Stir Plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal,

Segue em anexo, todos os componentes do stir plate que estou tentando fazer. Inicialmente, para o projeto, comprei o cooler que está na caixa, ele é de 12v, o potenciometro menor é de carvão de 5k, fonte de 12v e imã de neodímio de hd. Fiz toda a ligação e o cooler funcionou, perfeitamente, sem o imã. Quando coloquei o imã, ele só partiu porque tive que girar o cooler manualmente para ele arrancar. Por este motivo, comprei o outro, cooler de 110/220v, para ter mais força. A estabilidade da barra magnética também está sendo um dos problemas, pelo que consegui perceber, a rotação tem que começar mais devagar e aumentar aos poucos. Pesquisei, e vi que o potenciometro de fio é melhor e acabei comprando um de 100k por achar que teria um controle melhor da rotação. E ainda comprei até um dimmer para ter outras possibilidades de fazer funcionar.

Desde já agradeço pela ajuda.
 

Attachments

  • teste.jpg
    teste.jpg
    203.3 KB · Views: 158
Pessoal,



Segue em anexo, todos os componentes do stir plate que estou tentando fazer...



Desde já agradeço pela ajuda.


Jrrocha, já tentei bastante coisa. Pra mim, o que resolveu foi um imã neodímio mais forte que o de HD, cooler 127/220V e um dimmer. O imã em achei na casa do imã em Curitiba. Eles vendem pelo site. O que eu comprei foi o de 25X7mm, mas dependendo do seu objetivo ( quantos litros pretende agitar ), vc pode usar um imã menor. Outra coisa importante é que haja um espaçamento entre o imã e a ventoinha, para que o imã não afete a parte magnética da ventoinha.

b2b236920a0bf4afba25633dd42d23b7.jpg


349b8c868b08f406dc17f88a5c58cac4.jpg


29561b320a060069f5f83599d99f8e30.jpg


3241769b4c60d0d7a1ef5a0d15788fbe.jpg


Segue um vídeo que eu fiz com 3 litros:

[ame]https://vimeo.com/174972589[/ame]




Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
Jrrocha, já tentei bastante coisa. Pra mim, o que resolveu foi um imã neodímio mais forte que o de HD, cooler 127/220V e um dimmer. O imã em achei na casa do imã em Curitiba. Eles vendem pelo site. O que eu comprei foi o de 25X7mm, mas dependendo do seu objetivo ( quantos litros pretende agitar ), vc pode usar um imã menor. Outra coisa importante é que haja um espaçamento entre o imã e a ventoinha, para que o imã não afete a parte magnética da ventoinha.

b2b236920a0bf4afba25633dd42d23b7.jpg


349b8c868b08f406dc17f88a5c58cac4.jpg


29561b320a060069f5f83599d99f8e30.jpg


3241769b4c60d0d7a1ef5a0d15788fbe.jpg


Segue um vídeo que eu fiz com 3 litros:

https://vimeo.com/174972589




Enviado do meu telefone usando Tapatalk

@felipealex

Muito legal seu projeto. Parabéns.

Minha intenção é fazer algo parecido. Meu erlenmeyer é de 2 litros e minhas levas são para 30 litros. Acredito que seja o suficiente para a maioria dos casos.

Estou com dúvidas na ligação do cooler (220v), tomada e dimmer.

Para o cooler, os fios utilizados serão o vermelho e preto.

Como seria essa ligação?

Testei o cooler diretamente na tomada e funcionou.

Segue em anexo os componentes.
 

Attachments

  • todo.jpg
    todo.jpg
    194.1 KB · Views: 120
Um dos fios da tomada vai ligado a um fio do cooler. O outro fio do cooler vai ligado num dos fios do dimmer. O outro fio do dimmer vai ligado no fio da tomada que sobrou.


Guilherme C.
 
@felipealex

Muito legal seu projeto. Parabéns.

Minha intenção é fazer algo parecido. Meu erlenmeyer é de 2 litros e minhas levas são para 30 litros. Acredito que seja o suficiente para a maioria dos casos.

Estou com dúvidas na ligação do cooler (220v), tomada e dimmer.

Para o cooler, os fios utilizados serão o vermelho e preto.

Como seria essa ligação?

Testei o cooler diretamente na tomada e funcionou.

Segue em anexo os componentes.



Jrrocha, a ligação do dimmer é em série com a ventoinha.

ee4153d1e0578a6f1d180b4c9916f6d5.jpg


862eb3ef7846f72ae4335e9903f610a4.jpg



Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
@cozinheiro2008 e @felipealex obrigado pela ajuda, fiz a ligação e funcionou muito bem.

Só mais uma dúvida.

O dimmer que mencionei ele possui um transistor e é um potenciometro de 500k. Ele seria muito forte para o stir plate?

Vi em alguns tutoriais utilizando potenciometro de 5k e 10k.

Além do dimmer, eu também possuo um potenciometro de 5k de carvão e outro de 100k de fio, porém ambos não possuem transistor e dissipador de calor. É necessário um transistor e dissipador?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
 
@cozinheiro2008 e @felipealex obrigado pela ajuda, fiz a ligação e funcionou muito bem.

Só mais uma dúvida.

O dimmer que mencionei ele possui um transistor e é um potenciometro de 500k. Ele seria muito forte para o stir plate?

Vi em alguns tutoriais utilizando potenciometro de 5k e 10k.

Além do dimmer, eu também possuo um potenciometro de 5k de carvão e outro de 100k de fio, porém ambos não possuem transistor e dissipador de calor. É necessário um transistor e dissipador?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.



@jrrocha, use só o dimmer. Ele faz o que precisa. Não esquente a cabeça com potenciômetros à parte. Se não conseguir ajuste fino da rotação com o dimmer, tem como colocar dois dimmers em série. Mas eu não tentei isso.


Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
Fala Rins,

Difícil encontrar um stir plate comercial para laboratórios barato, digo barato por volta de 350 dilmas!

Já fiz uns 3 e posso dizer que o que compromete a eficiência é o imã que está usando.

O primeiro utilizei uma ventoinha de computador 12v com imã de HD. Não presta por dois motivos: A ventoinha não tem força e velocidade (RPM) suficiente e o segundo que o imã encontrado nos hd´s atuais são bem fracos com 2mm de espessura não é forte o suficiente. Na agua pura consegue gerar um pequeno vortex mas ao colocar o mosto com 1,035 mais a levedura só serve para fazer um misturador, nem perto de criar o vortex e oxigenar o mosto. Usei um potenciômetro simples de 10K ohms.

O segundo usei uma ventoinha 80mm de 110v com o mesmo imã neodimio ou imã de terras raras encontrado em HD, não deu certo melhorou muito em ralação ao anterior, com somente água era uma maravilha mas ao colocar o mosto e as leveduras criava um pequeno votex mas era bem instável. Utilizando erlenmeyer de 1 ou 2 litros.

Então vi um video da Acerva carioca http://www.facebook.com/video/video.php?v=550053701705777 e realmente o problema era o imã utilizado. Como indicado comprei no site http://www.tecnoimaloja.com.br/ um de 5mm e maravilha :rockin: :rockin:
A unica questão como vc disse é o dimmer utilizado, se usar o potenciometro direto vai queimar (eu mesmo queimei!) e se comprar um dimmer para lampadas não vai funcionar pois a potencia é muito baixa. Eu mesmo fiz um PWM (dimmer) para atender minhas especificações. Mas no meu ver nem vale a pena, vou fazer um novo sem dimmer somente com um botão liga-desliga.

Posso enviar um video ou foto se quiser.
Boa noite Marcelo. Vc poderia enviar fotos,vídeos e/ou projetos desse stirplate seu? Fiz um como vc fez primeiro, realmente n funciona como deveria. Forte abraço.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk
 
Legal os projetos! O meu é bem parecido, ventoinha 220V e dimmer comprado pronto, testei com dois imãs de neodimio em formato de moeda e com imã de HD também. Não funciona de jeito nenhum!

Eu percebi que meu erlenmeyer tem o fundo levemente arredondado e isso ajuda fazer com que o peixinho não pare no meio! Com outros recipientes funciona relativamente bem... Alguém já teve esse problema?

@felipealex qual o tamanho do peixinho? Sabe a marca do seu erlenmeyer? Ele tem o fundo totalmente plano?
 
valtert, td bom?

Meu erlenmeyer é da Uniglass e tb tem o fundo arredondado.
Eu uso os imãs em formato de moeda, mas para eles darem certo vc tem q serrar/quebrar eles bem no meio dai cada semi circulo fica com os pólos bem definidos. Eu quebrei 1 moeda e colei a parte reta no cooler ficando a parte arredondada pra cima, assim funciona perfeitamente. Dai precisa de mais espaço dentro da caixa que eu montei tudo para não ficar raspando na tampa...

Sobre o tamanho do peixinho o meu tem 2 cm.
 
Fala, tomazela, tudo bem?

Tô pra montar meu agitador e senti firmeza na sua estratégia. Esse motorzinho parece proporcionar uma rotação bem melhor. Você poderia dar um relato de como ficou o seu agitador? Tá funcionando bem? Pode dar mais detalhes do projeto tal como adaptou os imãs no motor, em que posição, a distância para o erlenmeyer etc? Será que consegue agitar bem um erlen de 5L?

Obrigado desde já, um abraço!

Chico Mello
 
Fala, tomazela, tudo bem?

Tô pra montar meu agitador e senti firmeza na sua estratégia. Esse motorzinho parece proporcionar uma rotação bem melhor. Você poderia dar um relato de como ficou o seu agitador? Tá funcionando bem? Pode dar mais detalhes do projeto tal como adaptou os imãs no motor, em que posição, a distância para o erlenmeyer etc? Será que consegue agitar bem um erlen de 5L?

Obrigado desde já, um abraço!

Chico Mello

Depois de muito apanhar, está funcionando muito bem.

Para 5 Litros eu compraria esse imã: http://www.imashop.com.br/bloco-de-n...-mm-b351510p/p

Pode ser que esse dê conta também: http://www.imashop.com.br/bloco-de-neodimio-40-x-25-x-5-mm-b402505p/p

Quanto maior o volume, mais forte tem que ser o imã e maior precisa ser o peixinho....

Em casa vou subir o vídeo no youtube dele funcionando e posto aqui...

A caixinha que comprei, como ela tem uns pézinhos, tem um furo bem no centro dela o que possibilitou posicionar o motor certinho...

Aí fixei ele com cola quente e em volta para estabilizar bem, colei com cola quente e papelão....

Para fixar o imã no motor, usei uma chapinha de plástico e colei com cola quente...Aí fixei o imã nessa chapa...

O maior segredo do stir-plate e centralizar bem o imã, pois se fica instável ele faz o peixinho voar...
 
@fcamello segue o vídeo do stir-plate em funcionamento: [ame]http://www.youtube.com/watch?v=UkQ9Upp_sb0[/ame]
 
Que isso, hein, tomazela, que tornado! Ficou bom demais, cara! Valeu muito pelas dicas, vou me aventurar a copiar teu projeto, heheheh! Abraço!
 
Que isso, hein, tomazela, que tornado! Ficou bom demais, cara! Valeu muito pelas dicas, vou me aventurar a copiar teu projeto, heheheh! Abraço!

kkkk...pois eh....depois de muito apanhar, como vc disse, ficou um tornado excelente...

O segredo está no imã mesmo e na centralização dele...

Se você puder ir fisicamente em uma loja de imã com o seu peixinho, melhor...

Usar dois imãs menores também é uma boa, pois precisa que as duas extremidades do peixinho fiquem presas...

Com dois imãs, dá pra fazer isso perfeitamente...

Com um único imã pode dar problema com os polos e o peixinho não fixar direito...
 
Sim. Dois imãs é bem mais fácil. Espaçados de forma igual e de modo que o imã pegue a ponta do peixinho.

Em um peixinho grande você consegue perceber que a parte magnética do peixinho está localizado nas pontas. Você pode encostar os ímãs no peixinho, passar a cola neles e fazer a fixação no fan.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Depois de muito apanhar, está funcionando muito bem.

Para 5 Litros eu compraria esse imã: http://www.imashop.com.br/bloco-de-n...-mm-b351510p/p

Pode ser que esse dê conta também: http://www.imashop.com.br/bloco-de-neodimio-40-x-25-x-5-mm-b402505p/p

Quanto maior o volume, mais forte tem que ser o imã e maior precisa ser o peixinho....

Em casa vou subir o vídeo no youtube dele funcionando e posto aqui...

A caixinha que comprei, como ela tem uns pézinhos, tem um furo bem no centro dela o que possibilitou posicionar o motor certinho...

Aí fixei ele com cola quente e em volta para estabilizar bem, colei com cola quente e papelão....

Para fixar o imã no motor, usei uma chapinha de plástico e colei com cola quente...Aí fixei o imã nessa chapa...

O maior segredo do stir-plate e centralizar bem o imã, pois se fica instável ele faz o peixinho voar...
Opa Tomazela!

Achei o seu projeto bem interessante e estou no caminho. Inclusive já comprei o kit com 5 motores 12v do link. Falta o dimmer. Já ao pesquisar as caixas para elétrica/projetos não encontrei nenhuma com a característica que apresentou, ou seja, o furo central pra facilitar a instalação do mesmo.

Poderia verificar na sua se possui alguma referência pra facilitar a busca?

Parabéns pela ideia!
Antes, agradeço!
Abs

Enviado de meu Moto G usando Tapatalk
 
Opa Tomazela!

Achei o seu projeto bem interessante e estou no caminho. Inclusive já comprei o kit com 5 motores 12v do link. Falta o dimmer. Já ao pesquisar as caixas para elétrica/projetos não encontrei nenhuma com a característica que apresentou, ou seja, o furo central pra facilitar a instalação do mesmo.

Poderia verificar na sua se possui alguma referência pra facilitar a busca?

Parabéns pela ideia!
Antes, agradeço!
Abs

Enviado de meu Moto G usando Tapatalk

Olá amigo...

Não chega a ser um furo...

É que como a caixa tem os pézinhos embaixo, o pininho do motor deu encaixe perfeito, precisando somente usar a cola quente pra fixar (com cuidado pra não colar o pino e travar o motor).

Recomendo que vá em uma loja de eletro/eletrônicos e pegue a caixinha na mão...provavelmente são todas bem parecidas...

Caso você não encontre com esse furinho...não será difícil fixar...com alguns pedacinhos de plástico e cola quente ;)

Não cheguei a testar com um potenciometro de fio. No cooler de computador, só consegui um controle mais fino com o dimmer...

O motorzinho é bruto...tem 8000 RPM se não me engano
 
Olá amigo...

Não chega a ser um furo...

É que como a caixa tem os pézinhos embaixo, o pininho do motor deu encaixe perfeito, precisando somente usar a cola quente pra fixar (com cuidado pra não colar o pino e travar o motor).

Recomendo que vá em uma loja de eletro/eletrônicos e pegue a caixinha na mão...provavelmente são todas bem parecidas...

Caso você não encontre com esse furinho...não será difícil fixar...com alguns pedacinhos de plástico e cola quente ;)

Não cheguei a testar com um potenciometro de fio. No cooler de computador, só consegui um controle mais fino com o dimmer...

O motorzinho é bruto...tem 8000 RPM se não me engano
Maravilha! Farei isso!

E no lugar do dimmer tô avaliando colocar um controlador PWM para motores 12v. Não entendo muito de elétrica mas o esquema é o mesmo, suave.

Agradeço novamente!

Enviado de meu Moto G usando Tapatalk
 
Rapaziada, peguei uma base de um liquidificador usado, coloquei um potenciômetro indicado para a potência dele e na parte giratória, prendi com cola alguns imãs de HD.

Para colocar o erlen de 2L, eu nivelei a parte superior da base do liquidificador com durepox e coloquei uma tampa de madeira.

Funcionou!

Dá pra pensar em outras coisas para melhorar o acabamento, mas funciona legal.


:mug:
 
Boa noite Marcelo. Vc poderia enviar fotos,vídeos e/ou projetos desse stirplate seu? Fiz um como vc fez primeiro, realmente n funciona como deveria. Forte abraço.

Enviado de meu Nexus 5 usando Tapatalk

Fala Felipe,

Sim, vou mandar. Eu fiz esse ai é realmente ficou bom, o problema que tive com mais de 1 ano de uso foi com a "estabilidade" se assim posso dizer. Eu uso geralmente erlenmeyer de 2L e de 5L. Quando fazia o teste, com água somente, era uma maravilha, mas com mosto a 1,035 ~ 1,040 o negócio fica bruto srsr. O cooler esquenta muito depois de horas de uso prejudicando a cola, tentei super bonder, cola quente, só durou mais com Araldite mas mesmo assim depois de um bom tempo descola, pois a a temperatura máxima é de 80º C.

Foi tanta duvida, tanto problema com velocidade, estabilidade do peixinho, cria ou não o vortice, imã forte ou fraco, que acabei comprando um stir plate profissional Fisatom 752 para 6L. E por incrível que pareça os problemas não acabaram, tem uma leve trepidação por balanceamento, o peixinho escapa dependendo da velocidade. O que ganhei de Know-how foi que realmente para o de 5L eu uso o profissional, pois tenho mais estabilidade de maneira geral, a velocidade não pode ser muito rápida, no máximo 1300 rpm ou nem isso, o que importa é o torque, a força que o motor tem ao girar.
Com 25w ele aguenta bem agitar o mosto, mas de longe cria o vórtice que aparece somente com água, no final com a densidade menor o vórtice chega a aparecer mais. O vórtice não é problema, o lance que tem que agitar bem.

O stir plate DIY que fiz até tem uma estabilidade do peixinho melhor, pois usei imãs bem fortes, em contra partida o ventilador tem que fazer muito mais força para girar, pois a barra magnética cria um atrito bem forte no fundo do erlenmeyer a ponto de arranhar o vidro. Outro ponto é o controle de velocidade: é bem chato controlar sem um PWM, utilizei um "dimmer" que altera somente a voltagem alterando a velocidade e o torque deixando um controle mais chato de fazer inicialmente.



Hoje em dia eu tenho 4 stir plates, um Fisatom 752, um DIY com cooler de 110v e dois de 12v para volumes menores, mais simples com maior estabilidade.

Depois eu mando videos e fotos comparando.

Um abraço
 
Rapaziada, peguei uma base de um liquidificador usado, coloquei um potenciômetro indicado para a potência dele e na parte giratória, prendi com cola alguns imãs de HD.

Para colocar o erlen de 2L, eu nivelei a parte superior da base do liquidificador com durepox e coloquei uma tampa de madeira.

Funcionou!

Dá pra pensar em outras coisas para melhorar o acabamento, mas funciona legal.


:mug:

Fantástico!

Se puder, posta no youtube e compartilha um vídeo dele funcionando...
 
Fala Felipe,

Sim, vou mandar. Eu fiz esse ai é realmente ficou bom, o problema que tive com mais de 1 ano de uso foi com a "estabilidade" se assim posso dizer. Eu uso geralmente erlenmeyer de 2L e de 5L. Quando fazia o teste, com água somente, era uma maravilha, mas com mosto a 1,035 ~ 1,040 o negócio fica bruto srsr. O cooler esquenta muito depois de horas de uso prejudicando a cola, tentei super bonder, cola quente, só durou mais com Araldite mas mesmo assim depois de um bom tempo descola, pois a a temperatura máxima é de 80º C.

Foi tanta duvida, tanto problema com velocidade, estabilidade do peixinho, cria ou não o vortice, imã forte ou fraco, que acabei comprando um stir plate profissional Fisatom 752 para 6L. E por incrível que pareça os problemas não acabaram, tem uma leve trepidação por balanceamento, o peixinho escapa dependendo da velocidade. O que ganhei de Know-how foi que realmente para o de 5L eu uso o profissional, pois tenho mais estabilidade de maneira geral, a velocidade não pode ser muito rápida, no máximo 1300 rpm ou nem isso, o que importa é o torque, a força que o motor tem ao girar.
Com 25w ele aguenta bem agitar o mosto, mas de longe cria o vórtice que aparece somente com água, no final com a densidade menor o vórtice chega a aparecer mais. O vórtice não é problema, o lance que tem que agitar bem.

O stir plate DIY que fiz até tem uma estabilidade do peixinho melhor, pois usei imãs bem fortes, em contra partida o ventilador tem que fazer muito mais força para girar, pois a barra magnética cria um atrito bem forte no fundo do erlenmeyer a ponto de arranhar o vidro. Outro ponto é o controle de velocidade: é bem chato controlar sem um PWM, utilizei um "dimmer" que altera somente a voltagem alterando a velocidade e o torque deixando um controle mais chato de fazer inicialmente.



Hoje em dia eu tenho 4 stir plates, um Fisatom 752, um DIY com cooler de 110v e dois de 12v para volumes menores, mais simples com maior estabilidade.

Depois eu mando videos e fotos comparando.

Um abraço

Conforme posts acima, eu resolvi o problema do imã mais forte, substituindo os Fans de computador por um motorzinho de carrinho de 12v...mais pra cima tem os links no mercado livre desses motorzinhos
 
Galera, postem fotos e a disposição dos componentes, ajudaria muito, desses projetos q funcionaram, muito obrigado!
 
Segui a dica do Tomazela e comprei esses motorzinhos. Funciona que é uma beleza. Depois coloco fotos.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Fotos...
 

Attachments

  • IMG-20161231-WA0010[1].jpg
    IMG-20161231-WA0010[1].jpg
    130.3 KB · Views: 101
  • IMG-20161231-WA0012[1].jpg
    IMG-20161231-WA0012[1].jpg
    105.3 KB · Views: 92
Galera,

Eu tinha feito um Stirplate com o TIP 42 (com dissipador), só que vendo a simplicidade do potenciômetro de fio resolvi trocar. Fui na loja de eletrônica e pedi um de 5w e 30 ohms. Utilizo uma fonte de 12v e meu fan/cooler tem 5,4w em 12v. Fiz a ligação conforme este esquema:

e9108342f72aee86eb0d354b8bd0c93d


Só que o que tem acontecido é que ele só liga e desliga a ventoinha, se eu girar quase nd ele já desliga. Devo ter feito algo errado na ligação? Acredito que o de 30ohms é o mais "fraco", não era pra ter um ajuste melhor? Veio com defeito?
 
Desculpem, sou bem leigo com relação a elétrica, mas ainda estou com algumas dúvidas com relação ao uso de potenciômetro e dimmer.

Estou montando um stir plate com um cooler de 12V e fonte de 12V. Estou em dúvida se uso um dimmer de 12V ou um potenciômetro de 50 ohms ou maior.

O dimmer já possui um potenciômetro em sua montagem, ou é um outro sistema de controle de potência? Ele já possui um transistor?
Li que utilizando apenas potenciômetro este poderia queimar quando o stir plate ficasse ligado por muito tempo ou ao desligá-lo. Se utilizar um potenciômetro de 500 ou 1K ohms isso seria contornado, ou eu realmente precisaria de um transistor?

Obrigado
 
Se você tiver um pouco de prática com ferro de solda recomendo fazer esse esqueminha aqui:

42720d2494b66888c44139c4b7a8c5ba



Fiz o meu assim, gastei uma merreca e vai que é um doce.


Abraço
 
Se você tiver um pouco de prática com ferro de solda recomendo fazer esse esqueminha aqui:

42720d2494b66888c44139c4b7a8c5ba



Fiz o meu assim, gastei uma merreca e vai que é um doce.


Abraço

Eu vi esse esquema de ligação, mas como eu disse eu sou bem leigo nesse assunto, e queria tentar o algo mais simples e seguro. Você sabe se o dimmer se comportaria como essa associação potenciômetro + transistor?
 
Foi exatamente deste tipo que vi, por isso me interessei. Apenas fiquei preocupado com esse lance de ter um transistor para evitar queimar. Se o dimmer atuar da mesma maneira, então seria melhor ele.



Se sua ventoinha for 12V, esse dimmer funciona bem.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Eu vi esse esquema de ligação, mas como eu disse eu sou bem leigo nesse assunto, e queria tentar o algo mais simples e seguro. Você sabe se o dimmer se comportaria como essa associação potenciômetro + transistor?

Rapaz, sou leigo também então não sei te responder. hahahaa

Mas fiz esse esquema aí e funcionou legal.

Abraço
 
A melhor maneira de controlar a velocidade é com um circuito PWM, você pode fazer um utilizando um LM555, ele entrega sempre a mesma tensão, em qualquer faixa de rotação, assim terás sempre o mesmo torque, pois ele controla modulando a largura do pulso.
No diagrama do circuito apenas substitua o resistor de 39Ohms por um de 3kOhms, podes controlar um motor de até 500mA.
 

Attachments

  • dc-motor-control-pwm-555.gif
    dc-motor-control-pwm-555.gif
    8.7 KB · Views: 59
Aqui uma foto do PWM que montei com 555.
 

Attachments

  • IMG-20170306-WA0004.jpg
    IMG-20170306-WA0004.jpg
    153.7 KB · Views: 54

Latest posts

Back
Top