Stir Plate

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
1 k. Mas ele não me faz muita diferença não, já que eu preciso dele sempre no máximo para poder rodar o peixinho...
 
O meu é de 10k.... Mas pra ele começar a girar ele tem que estar quase no máximo mas o bom é que dá pra controlar legal mesmo assim...
 
Pois é justamente por isso que perguntei @Frkleal. Eu usei um de 10k e só funciona quando está praticamente no final. Ele nem roda se não estiver quasr no final.
 
Consegui fazer funcionar. O problema acho que estava no tamanho do peixinho. Comprei outro imã que nem chegou à toa pelo jeito. O problema é que com o erlenmeyer de 500 ml até vai o vortex, mas com o de 1 litro é meio complicado....

Sim, teu problema é o tamanho do peixinho. Tá muito pequeno...
 
Em tempo real: primeiro teste do meu stir plate. 20 g de M27 (Belgian da Mangrove) com 171 g de DME em 1,5 L de agua. Mistura fervida por 10 min e resfriada até 30°C, quando foi inoculado os dois sachês da levedura. Será utilizado para fermentar 45 L de um mosto de Belgian (obviamente) com aprox. 1.049 de OG. Inocularei a aprox. 18-20°C e permanecerá em 18°C por 4 dias, quando meu brewpi começará a elevar para 28°C em 4 dias e permanecerá nesse patamar por mais 3 dias. Dai, redução para 1°C por um tempo ainda indeterminado.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1417218948973.jpg
    uploadfromtaptalk1417218948973.jpg
    112.5 KB · Views: 305
Testei hj com fermento de pão mesmo... Não funcionou muito bem...

Por algum motivo foi bem até certo ponto, mas daí o peixinho foi pro canto e não gira mais...

Alguém teve esse tipo de problema e pode me aiudar?
 
Testei hj com fermento de pão mesmo... Não funcionou muito bem...

Por algum motivo foi bem até certo ponto, mas daí o peixinho foi pro canto e não gira mais...

Alguém teve esse tipo de problema e pode me aiudar?

Já testou com alguma barrinha de ferro, com uma velocidade menor? Estava tendo este problema quando usava outro imã como peixinho. Troquei por um parafuso (tive que testar vários tamanhos) e o recobri de silicone.
 
O meu peixinho é uma barrinha magnética mesmo... Funciona tranquilo com água, com mosto e no início do starter. Por algum motivo ele sai do eixo quando o fermento começa a se reproduzir com mais intensidade
 
Pois é Marcus, com água funciona tranquilo... É começar o fermento a se multiplicar mais a barrinha sai do eixo e vai pra um dos cantos...

Sei lá pq isso acontece
 
Pois é Marcus, com água funciona tranquilo... É começar o fermento a se multiplicar mais a barrinha sai do eixo e vai pra um dos cantos...

Sei lá pq isso acontece

Então o meu com fermento vai de boa, isso da barrinha soltar e tal é o ajuste do imã e tambem o quanto perto do vidro o imã está.
Eu notei que a barrinha solta facil se por algo entre o imã e o vidro, ou com o giro quando ta torta.
 
Esta eh a segunda versão do agitador, usado um case de cd externo. Falta ainda terminar o controlador (arduino mini + IC2Serial + LCD 16x1) e um upgrade para versão 3 seria colocar uma placa de aquecimento seja de um stirr usado ou placa de panela de arroz, junto com PWM (dimmer digital triac) e calcetamento mestre+escravos, para ligar vários em um.

[ame]https://vimeo.com/121557010[/ame]

Pensando fora da caixa, como uma postagem em um grupo no facebook, no qual o mesmo "não queria gambiarras", mesmo pagando >R$ 2K em um Stirrer comercial, digital, com sonda, o mesmo não passara de 1500RPM e não incluirá PROGRAMAS, no que uma versão construída DIY permita.
Case eh fácil arrumar, podendo ate ser em alumínio ou inox 304, placa de suporte, espacadores de porcelana tb.
 
O exemplo acima não usa toda a velocidade, pois na rotação máxima ou próximo da máxima ha desconexão da barra.
Neste exemplo ainda uso um circuito aranha com LM317 para controlar a tensão e limitar o RPM.

Os programas que pretendo implemetar são:
LIVRE: apenas ajuste de velocidade
TEMPO1: ajuste de velocidade e tempo de funcionamento
TEMPO101: vel+tempo+tempo intervalo+2º tempo
CERVEJA24: vel+30min+descanso 180min, (10min+descanso 180)x24h
CERVEJA48: mesmo que o acima porem com ciclo de 48h.

Depois no upgrade colocarei a variável TEMPERATURA com ou sem sonda.
 
Consegui! Quer dizer, quase.

O vídeo com o cara usando a capinha do pen drive ajudou bastante. Acho que vou precisar de uma ventoinha mais rápida, o vortex tá ridículo, e isso porque pus 1 litro, vou precisar de bem mais pras minhas levas de 40-45 litros, e eventuais 80 litros pra churrascos.

Alguma dica que eu talvez nao tenha pensado?

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=4PMGX9Y0Tbs&feature=youtu.be[/ame]
 

Attachments

  • DSCN3176.jpg
    DSCN3176.jpg
    153.6 KB · Views: 213
Tentou deixar o imã mais perto? Parece estar bem longe.

Alguém já fez com HD? O negócio chega a 5000 rpm fácil, faz menos barulho que uma ventoinha, não seria uma boa? Pretendo fazer esse teste em breve.
 
Tentou deixar o imã mais perto? Parece estar bem longe.

Alguém já fez com HD? O negócio chega a 5000 rpm fácil, faz menos barulho que uma ventoinha, não seria uma boa? Pretendo fazer esse teste em breve.

Ainda nao consegui pensar numa forma de deixar mais perto, hoje foi mais com o que eu tinha na mao perto mesmo haha.

Aí, tentei, rodou, mas a barrinha nao fica no lugar. No vídeo nao tem teste com a barrinha, mas quando testei ela saia do lugar. Nao tenho nem idéia de como dimerizar um hd nesse caso, alguém?

EDIT: Descobri por que minha primeira tentativa tava tao devagar, tinha colocado a ventoinha pra rodar em 5v! Mas... com 12v a barrinha nao se mantinha no lugar. Creio que o que preciso seja um variador de voltagem pra ir aumentando aos poucos. Talvez dar um jeito de por o ima mais perto da barrinha também.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=AO78RnOVzHE[/ame]
 
Hd sucks. A barrinha virou um estilingue. Muito rápido, e eu não consegui controlar a velocidade. Acabei fazendo com um cooler também, fonte de tensao variável, da conta tranquilo de 3l de mosto e acredito que possa ir a 5l. Pra ter uma ideia, eu agito 1l com 3,5v. Só falta colocar aquecimento. Essa ventoinha que eu to usando é de 0,70A. É a mais forte que eu tinha em casa.
 
Pois é.

To cogitando comprar uma fonte variavel, é tranquila de usar mesmo? Ela varia em valores fixos, nao vou precisar ir aumentando aos poucos como é no potenciometro?

A minha custou 15 pilas em uma loja aqui em CWB, e ela possui as seguintes tensões.

1.5v, 3v, 4.5v, 6v, 7.5v, 9v e 12v, 1.5A.

Tenho duas, de marcas diferentes, e ambas funcionam razoavelmente bem.

PS. Não consegui fazer funcionar com HD, provavelmente por falta de conhecimentos. Se conseguir, fala pra gente como fez.

Meus dois centavos. :mug:
 
A minha custou 15 pilas em uma loja aqui em CWB, e ela possui as seguintes tensões.

1.5v, 3v, 4.5v, 6v, 7.5v, 9v e 12v, 1.5A.

Tenho duas, de marcas diferentes, e ambas funcionam razoavelmente bem.

PS. Não consegui fazer funcionar com HD, provavelmente por falta de conhecimentos. Se conseguir, fala pra gente como fez.

Meus dois centavos. :mug:

Eu dei uma pesquisada quanto ao HD, e após me deparar com um artigo que intitulava o método exibido como "muito fácil" e eu nao entender nada, eu desisti.
 
Tentei com ima de HD e não deu certo, a barra não parava no lugar.

Possivelmente por causa disso:
stirconfigL.png


Então optei por imas em botão 10x5mm

Esta vibração da-se devido ao desbalanceamento, estes foram um dos motivos para abandonar o ima de hd e utilizar ima-botão.

FVMX6M0H337KKI0.MEDIUM.jpg


Um FAN COLLER chega a 4500~5500 RPM, então ha desconexao por velocidade. Qq Stirrer comercial não passa de 2000 RPM.

Eis o controle de velocidade temporário, para 12v.
STIRRER.jpg


Veja pequeno DESBALANCEAMENTO dos ímans devido a cola quente. Segundo instruções deveria utilizar ARALDITE. Ainda tenho que corrigir isto, não influencia muito, mas....
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=qNpqJzzfWtw&feature=youtu.be[/ame]

Instruções para criação de um STIRRER em http://j.mp/1A9Wt0N
 
Tem vários projetos com imã de HD. O meu agitador também é, e funciona bem... normalmente o que faz a barra escapar ou não fixar é o espaçamento entre o imã e a barra.
 
Outra opção caso o espaço entre a barra e o ímã seja maior, é colocar dois ímãs um em cima do outro. Somente tem que fazer uma espécie de barreira entre os ímãs e o cooler (evitar interferência magnética nos imãs do cooler). Eu usei duas camadas de fita dupla face.
 
Comecei a ter também o problema do peixinho soltar com o starter mais denso, dai usei um imã de neodimio.

Também tive problema com o potenciometro, dai fiz um circuito com um lm317 bem simples que resolveu
LM317-typical-adjustable-regulator-ckt.png


[ame]https://www.youtube.com/watch?v=Pw8eDHKY38I[/ame]
 
Fiz o meu mais ou menos assim também.

IMG_20150215_152007246.jpg



Quando puder, mude o seu cooler pra um de maior amperagem. O meu é 0,7A e agita 5 litros de água brincando.

Tenho outro, de 0,14A que sofre pra fazer dois litros. É brutal a diferença na performance.

Abraços.
 
Pessoal, vcs colocam o Erlenmeyer direto no fogo quando vão ferver a agua+DME para esterilizar o starter?
 
Fala galera ! estou montando meu stirplate, mas peguei uns 4 cooler de PC 12 V, e eles nao tem velocidade pra fazer o vortex. Já isolei o ima do cooler, e o peixinho gira, só que aparentemente nao o suficiente pra fazer o vortex em 1 L de agua. Vcs tem alguma dica de cooler mais potente, que nao seja muito caro ?
 
Thiago, não funcionou com os que utilizei. Os imãs de HD mais antigos possuem um poder maior alem de serem mais grossos, (3 a 4 mm). Existem também mil tipos de ventiladores para pc, com velocidades, força, rolamentos diferentes.

O que é concreto que o ventilador de 110-220v possui uma rotação de 3200 RPM. A grande maioria de 12v consegue 1500 rpm. Se considerar os de CPU e GPU são extremamente rápidos mais em compensação muito fracos e pequenos.

Os testes que fiz com 12v eu conseguia gerar vortex com erlenmeyer de 1L ou 2L, mas eram muito instáveis e pequenos. Duravam poucos segundos. Isso considerando que no inicio da propagação tem poucas leveduras no meio, apos algumas horas era impossível ver um vortex se formando. Muito menos ver se o que se formava chegava ao fundo, pois o mosto não é translucido!

Usando o potenciômetro ou não, não fez nenhuma diferença. Liguei direto, aumentei a voltagem e nada.

Se seu ventilador de 12v conseguir criar um vortex como no vídeo acima perfeito! Com o que eu tinha de 12v nem chegou perto.

Nos meus testes pude verificar que o ventilador faz muita força, muita mesmo. Cheguei a utilizar cola quente para prender o imã que derreteu após horas de utilização. Tive que usar cola epoxi (Araldite) para fixar. Tanto que é perceptível que cai muito a velocidade na agitação do meio.

Cheguei até a trocar o peixinho, tenho dois de 3 e 2 cm, e não resolveu.


Paguei 25 dilmas em um ventilador de 110v, um ventilador utra mega de 12v custa 60 dilmas.

Comprei uma caixa de plastico que foi uns 20 reais.
Comprei os Imas que foram mais uns 20 com frete.
Meu gasto total foi uns 70 reais.

Só estou passando minha experiencia com testes que fiz.

Qual cooler vc comprou ? que tenha rpm suficiente pra girar o peixinho ?
 
Fala galera ! estou montando meu stirplate, mas peguei uns 4 cooler de PC 12 V, e eles nao tem velocidade pra fazer o vortex. Já isolei o ima do cooler, e o peixinho gira, só que aparentemente nao o suficiente pra fazer o vortex em 1 L de agua. Vcs tem alguma dica de cooler mais potente, que nao seja muito caro ?

Eae PH. Também quero montar o meu em breve. Tenho bastante experiencia com coolers de PC's. Quase todos ficam entre 1000~1400 rpm, não é pouca coisa. Mas também é fácil achar alguns de 12cm que rodam até 2200rpm, o que me parece muito. O problema não seria o imã?
 
Fala galera ! estou montando meu stirplate, mas peguei uns 4 cooler de PC 12 V, e eles nao tem velocidade pra fazer o vortex. Já isolei o ima do cooler, e o peixinho gira, só que aparentemente nao o suficiente pra fazer o vortex em 1 L de agua. Vcs tem alguma dica de cooler mais potente, que nao seja muito caro ?


Já fiz com cooler de 0,14A e cooler de 0,7A.

O primeiro fazia 2 litros de mosto no limite, o segundo agita até 3 litros de mosto com o pé nas costas.

Uso eles com fonte variável, na casa dos 4,5 ~6v. Em 12v, a barra magnética agita muito rápido, perde a sincronia e não movimenta a agua.

Você já testou com tensões diferentes?

Link caso queira comprar no E-bay. Eu já tinha um desses na minha coleção de coisas velhas, mas talvez ache no mercado livre ou loja de informática.

http://www.ebay.com/itm/AVC-DS07025...r-Cooling-Fan-PWM-12V-0-7A-4Pin-/171235979963
 
Já fiz com cooler de 0,14A e cooler de 0,7A.

O primeiro fazia 2 litros de mosto no limite, o segundo agita até 3 litros de mosto com o pé nas costas.

Uso eles com fonte variável, na casa dos 4,5 ~6v. Em 12v, a barra magnética agita muito rápido, perde a sincronia e não movimenta a agua.

Você já testou com tensões diferentes?

Link caso queira comprar no E-bay. Eu já tinha um desses na minha coleção de coisas velhas, mas talvez ache no mercado livre ou loja de informática.

http://www.ebay.com/itm/AVC-DS07025...r-Cooling-Fan-PWM-12V-0-7A-4Pin-/171235979963

Entao, tenho de 0,7 0,14 e 0,3 A.
Nenhum deles da conta, nao suspeito do ima pois a barra gira bastante, é como se nao tivesse força pra girar a agua.
como todo mundo consegue com esse cooler simples, vou tentar comprar um ima nessa tecnoima.com.br, e ver se da certo.
 
Entao, tenho de 0,7 0,14 e 0,3 A.
Nenhum deles da conta, nao suspeito do ima pois a barra gira bastante, é como se nao tivesse força pra girar a agua.
como todo mundo consegue com esse cooler simples, vou tentar comprar um ima nessa tecnoima.com.br, e ver se da certo.


Segue video
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=wGODLc3hN3o[/ame]​
 
Finalmente consegui colocar o meu pra funcionar.
Ele tava fazendo a barrinha oular toda hora. Coloquei uma rolha pra distanciar o imã do cooler, e funcionou. Provavelmente o problema era que o campo magnetico do ima era afetado pelo polo negativo da ventoinha. Depois de devidamente espaçado deixei um dia inteiroligado e quando vomtei do trabalho ainda tava rodando com o vortex a 100 %
 
Galera, fiz um Stir Plate com cooler de 12 cm e 12 volts (0,4A). Distanciei o imã do cooler para não ter interferência, e ele estava rodando certinho, fazendo um bom turbilhão com 2 Litros.

Agora o cooler deu para acelerar e desacelerar, com tempos ritmados, como acontece com computadores. Tirei o espaçador, o imã, para aliviar o peso, e continua na mesma...

Alguém têm alguma idéia??

Abraços,

Fábio
 
Back
Top