SSR: Necessidade de Dissipador de Calor para SSR em Freezer Fermentador?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuerraRafael

New Member
Joined
Jan 30, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Boa tarde, galera.

Sou novo no fórum, então espero que esteja postando na área correta.

Então, estou para transformar um Freezer Electrolux em um câmara para fermentação com temperatura controlada com a ajuda de um SSR (Relé de Estado Sólido) e um Arduino UNO com um sensor termopar de temperatura.

Porém estou com algumas dúvidas ainda. Preciso de um dissipador de calor para o SSR? Pergunto isso pois sei que altas correntes podem sobreaquecer o SSR, fazendo o mesmo até derreter, porém não sei se seria necessário para um Freezer.

Seria melhor optar por um Relé eletromecânico ou um SSR é realmente o caminho para energizar compressores? (Pessoal da eletrônica, me salve)

Gostaria de saber como fizeram com os seus sistemas de fermentação!


Abç,

Rafael
 
Em princípio não há obrigatoriedade de utilizar um SSR. Há várias soluções DIY de controladores que utilizam os relés mecânicos.

BrewPi e BrewPiLess são duas ótimas alternativas:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=410517

Interessante. Li à respeito de alguns lados negativos de usar um relé mecânico em freezers/geladeiras (do tipo redução da vida útil, porém não posso desenvolver mais pela minha falta de conhecimento na área), mas como não vi nenhuma reclamação do tipo em lugar nenhum creio que vou usar o relé comum mesmo por questões de simplicidade (não ter que comprar/projetar/adaptar um heat sink para o SSR) e segurança, principalmente pelo fato de que esses SSRs chineses possuem uma construção muito barata e, digamos, perigosa.


Agradeço a ajuda!

Rafael
 
Interessante. Li à respeito de alguns lados negativos de usar um relé mecânico em freezers/geladeiras (do tipo redução da vida útil, porém não posso desenvolver mais pela minha falta de conhecimento na área), mas como não vi nenhuma reclamação do tipo em lugar nenhum creio que vou usar o relé comum mesmo por questões de simplicidade (não ter que comprar/projetar/adaptar um heat sink para o SSR) e segurança, principalmente pelo fato de que esses SSRs chineses possuem uma construção muito barata e, digamos, perigosa.
Tanto o BrewPi quanto BrewPiLess possuem ajuste do tempo do PWM para justamente evitar danos ao compressor.
 
Interessante. Li à respeito de alguns lados negativos de usar um relé mecânico em freezers/geladeiras (do tipo redução da vida útil, porém não posso desenvolver mais pela minha falta de conhecimento na área), mas como não vi nenhuma reclamação do tipo em lugar nenhum creio que vou usar o relé comum mesmo por questões de simplicidade (não ter que comprar/projetar/adaptar um heat sink para o SSR) e segurança, principalmente pelo fato de que esses SSRs chineses possuem uma construção muito barata e, digamos, perigosa.





Agradeço a ajuda!



Rafael



Nao sei dizer se é necessario SSR nesses controladores. Meu freezer puxa uns 2A e nao preciso de SSR no STC-1000.
De qualquer forma, um dissipador para SSR custa uns R$5 no ebay.
Abraço!
 
Back
Top