Starter sem agitador magnético

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nathanguilherme

Well-Known Member
Joined
Feb 20, 2018
Messages
123
Reaction score
28
Boa tarde amigos cervejeiros!
Gostaria de tirar uma duvida, não tenho tanta experiencia e sempre busco aqui no fórum posts que me ajudem a tirar minhas duvidas.
Estou para brasar uma weiss, e gostaria de utilizar os fermentos líquidos bio4 SY055, o problema é a questão do starter, não possuo um agitador magnético.
Teria alguma outra forma de estar usando esse fermento e fazendo o starter sem possuir o agitador?
Peço desculpas desde ja se a questão levantada foi meio leiga, mais como não achei nada que pudesse me ajudar foi a ultima saida.
Obrigado
 
Eu fiz um bem fácil com um cooler de CPU velho, uma fonte de notebook, dois imãs de umas caixinhas de som de PC velhas.

colei com super bonder os imãs em um pedaço de uma régua plástica e esta régua colei no cooler. Dai aparafusei um cooler em uma caixa plástica, coloquei dois tacos de madeira dos lados do cooler para apoiar o elernmeyer e pronto. Importante é cuidar para deixar os polos invertidos nos imãs colados na régua.

Stir plate de pobre feito só com as sucatas. Ainda não tem regulagem de velocidade mas faz um bom redemoinho no meu erlenmeyer de 1l (amanhã devo testar com o novo de 2l).
 
Vai fazer quantos litros ? Quantos tubos de fermento vai usar ?
Cara pode fazer o calculo no brewersfriend, e colocar lá sem agitador magnético (no agitation).
Só calcular certinho lá que não tem erro.
 
não é um bixo de 7 cabeças não, kkkkkkkkkkkkkkkkk
mais facil doque esperava, quando se fala de uso de leveduras liquidas para iniciantes gera aquele medo de nao acertar, mais com os toques ai creio que de pra fazer sim, vou usar a calculadora la do brewersfriend e mandar bala, obrigado ai galera pela força
 
Boa tarde amigos cervejeiros!
Gostaria de tirar uma duvida, não tenho tanta experiencia e sempre busco aqui no fórum posts que me ajudem a tirar minhas duvidas.
Estou para brasar uma weiss, e gostaria de utilizar os fermentos líquidos bio4 SY055, o problema é a questão do starter, não possuo um agitador magnético.
Teria alguma outra forma de estar usando esse fermento e fazendo o starter sem possuir o agitador?
Peço desculpas desde ja se a questão levantada foi meio leiga, mais como não achei nada que pudesse me ajudar foi a ultima saida.
Obrigado
Eu vi um video no instagram, não prestei muita a atenção, mas tinha uma pessoa nos Estados Unidos, fazendo com bombinha de aquário...

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Eu fiz um bem fácil com um cooler de CPU velho, uma fonte de notebook, dois imãs de umas caixinhas de som de PC velhas.

colei com super bonder os imãs em um pedaço de uma régua plástica e esta régua colei no cooler. Dai aparafusei um cooler em uma caixa plástica, coloquei dois tacos de madeira dos lados do cooler para apoiar o elernmeyer e pronto. Importante é cuidar para deixar os polos invertidos nos imãs colados na régua.

Stir plate de pobre feito só com as sucatas. Ainda não tem regulagem de velocidade mas faz um bom redemoinho no meu erlenmeyer de 1l (amanhã devo testar com o novo de 2l).

Cara, manda uma foto pra gente, pelamordeNinkasi!
Abração.
 
Cara, manda uma foto pra gente, pelamordeNinkasi!
Abração.
IMG_20180524_102539561_HDR.jpg IMG_20180524_102539561_HDR.jpg IMG_20180524_102546816.jpg
 
A maneira mais robusta, rápida e prática é com uma bombinha de aquário, pedra difusora de inox e um filtro bacteriológico.

Mas se quiser, pode gambiarrar e fazer um agitador magnético, porém não é fácil acertar o campo magnético de forma que o peixinho (a peça que vai dentro da mistura) rode perfeitamente, é muito fácil ele sair do campo e ficar rodando loucamente, sem fazer de fato a mistura.
 
A maneira mais robusta, rápida e prática é com uma bombinha de aquário, pedra difusora de inox e um filtro bacteriológico.

Mas se quiser, pode gambiarrar e fazer um agitador magnético, porém não é fácil acertar o campo magnético de forma que o peixinho (a peça que vai dentro da mistura) rode perfeitamente, é muito fácil ele sair do campo e ficar rodando loucamente, sem fazer de fato a mistura.
Por isto usei a régua e dois ímãs.
 
Dá pra construir seu agitador magnético??? Claro que dá. Funciona, sim perfeitamente.

Reconheço que não tenho vocação pra DIY, mas tive a paciência de esperar 6 meses pra receber este produto da China - reconheço que não foi culpa dos chineses, em 1 mês ele chegou no Brasil, o atraso de 5 meses foi culpa da Receita Federal & Correios. Estou usando e recomendo este produto, ele funciona a contento, mistura 2l de starter sem problemas. Custa por volta de R$ 120,00.

https://pt.aliexpress.com/wholesale...=AS_20180530123951&SearchText=stirrer+cimaron

CIMARON-Agitador-Magn-tico-Misturador-Mexendo-Com-Barra-de-Agita-o-13-cm-13-cm-3500.jpg_50x50.jpg


Boas brejas!!!
 
Dá pra construir seu agitador magnético??? Claro que dá. Funciona, sim perfeitamente.

Reconheço que não tenho vocação pra DIY, mas tive a paciência de esperar 6 meses pra receber este produto da China - reconheço que não foi culpa dos chineses, em 1 mês ele chegou no Brasil, o atraso de 5 meses foi culpa da Receita Federal & Correios. Estou usando e recomendo este produto, ele funciona a contento, mistura 2l de starter sem problemas. Custa por volta de R$ 120,00.

https://pt.aliexpress.com/wholesale...=AS_20180530123951&SearchText=stirrer+cimaron

CIMARON-Agitador-Magn-tico-Misturador-Mexendo-Com-Barra-de-Agita-o-13-cm-13-cm-3500.jpg_50x50.jpg


Boas brejas!!!

Eu tenho um agitador magnético do aliexpress, só um pouco diferente desse. É show!
 
O cara da Loja do Brew me disse que levedura liquida, daqueles frasquinhos p 20L,
ele disse não precisa fazer nada, só deixa temperatura ambiente, assim q começar a brassagem.
e joga no mosto assim q resfriar...
Disse q demora 1 dia a mais p começar a borbulhar, mas que não era p se assustar.
 
O cara da Loja do Brew me disse que levedura liquida, daqueles frasquinhos p 20L,
ele disse não precisa fazer nada, só deixa temperatura ambiente, assim q começar a brassagem.
e joga no mosto assim q resfriar...
Disse q demora 1 dia a mais p começar a borbulhar, mas que não era p se assustar.

Não é o que diz a literatura, baseada em experimentos. Se você jogar os dados na calculadora do brewer's friend verá a necessidade de fazer starter. Aqui no fórum tem muito conhecimento, disponibilizado principalmente pelo Guenther. Estudar a literatura, ou pelo menos ler os tópicos fixos sobre fermentação, é uma política melhor que se fiar no camarada que trabalha na loja de artigos cervejeiros.
 
Desencana e faz "starter de pobre", tem o vídeo explicativo no canal "Cerveja Fácil" do Youtube.

Basta usar garrafas pet de 2L e agitar de tempos em tempos para aerar a mistura. Minhas melhores Weiss foram com essa cepa e seguindo esse processo.

Outra dica: não oxigene o mosto, pois vai estressar a levedura e forçá-la a produzir mais ésteres frutados (famoso aroma e sabor de banana).
 
O meu eu fiz com uma tupperware, um motorzinho de impressora usado, uma fonte antiga de notebook, um dimmer 12 a 14V (esse eu comprei), dois ímãs e um peixinho (esse também comprei).
Gambiarra pura mas funciona bem no meu erlenmeyer de 3 litros.
 

Latest posts

Back
Top