Starter e Temperatura de inoculaçao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
184
Reaction score
48
Pessoal,

ontem fiz minha primeira leva com a utilizaçao de starter e também estreei meu poço termométrico feito de parafuso de inox.

Duas dúvidas que surgiram aqui:

1) Quando utilizo starter, devo decantar a levedura e descartar a maior parte possivel do mosto utilizado para propagaçao deixando apenas a levedura? Minha duvida aqui é principalmente se neste mosto que esta ali fazendo propagaçao por aprox 24 horas nao geraria subprotudos indesejaveis. Bom de qualquer modo durante a brassagem desliguei o stir plate, removi parte do mosto, depois coloquei de novo no stir e ao final do processo inoculei no meu fermentador o que sobrou.

2) O que seria melhor para minha leva. Meu chiller baixou a temperatura para algo proximo dos 32º. Nesta temperatura apliquei o starter e mandei tudo pra geladeira. Notei que levou algo como umas 4 horas para descer a temperatura na casa dos 20º na geladeira e nesse periodo ja havia atividade no airlock. Minha duvida é, em uma proxima leva, devo aguardar a temperatura chegar mais proximo de minha meta que no caso é primaria com 17º ou posso repetir o que fiz hj e inocular já aos 32 e deixar a temperatura ir baixando?
 
Back
Top