um igual ao seu. Só que não entendi como você fixou os ímãs no eixo do motorzinho, para que não escape. Você poderia me ar uma dica? Você usou dois ímãs de que diâmetro e espessura?



Amigo, fiz um stir plante usando esses motorzinhos que o @Tomazela citou. No meu caso, peguei um pedaço de plástico bem duro, fiz um furo com a broca e fixei no eixo do motor. Sobre a placa coloquei um imã de cada lado e prendi bem com fita isolante. Os imãs têm o diâmetro de uma moeda de um real.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Amigo, fiz um stir plante usando esses motorzinhos que o @Tomazela citou. No meu caso, peguei um pedaço de plástico bem duro, fiz um furo com a broca e fixei no eixo do motor. Sobre a placa coloquei um imã de cada lado e prendi bem com fita isolante. Os imãs têm o diâmetro de uma moeda de um real.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

É isso aí, do tamanho de uma moeda de um real...cada motorzinho vai ter um jeito de fixar, mas daí vai da criatividade.

Eu usei cola quente e fita isolante tb.

Um dos maiores segredos é posicionar bem os imãs para que fique estável e não deixe o peixinho pulando.

O motorzinho eh show de bola pra isso!

@EngRocha
 
Mais uma vez obrigado, Tomazela, vou comprar as peças. Não vejo a hora de montar e testar. Balançar o Erlen com as mãos é osso, kkk. Obrigada pela dica também, S3N475.
 
Tomazela e S3N475: Vocês acham que 5mm de espessura do ímã é suficiente? Ou teria que ser mais forte, mais espesso?
 
Ótimo. Vou comprar esse que é mais barato, então. Já comprei o dimmer e o motorzinho. Fonte pode ser qualquer uma que forneça 12v?
 
Opa,

Você acha esses imãs dentro de HDs de computador. Se tiver um HD velho queimado aí pode tirar os imãs de lá. Cada HD tem 2 imãs. Em lojas de informática consegue HD velho jogado fora. Fiz meu agitador usando ventilador de computador (12v) com TIP 42, potenciômetro, ventilador e fonte. Funciona legal.
Estou aumentando as levas e estou pensando em trocar o ventilador pra um motor mas vou tentar com motor de drive de CDROM velho (que também acha em loja de informática jogado fora).
Se der certo eu posto o resultado aqui.

Valeu
 
Opa,

Você acha esses imãs dentro de HDs de computador. Se tiver um HD velho queimado aí pode tirar os imãs de lá. Cada HD tem 2 imãs. Em lojas de informática consegue HD velho jogado fora. Fiz meu agitador usando ventilador de computador (12v) com TIP 42, potenciômetro, ventilador e fonte. Funciona legal.
Estou aumentando as levas e estou pensando em trocar o ventilador pra um motor mas vou tentar com motor de drive de CDROM velho (que também acha em loja de informática jogado fora).
Se der certo eu posto o resultado aqui.

Valeu

Os imãs de HD possuem um formato que dificulta demais a centralização, que acaba sendo crucial para o peixinho não ficar pulando em altas velocidades.
 
Achei um adaptador antigo aqui em casa com saída de 12v e 1.25A, acho que era de alguma impressora que morreu. Assim que chegar as peças vou testar com ele. Muito obrigado Tomazela. Suas dicas foram de muita ajuda. Assim que montar vou postar o resultado. Valeu!
 
Os imãs de HD possuem um formato que dificulta demais a centralização, que acaba sendo crucial para o peixinho não ficar pulando em altas velocidades.

Opa,

Com certeza. Mas dispostos conforme você mesmo fez (foto anterior enviada) no seu projeto acho que não tem muito problema. Vou fazer o meu próximo da forma que fez, porém, usando os imãs de HD e coloco aqui o resultado.

Valeu.
 
Opa,

Com certeza. Mas dispostos conforme você mesmo fez (foto anterior enviada) no seu projeto acho que não tem muito problema. Vou fazer o meu próximo da forma que fez, porém, usando os imãs de HD e coloco aqui o resultado.

Valeu.

O meu imã de HD era tipo um arco...Aí vibrava mt e não ficou bom...
 
Opa,



Com certeza. Mas dispostos conforme você mesmo fez (foto anterior enviada) no seu projeto acho que não tem muito problema. Vou fazer o meu próximo da forma que fez, porém, usando os imãs de HD e coloco aqui o resultado.



Valeu.



Cara, dá uma pesquisada no ML. Tem muitos imãs de neodímio dos mais diversos tamanhos e formatos com ótimos preços. Você vai conseguir estabilizar muito mais fácil o conjunto, o que vai te permitir alcançar velocidades muito satisfatórias. Sem contar que os imãs de neodímio são muito mais potentes do que esses de HD.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Finalmente montei o Stir Plate. Usei uma fonte 12v, 1.5a, acho que de uma impressora que morreu, um dimmer para lampadas led de 12v que comprei no mercado livre, um motorzinho de 12v usado, que acho que é de impressora, que comprei no mercado livre, e dois ímãs de neodímio circulares, com 20mm de diâmetro e 5mm de espessura. Para fixar os ímãs furei um pedaço de plástico e encaixei forçando no pino do motorzinho. Depois colei os dois ímãs com super bonder, com os polos invertidos, juntos ao pino do motorzinho, e reforcei tudo com cola quente. Como base eu coloquei uma tupperware velha que não tinha tampa, e colei o motorzinho com cola quente, afastando o pino de baixo do fundo das tupperware. Fiz dois furos na tupperware para passar os fios e como não tinha máquina de solda, enrrolei as pontas dos fios nos polos do motorzinho e colei com cola quente. No final coloquei um placa de eucatex em cima para apoiar o Erlenmeyer, e fiz as ligações elétricas no dimmer. Como o fundo do Erlen é cônico, o peixinho escapa no início, mas depois que ele firma funciona muito bem. Vou colocar fotos.
 
Muito obrigado Tomazela e todos que deram dicas. Só de não ter mais que balançar o Erlen de 15 em 15 minutos... Assim que conseguir coloco as fotos.
 
Muito obrigado Tomazela e todos que deram dicas. Só de não ter mais que balançar o Erlen de 15 em 15 minutos... Assim que conseguir coloco as fotos.



Isso aí! Esse motorzinho com os imãs de neodímio não tem erro. Tentei fazer um aqui usando tuperware, mas o fundo dele entortou depois de um tempo. Talvez se fixar na tampa, usando o pote de cabeça pra baixo, funcione. Depois mostra como ficou.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O meu fiz com um ventilador de uma fonte de PC velha, uma fonte de note velha e ímãs de duas caixinhas de som de PC velhas. Pura sucata.

cortei uma régua plástica no tamanho do diâmetro do ventilador menos 1 cm, colei cada ímã em uma das extremidades da régua (distâncias iguais) e colei a régua sobre o ventilador (com a régua ficou fácil de deixar centralizado e balanceado.
coloquei todo o conjunto dentro de uma caixa de guardar disquetes de 5 1/4" (mais um lixo que tinha por aqui).

Agora só falta dar acabamento e colocar um dimmer.

Com um elernmayer de 1l e um peixinho pequeno tenho um belíssimo redemoinho.
 
Se possivel, mandem as fotos, tambem estou tentando fazer um.
 
Aí estão as fotos do meu. Meu tupperware é de plástico bem duro e funcionou bem.
 

Attachments

  • StirPlate1 (Copy).jpg
    StirPlate1 (Copy).jpg
    190.4 KB · Views: 71
  • StirPlate2 (Copy).jpg
    StirPlate2 (Copy).jpg
    139.8 KB · Views: 69
  • StirPlate3 (Copy).jpg
    StirPlate3 (Copy).jpg
    112.5 KB · Views: 74
  • StirPlate4 (Copy).jpg
    StirPlate4 (Copy).jpg
    117.5 KB · Views: 79
  • StirPlate5 (Copy).jpg
    StirPlate5 (Copy).jpg
    163 KB · Views: 74
Pessoal, primeiramente obrigado aos que se dedicaram a mostrar as suas experiências e facilitar o caminho daqueles que querem construir o seu stir plate.

Sem me delongar, gostaria de saber: Este produto aqui:

"Controlador Pwm 6v 12v 24v 28v 3a Controle De Rotação Motor"
http://produto.mercadolivre.com.br/...v-12v-24v-28v-3a-controle-de-rotaco-motor-_JM

Seria eficiente no controle da velocidade dos motores 12 volts, como este:

"Micromotor Dc 12v 7000rpm Micro Motor Arduino Robótica"
http://produto.mercadolivre.com.br/...-12v-7000rpm-micro-motor-arduino-robotica-_JM

Sem o risco de esquentar e queimar os componentes?

Obrigado!
 
Back
Top