Starter Fermento wb34/70 - Lager - AJUDA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

murilosavi

Active Member
Joined
Apr 30, 2014
Messages
35
Reaction score
3
Bom dia.

Vamos fazer uma Lager com o 34/70 e pela primeira vez queremos fazer o starter, visto que só hidratando o fermento, teriamos que usar 6 pacotes.

A densidade da cerveja é de 1046.

No BS, utilizando 2 pacotes, fazendo Starter com 2L, o BS diz que ser o suficiente.

Utilizei a calculadora do (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) colocando as seguintes informações:

Units: Metric
Sugar Scale: Gravity
Wort Gravity (OG): 1.046
Wort Volume: 60
Yeast Type: Dry packets
Dry Yeast Amount: 34gr (3 pacotes)
Cell Density:10

Coloquei 3 passos (step) de 2 Litros (nossa equipamento é Erlenmeyer de 2L) e não chegou ao desejado. Para dar certo teria que fazer passo 1 e 2 com 2 litros e passo 3 com 4 litros.

Pois bem, fiz uma simulação colocando 6 pacotes (cada pacote 11,5gr, total de 69gr).

Coloquei novamente 3 steps com 2 Litros cada e ainda não deu.
Como que eu posso hidratar 6 pacotes de fermento e vai dar certo, mais com starter 3 pacotes não dar certo?

Estou fazendo algumas configuração errada?
Algum equívoco?
 
Acontece que quando a densidade é muito alta (muitas células pra pouco mosto de starter) o fator de multiplicação é bem menor. Tem uma tabela lá em baixo da calculadora mostrando isso, provavelmente é esse o problema...

abraço

----
edit: fiz a simulação ali. Usando pitching rate de 1.5 milhoes/ml/ºP precisa de 1029 bilhoes de células.

Observe que começando com 33g vc tem 330 bilhoes de células. No primeiro starter de 2 litros a 1,040 com agitador magnético essa quantidade quase dobra, pra 640 bilhoes de células, porém no segundo cresce pra apenas 743 bilhoes e na terceira, menos ainda vai só pra 777 bilhões.

Isso indica que disse sobre a taxa é verdadeiro.

Observe agora que fazendo o starter de 1 pacote de fermento (110 bilhoes) em 2 litros c agitador a 1,040, multiplica pra 429 bilhoes de células.

429 x 3 = 1287 bilhoes de células.

A opção pra vc fazer starter usando apenas 3 pacotes é hidratar 1 pacote, fazer starter, decantar, remover fermento pra outro recipiente. Hidratar outro pacote, fazer starter desse, remover, e fazer assim com os 3 pacotes, depois juntar os fermentos.

Abraço
 
Acontece que quando a densidade é muito alta (muitas células pra pouco mosto de starter) o fator de multiplicação é bem menor. Tem uma tabela lá em baixo da calculadora mostrando isso, provavelmente é esse o problema...

abraço

----
edit: fiz a simulação ali. Usando pitching rate de 1.5 milhoes/ml/ºP precisa de 1029 bilhoes de células.

Observe que começando com 33g vc tem 330 bilhoes de células. No primeiro starter de 2 litros a 1,040 com agitador magnético essa quantidade quase dobra, pra 640 bilhoes de células, porém no segundo cresce pra apenas 743 bilhoes e na terceira, menos ainda vai só pra 777 bilhões.

Isso indica que disse sobre a taxa é verdadeiro.

Observe agora que fazendo o starter de 1 pacote de fermento (110 bilhoes) em 2 litros c agitador a 1,040, multiplica pra 429 bilhoes de células.

429 x 3 = 1287 bilhoes de células.

A opção pra vc fazer starter usando apenas 3 pacotes é hidratar 1 pacote, fazer starter, decantar, remover fermento pra outro recipiente. Hidratar outro pacote, fazer starter desse, remover, e fazer assim com os 3 pacotes, depois juntar os fermentos.

Abraço


Interessante.

Poderia guardar em uma pet 2 litros, bem sanitizada, na geladeira. Guenta bem se fizer terça / quarta / quinta e fazer a cerveja na sexta?
 
Interessante.

Poderia guardar em uma pet 2 litros, bem sanitizada, na geladeira. Guenta bem se fizer terça / quarta / quinta e fazer a cerveja na sexta?

Acho q pode... só cuidado com o gás que pode gerar eventualmente.

Aguenta tranquilamente esses dias... mas provavelmente pra fazer assim, vc vai deixar starter decantando na garrafa, ao invés de decantar no erlenmeyer né... então vai precisar de 2 garrafas...
 
Acho q pode... só cuidado com o gás que pode gerar eventualmente.

Aguenta tranquilamente esses dias... mas provavelmente pra fazer assim, vc vai deixar starter decantando na garrafa, ao invés de decantar no erlenmeyer né... então vai precisar de 2 garrafas...

É isso mesmo.

Quando colocar o fermento no mosto, coloco os 6 litros? Eu interessante pegar a parte decantada?

Cara, desde já muito obrigado pelas dicas.
 
É isso mesmo.

Quando colocar o fermento no mosto, coloco os 6 litros? Eu interessante pegar a parte decantada?

Cara, desde já muito obrigado pelas dicas.

Cara, eu prefiro quando dá pra decantar o fermento e descartar o sobrenadante.

Vc pode colocar tudo, mas 6 litros vão ser 10% do volume da sua receita, dependendo do que vc fizer pode acabar contribuindo com algum gosto, pq starter tem um gosto característico.

Só que o w34/70 demora pra decantar, talvez vc nao consiga fazer isso em 2 ou 3 dias...

Abraço
 

Latest posts

Back
Top