Specific Gravity - A física não explica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Augusto Sotero

Active Member
Joined
Sep 2, 2017
Messages
35
Reaction score
0
Pessoal, boa noite.

Já é a segunda brassagem que finalizo com um resultado que tem me intrigado muito, e gostaria de tirar essa dúvida com vocês.

Por duas vezes seguidas, em receitas diferentes, minha gravidade e volumes da mosturação bateram com o que havia projetado pelo beersmith. No entanto, após a fervura, a gravidade tem terminado ligeiramente (2 ou 3 pontos) abaixo do que era esperado.

Minha questão é: uma vez que acertei a gravidade na mosturação, entendo que não seria possível ter variação significativa na mesma após a fervura, já que esse processo é inteiramente uma questão física de concentração. Ou seja, vou evaporar um tanto de líquido e aumentar a concentração de açúcar no meu mosto, não teria como "perder" mais esse açúcar.

Questiono-vos, tem alguma coisa que eu não estou enxergando ? Há alguma possibilidade de acontecer de acertar a densidade pré-fervura e "perder" açúcar após a fervura? Ou, estou errando em medições, calibração dos aparelhos, cálculo dos volumes, algo nesse sentido?

Muito obrigado!
 
Você corrigiu com a temperatura? Mais o mosto está quente mais a leitura do densímetro vai ser baixa.
 
Pessoal, boa noite.

Já é a segunda brassagem que finalizo com um resultado que tem me intrigado muito, e gostaria de tirar essa dúvida com vocês.

Por duas vezes seguidas, em receitas diferentes, minha gravidade e volumes da mosturação bateram com o que havia projetado pelo beersmith. No entanto, após a fervura, a gravidade tem terminado ligeiramente (2 ou 3 pontos) abaixo do que era esperado.

Minha questão é: uma vez que acertei a gravidade na mosturação, entendo que não seria possível ter variação significativa na mesma após a fervura, já que esse processo é inteiramente uma questão física de concentração. Ou seja, vou evaporar um tanto de líquido e aumentar a concentração de açúcar no meu mosto, não teria como "perder" mais esse açúcar.

Questiono-vos, tem alguma coisa que eu não estou enxergando ? Há alguma possibilidade de acontecer de acertar a densidade pré-fervura e "perder" açúcar após a fervura? Ou, estou errando em medições, calibração dos aparelhos, cálculo dos volumes, algo nesse sentido?

Muito obrigado!

Engraçado o tópico...kkk

Amigo, com certeza vc está se equivocando na leitura...

Precisa medir a 20c com o densímetro, ou então usar as calculadoras que corrigem a densidade, informando o parâmetro de temperatura de medição.

A maioria dos densímetros é regulado a 20c...

O mosto acima de 20c é menos denso...

Basta pensar no mel...Aquece ele pra ver como ele fica "mais líquido"...
 
Talvez sua taxa de evaporacao esteja menor que a inputada no beersmith. Se a OG medida ta correta, acho que só sobra a tx de evaporacao.
Abraço!
 
Bom dia, amigo.
Com o colega acima disse, e faço aqui minhas apostas também, o que deve estar ocorrendo é sua evaporação ser menor que a estimada pelo BS ou a que você inseriu lá.
Para se corrigir isto, deve-se realizar medições dos volumes pré e pós-fervura e inserir a variação no software. Vale lembrar que, para que se tenha confiabilidade, deve-se sempre manter o mesmo padrão de fervura, ou seja, mesma intensidade. Use sempre a mesma vazão e procure realizar a fervura no mesmo ambiente.
Você pode corrigir isto antes de sua próxima brassagem, fervendo a mesma quantidade de água que usualmente ferve de mosto e anotando os valores. Pode ferver por múltiplos de 60', para economizar gás, ou, por 60' para uma maior confiabilidade. Aproveite para guardar esta água para breja, vai estar devidamente livre de cloro e esterilizada.
Fiz isto e resolveu meu problema com evaporação, espero que resolva pra ti também.
 
tomazela e anaud, com certeza corrigi as densidades com a temperatura. Inclusive, confiro a calibração do meu densímetro toda brassagem, não é questão da medição de densidade do meu aparelho.

Provavelmente está relacionado com o que gfarantes e Carbobiach falaram: minha taxa de evaporação.

Vou dar uma olhadinha nisso.

Obrigado a todos!

Abraços
 
Meus 5 centavos na conversa.

A única medida precisa (mas ainda com uma boa margem de erro) e a densidade.

O volume é estimado (ou usam balões volumétricos), a quantidade de açúcar fermentável é estimada (a temperatura de conversação não é precisa nem igual em toda a panela).

Afora isto, na FG há que se levar em conta o efeito do álcool na densidade e também do gás diluído e desprendido (este último pode se aderir ao densímetro e o arrastar para cima)

Uma margem de erro é completamente aceitável.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Back
Top