Starter bombou demais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

almeida_gj

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
84
Reaction score
22
Fala galera. Olha o que aconteceu com meu starter de WLP800. O bicho tá muito louco. É normal isso? Um dos problemas é que perdi muita célula boa que foi pra fora. Será que estou subestimando a vitalidade dos meus fermentos? Já aconteceu com o WLP820. Ambos lagers. uploadfromtaptalk1435345167393.jpg
 
Sim, é bem normal. Você perdeu algumas celulas mas não se desespere, eu colocaria mais um pouco de Starter e relaxa.
Para evitar esse tipo de problema eu uso um anti-espumante (fermenCap), tem gente que usa até Luftal. Funciona super bem e eu ainda uso com aeração constante, se não usar o fermencap fica impossível.
Abraço
 
Pedro, valeu. Esse é o step 2, ainda tem mais um de 2L, e acho que vai vazar mais ainda (meu de 5L está a caminho). Cara já cheguei a usar simeticona (quando fervo o starter pra esterilizar) mas fiquei com receio de interferir na breja. É de boa?
 
Sim, é bem normal. Você perdeu algumas celulas mas não se desespere, eu colocaria mais um pouco de Starter e relaxa.
Para evitar esse tipo de problema eu uso um anti-espumante (fermenCap), tem gente que usa até Luftal. Funciona super bem e eu ainda uso com aeração constante, se não usar o fermencap fica impossível.
Abraço

Onde vc compra o fermcap?
 
@gustavoalmeida,

Uma dica pra quem tem limite no erlenmeyer. Faça um step, e no próximo, não inocule toda a massa de levedura criada do primeiro, guarde uma parte e utilize na proporção sugerida no Yeast para melhor reprodução, que é de 67 milhões de células por mL. Você vai ter uma quantidade final de levedura maior com a mesma quantidade de mosto.

Abraço.
 
Back
Top