Starter grande para 100 L com OG alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Salve pessoal.

Estou me planejando para iniciar levas de 100 L, avaliando as questões de pitching rate e starters. O maior Erlenmeyer que encontrei na internet é o de 5 L.

Fiz algumas simulações no BrewersFriend para levas de 100 L e OG 1.075, e o resultado é que nem 3 steps com 5 L de volume seriam suficientes para chegar na qde de células necessárias.

Porém se eu aumento o volume do starter para 12 L, chegaria na qde de células em apenas 1 step.

Eu realmente não gostaria de usar um balde para 12 L de starter, pela dificuldade de esterilizar o plástico. Aí pensei num caldeirão de 15 L, quem sabe com uma pá agitadora fixada na tampa...

Alguma sugestão ou experiência nesse tipo de situação?
 
Qual a gravivdade do starter? já pennsou em subir ele?

Primeiro starter para "acordar" as bichas na og de 1.040 e depois fazer um starter mais concentrado de 1,075 na litragem de 5L
 
Salve pessoal.

Estou me planejando para iniciar levas de 100 L, avaliando as questões de pitching rate e starters. O maior Erlenmeyer que encontrei na internet é o de 5 L.

Fiz algumas simulações no BrewersFriend para levas de 100 L e OG 1.075, e o resultado é que nem 3 steps com 5 L de volume seriam suficientes para chegar na qde de células necessárias.

Porém se eu aumento o volume do starter para 12 L, chegaria na qde de células em apenas 1 step.

Eu realmente não gostaria de usar um balde para 12 L de starter, pela dificuldade de esterilizar o plástico. Aí pensei num caldeirão de 15 L, quem sabe com uma pá agitadora fixada na tampa...

Alguma sugestão ou experiência nesse tipo de situação?
Quanto ao esterilizar o plástico, acho que não seria teu maior problema, já que a grande maioria fermenta normalmente em baldes de plástico por até meses.
 
Quanto ao esterilizar o plástico, acho que não seria teu maior problema, já que a grande maioria fermenta normalmente em baldes de plástico por até meses.
fala Jean

então, mas para a fermentação do mosto propriamente dita, este foi esterilizado pelos 60+ minutos de fervura antes de ir pro balde sanitizado

na mesma linha, eu ferveria a solução de DME num caldeirão de 15 L por 15+ minutos, e ao invés de transferí-lo para um balde, manteria no próprio caldeirão, adaptado com uma pá agitadora na tampa... o q estou querendo dizer é que já q vou ter q ferver num recipiente metálico, não vejo pq deveria ainda transferí-lo para outro recipiente
 
Qual a gravivdade do starter? já pennsou em subir ele?

Primeiro starter para "acordar" as bichas na og de 1.040 e depois fazer um starter mais concentrado de 1,075 na litragem de 5L

realmente eu não tinha alterado a SG do 2o step do starter... essa idéia faz sentido... mas será que beleza subir a SG depois do 1o step do starter ?
 
Sim, mesmo sem decantar o fermento. Já fiz starters em 2 steps e não tem problema algum.
Recomento mesmo starter em 3 steps, mesmo sem erlenmeyrs maiores. Nesse caso decantaria o fermento, tiraria o líquido sobrenadante e colocaria mais mosto. Mas isso vai do cervejeiro. Pode-se ainda fazer um terceiro step no postmix, com uma adição de O2 mais reduzida, já preparando o fermento para o ambiente do mosto - não muito diferente do que fazem grandes cervejarias.
 
Já pensou em utilizar dois erlenmeyer de 5 litros? Você poderia colocar por exemplo, dois pacotes de levedura em cada erlen e 5 litros de DME com agitação chegaria em torno de 939 bilhões de células cada um sem fazer steps, juntando os dois chega a quantidade de fermento necessário para fermentar os 100 litros.
 
Obrigado @herbinho @Paivao @nando_meis

Refazendo as estimativas na calculadora do BrewersFriend (https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/), 2 steps devem ser suficientes para 100 L de mosto:

Target Pitch Rate: Pro Brewer 1.0 (High Gravity Ale)

Step 1:
- 1 pacote de levedura seca (11,5 g)
- Erlenmeyer 2 L / OG 1.036

Step 2:
- Erlenmeyer 5 L / OG 1.060


-------
O que eu já li sobre esse assunto é que para Starter o mais indicado seria usar OG de até 1.040.... igual ao Step 1.
Minha pergunta é se no Step 2 usando OG 1.060 pode trazer algum problema?
 
-------
O que eu já li sobre esse assunto é que para Starter o mais indicado seria usar OG de até 1.040.... igual ao Step 1.
Minha pergunta é se no Step 2 usando OG 1.060 pode trazer algum problema?

Primeiro step o bicho esta acordando ainda segundo, terceiro ele ja esta bem ativo nao vai estressar com uma OG mais alta, ainda mais no volume pequeno.

Ja fiz starter primeiro step 1.040, segundo 1.060, terceiro 1.070, funcionou muito bem.
 
Eu não entendi direito essa parada de steps, tem que esperar decantar e jogar fora o liquido? Ou adiciona mais mosto do jeito que está?
 
Boa tarde galera vou começar fazer starter p/ levas de 100 litros tambem...

Esses "Steps"... quais os intervalos entre um e outro? ou melhor, qual o intervalo entre o primeiro Step e o segundo.. e assim a diante.

Posso começar com 2 Litros no erlenmeyer p/ acordas as levedura e o 2° Step eu completo os 5 litros c/ agua e DME pra atingir a contagem necessária?
 
Eu não entendi direito essa parada de steps, tem que esperar decantar e jogar fora o liquido? Ou adiciona mais mosto do jeito que está?

Depende seu recipiente/erlenmeyer é grande vai jogando é pequeno remove a parte superficial, como EU faço, primeiro step deixo 24h ou mais(ja deixei bem menos) depois deixo na geladeira umas 2 ou 3 horas para decantar removo a parte superficial ai tiro da geladeira e adiciono o segundo step, assim sucessivamente so tomar cuidado com a temperatura evitar jogar outro step com uma temperatura muito diferente do starter em andamento, é isso qualquer erro favor me corrigir ;)
 
Back
Top