Soda cáustica - kegs

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardohvandrade

Well-Known Member
Joined
Sep 20, 2015
Messages
52
Reaction score
3
Pessoal, estou com uma dúvida.
Preciso limpar um keg em que há resíduos incrustados e só encontrei soda cáustica em flocos (sólida, da marca escorpião). Gostaria de ver com vocês a melhor forma de diluição (quantidade em g por litro), de limpeza e o tempo correto para deixar de molho.

Vi alguns procedimentos, mas a maioria por soda já diluída, e algumas pessoas indicando a diluição em água quente (o que é contraindicado na embalagem do material).

Obrigado e um abraço!!
 
Pessoal, estou com uma dúvida.
Preciso limpar um keg em que há resíduos incrustados e só encontrei soda cáustica em flocos (sólida, da marca escorpião). Gostaria de ver com vocês a melhor forma de diluição (quantidade em g por litro), de limpeza e o tempo correto para deixar de molho.

Vi alguns procedimentos, mas a maioria por soda já diluída, e algumas pessoas indicando a diluição em água quente (o que é contraindicado na embalagem do material).

Obrigado e um abraço!!

Oi Eduardo,

Provavelmente a embalagem diz pra não fazer isso porque é perigoso, altamente corrosivo e libera vapores... Mas a verdade é que com agua quente ela age bem mais rápido.

Sinceramente eu nunca medi quantidade ou concentração pra limpeza... Quando limpo barris assim, com sujeira incrustada no fundo, coloco agua quente até cobrir o fundo... entre 2 a 4 litros de água (não sei se cobre barril de 50l) e uma colher de sopa de soda. Se não sair em algumas horas, coloco mais uma colher e deixo... até um dia se necessario.

É importante enxaguar várias vezes depois. Água quente ajuda no enxague também, devido ao aspecto viscoso que a solução de soda tem.

Abraço
 
Pessoal, estou com uma dúvida.
Preciso limpar um keg em que há resíduos incrustados e só encontrei soda cáustica em flocos (sólida, da marca escorpião). Gostaria de ver com vocês a melhor forma de diluição (quantidade em g por litro), de limpeza e o tempo correto para deixar de molho.

Vi alguns procedimentos, mas a maioria por soda já diluída, e algumas pessoas indicando a diluição em água quente (o que é contraindicado na embalagem do material).

Obrigado e um abraço!!

Cuidado com os olhos!
 
Se não me engano, o procedimento de CIP comum fala numa diluição de 4% de soda em peso, ou seja 40g por litro.
 
Aproveitando o assunto, estou com um fermentado de plástico com um cheiro ruim. Minha última leva certamente está contaminada pois o cheiro e o gosto não estão bons. Acredito que o fermentado esteja contaminado.

Pensei em fazer uma solução de soda cáustica pra ver se recupero ele. Vale a pena? Esta solução precisa estar a 80 graus? O fermentado pode não aguentar essa temperatura por ser de plástico (60 litros).

Também li sobre vanish branco. Traria o mesmo resultado?
 
Aproveitando o assunto, estou com um fermentado de plástico com um cheiro ruim. Minha última leva certamente está contaminada pois o cheiro e o gosto não estão bons. Acredito que o fermentado esteja contaminado.

Pensei em fazer uma solução de soda cáustica pra ver se recupero ele. Vale a pena? Esta solução precisa estar a 80 graus? O fermentado pode não aguentar essa temperatura por ser de plástico (60 litros).

Também li sobre vanish branco. Traria o mesmo resultado?

As bombonas de PEAD aguentam essa temperatura, se é o seu caso...

Vc até pode tentar fazer essa limpeza e depois uma sanitização bem rigorosa pra tentar salvar o fermntador. O problema é que a superfície do plástico não é bem lisa, microscopicamente, pode ter alguma porosidade, então a limpeza pode ou pode não surtir o efeito desejado.

Quando ocorre contaminação nessas bombonas, sempre recomendo adquirir uma nova, já que custa menos que o valor dos insumos pra uma leva nesse volume, e poderia ser um caso de arriscar perdê-la novamente.

Quando o caso é fermentador cônico de plástico, pode valer mais a pena tentar resgatar ele, pelo custo mais elevado que possui, mas também é um caso problemático.

Abraço
 
Obrigado pelo seu retorno, Tiago.

Fui orientado a fazer isso pela própria loja onde compro os insumos (vendem fermentadores também rsss) e outra pessoa que estava lá e trabalha em cervejaria. Porém em cervejaria os equipamentos devem ser todos de inox e o efeito da soda deve ser melhor.

Vou arriscar a experiência, meu receio era o fermentador derreter e se espalhar soda pra todo lado. Ele está com algumas ranhuras, não tomei os cuidados devidos no início do seu uso por inexperiência. Acredito que devido a isso eu possa voltar a ter problemas mesmo que de início a soda de resultados.

Abraço
 
Cara, já fiz diluição de soda em laboratório. o Ideal é solubilizar ela com água gelada (pois a reação é endotérmica, libera muito calor e muitos vapores)

te recomendo uma concentração entre 2,5 a 4%

ou seja: 2,5g-4g : pra cada 100ml de água gelada!!

depois de diluir pode aquecer a soda e fazer a desincrustação! usa luva, mascara e oculos de proteção.

p.s. tudo em polietileno. a soda não corroi polietileno.
 
Cara, já fiz diluição de soda em laboratório. o Ideal é solubilizar ela com água gelada (pois a reação é endotérmica, libera muito calor e muitos vapores)

te recomendo uma concentração entre 2,5 a 4%

ou seja: 2,5g-4g : pra cada 100ml de água gelada!!

depois de diluir pode aquecer a soda e fazer a desincrustação! usa luva, mascara e oculos de proteção.

p.s. tudo em polietileno. a soda não corroi polietileno.


Airton, estou lendo o tópico e preciso de ajuda sobre a sua resposta.

A ficha Fispq da soda cáustica da marca Indaiá diz que o hidróxido de sódio varia entre 60 a 70% na sua composição. Então, a cada 1kg de soda cáustica temos entre 0,600 e 0,700kg de Hidróxido de Sódio puro. Considerando uma composição de 70%, e considerando uma concentração para limpeza de 4% por litro, tenho que usar 0,05714g (1 / 0,7 x 0,04 x 1000 = 57,14g) de soda cáustica indaiá por litro. É isso?

E sobre usar água gelada para diluição, devo fazer desse modo e somente depois esquentar a solução para usar?
 

Attachments

  • soda cáustica indaiá.jpg
    soda cáustica indaiá.jpg
    41.2 KB · Views: 30
Oi Eduardo,

Provavelmente a embalagem diz pra não fazer isso porque é perigoso, altamente corrosivo e libera vapores... Mas a verdade é que com agua quente ela age bem mais rápido.

Sinceramente eu nunca medi quantidade ou concentração pra limpeza... Quando limpo barris assim, com sujeira incrustada no fundo, coloco agua quente até cobrir o fundo... entre 2 a 4 litros de água (não sei se cobre barril de 50l) e uma colher de sopa de soda. Se não sair em algumas horas, coloco mais uma colher e deixo... até um dia se necessario.

É importante enxaguar várias vezes depois. Água quente ajuda no enxague também, devido ao aspecto viscoso que a solução de soda tem.

Abraço
Vinagre de alcool elimina a viscosidade.
 
Cara, já fiz diluição de soda em laboratório. o Ideal é solubilizar ela com água gelada (pois a reação é endotérmica, libera muito calor e muitos vapores)

te recomendo uma concentração entre 2,5 a 4%

ou seja: 2,5g-4g : pra cada 100ml de água gelada!!

depois de diluir pode aquecer a soda e fazer a desincrustação! usa luva, mascara e oculos de proteção.

p.s. tudo em polietileno. a soda não corroi polietileno.
Tenho um fermentador de 100 litros (100.000ml) em inox.
Pela tua expressão, teria que usar 2,5kg de soda?
 

Latest posts

Back
Top