Socorro! Lupúlo para amargor

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JPianco

Well-Known Member
Joined
Nov 30, 2016
Messages
97
Reaction score
24
Salve galera! Estou com todos os insumos para executar 3 receitas, mas o Magnum que ia usar na adição de amargor para todas (respeitando a quantidade para o estilo de cada uma, é claro!) estragou e não tenho como conseguir outro a curto prazo.
Não sei se é necessário postar as receitas completas, são para 24L envasados de uma Scottish Ale, IPA e Cream Ale.
O fato é que agora eu tenho 25g de citra, 25g de amarillo, 25g de saaz, 25g de hallertau blanc e 50g de boadicea e será minha primeira vez com todos eles. Qual deles posso usar na adição a 60min? Pois, ao pé da letra todos com exceção do boadicea que é considerado dual, são considerados lúpulos de aroma. E agora?
 
a 60 min todos vai dar somente amargor, perdendo todo o seus aromas e sabores. Mas, a não ser que era uma quantidade enorme de magnum, as quantidades são poucas para uma IPA (se for para os estilo americano, ao que indica o citra e amarilo) de qualquer forma. Eu pensaria em usar o de maior AA% em first wort hopping (ou uma combinação para ficar com um pouco de cada).

Porém se fosse eu a fazer, mudaria as receitas, além de não fazer todas as 3 até ter os lúpulos.

Faria a IPA virar uma APA, usando todo o citra e amarillo em uma adição a 5 ou 0 min. E faria a cream ale com saaz e hallertal (em um esquema parecido).
 
Salve grande jeanpaullopes! Agradeço sempre suas preciosas dicas. Eu estava pensando exatamente nisso... Já até reformulei a receita para uma APA mesmo! E na Scottish vou adicionar só o boadicea para amargor, sem adição de aroma. ;)
Eu particularmente nunca utilizei somente adições a 5 ou 0 min ou mesmo adição só no whirpool. Tenho preferido ir na simplicidade e segurança, já que sou iniciante, e geralmente tenho optado por somente duas adições a 60 e a 0 min e tenho conseguido bons resultados, mas ainda persiste uma dúvida: Sei que é pouco lúpulo pra 24L, mas, mesmo assim fazendo a simulação no brewersfriend essa adição de 50g = 25g citra + 25g amarillo a 1 min dá 2.5 IBU. Sei que é um calculo estimado e que também o tempo de resfriamento do mosto faz enorme diferença, mas qual a sensação gustativa da breja? Tenho receio que fique sem nenhum amargor e vire chá de malte com aroma de lúpulo...:D
Segue a receita abaixo, desculpem a bagunça! o_O

Method: All Grain
Style: American Pale Ale
Boil Time: 90 min
Batch Size: 24 liters (fermentor volume)
Boil Size: 29 liters
Boil Gravity: 1.036 (recipe based estimate)
Efficiency: 65% (brew house)
Source: johnathan
Original Gravity: 1.054
Final Gravity: 1.008
ABV (standard): 6.06%
IBU (tinseth): 2.53
SRM (morey): 5.67
Mash pH 5.68
Fermentables
Amount Fermentable PPG °L Bill %
5 kg German - Pilsner 38 1.6 87%
144 g Invert Sugar - (late addition) 46 1 2.5%
100 g United Kingdom - Extra Dark Crystal 120L 33 120 1.7%
500 g Cane Sugar - (late addition) 46 0 8.7%
5.74 kg Total
Hops
Amount Variety Type AA Use Time IBU
25 g Amarillo Pellet 8.6 Aroma 1 min 1.11
25 g Citra Pellet 11 Aroma 1 min 1.42
Mash Guidelines
Amount Description Type Temp Time
20 L Fly Sparge 66 C 90 min
Starting Mash Thickness: 3 L/kg
Yeast
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

Amount: 1
Attenuation (avg): 81% Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.2 - 25 °C Starter: No
Fermentation Temp: 14 °C Pitch Rate: 0.5 (M cells / ml / ° P)
160 B cells required
 
Salve grande jeanpaullopes! Agradeço sempre suas preciosas dicas. Eu estava pensando exatamente nisso... Já até reformulei a receita para uma APA mesmo! E na Scottish vou adicionar só o boadicea para amargor, sem adição de aroma. ;)
Eu particularmente nunca utilizei somente adições a 5 ou 0 min ou mesmo adição só no whirpool. Tenho preferido ir na simplicidade e segurança, já que sou iniciante, e geralmente tenho optado por somente duas adições a 60 e a 0 min e tenho conseguido bons resultados, mas ainda persiste uma dúvida: Sei que é pouco lúpulo pra 24L, mas, mesmo assim fazendo a simulação no brewersfriend essa adição de 50g = 25g citra + 25g amarillo a 1 min dá 2.5 IBU. Sei que é um calculo estimado e que também o tempo de resfriamento do mosto faz enorme diferença, mas qual a sensação gustativa da breja? Tenho receio que fique sem nenhum amargor e vire chá de malte com aroma de lúpulo...:D
Segue a receita abaixo, desculpem a bagunça! o_O

Method: All Grain
Style: American Pale Ale
Boil Time: 90 min
Batch Size: 24 liters (fermentor volume)
Boil Size: 29 liters
Boil Gravity: 1.036 (recipe based estimate)
Efficiency: 65% (brew house)
Source: johnathan
Original Gravity: 1.054
Final Gravity: 1.008
ABV (standard): 6.06%
IBU (tinseth): 2.53
SRM (morey): 5.67
Mash pH 5.68
Fermentables
Amount Fermentable PPG °L Bill %
5 kg German - Pilsner 38 1.6 87%
144 g Invert Sugar - (late addition) 46 1 2.5%
100 g United Kingdom - Extra Dark Crystal 120L 33 120 1.7%
500 g Cane Sugar - (late addition) 46 0 8.7%
5.74 kg Total
Hops
Amount Variety Type AA Use Time IBU
25 g Amarillo Pellet 8.6 Aroma 1 min 1.11
25 g Citra Pellet 11 Aroma 1 min 1.42
Mash Guidelines
Amount Description Type Temp Time
20 L Fly Sparge 66 C 90 min
Starting Mash Thickness: 3 L/kg
Yeast
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

Amount: 1
Attenuation (avg): 81% Flocculation: Medium
Optimum Temp: 12.2 - 25 °C Starter: No
Fermentation Temp: 14 °C Pitch Rate: 0.5 (M cells / ml / ° P)
160 B cells required

marca no brewer´s friend a opção NO CHILL. Vai te dar um IBU mais adequado. mas mesmo assim, o amargor é algo muito sensorial, e as adições tardias trazem um outro tipo de amargor. Para ter uma ideia fiz uma session NEIPA com 1.5% de ABV e somente 13IBU e estava bem amarga no final.

Se esta com temor, use uns 10g em first wort hop.
 
Salve! Passando para dar um feedback...
Pensando nas dicas do jeanpaullopes antes de executar a brassagem reformulei novamente a receita e fiz a alteração no brewersfriend para NO CHILL com 30min a mais no tempo de resfriamento. Ao desligar o fogo (flame out) fiz uma única adição de 50g (25 citra+25 amarillo) e coloquei a panela de fervura dentro de um isopor em banho maria com muito gelo e água (técnica de resfriamento que uso) e fiz o redemoinho (whirpool). Para minha surpresa o mosto resfriou de 100 a 25 Cº em 20min!
O resultado foi surpreendentemente positivo, apesar da breja não está pronta ainda, fiz o envase no fim de semana que passou e o sabor, aroma e amargor estão ótimos e, no software, o IBU ficou em 55, mas a sensação de amargor pareceu bem menor. Não tenho como precisar mas pela minha experiência diria que ficou algo próximo de 30 IBU... Mas ainda falta ficar pronta! :D
Agradeço mais uma vez pelas sugestões e ensinamentos do jeanpaullopes! A experiência dessa brassagem me fez repensar algumas coisas sobre lupulagem, tempo de fervura e as adições de lúpulo, e tempo de resfriamento...
Como surgiram outras dúvidas acho que é melhor procurar o tópico certo ou abrir outro tópico! ;)
 
Salve! Passando para dar um feedback...
Pensando nas dicas do jeanpaullopes antes de executar a brassagem reformulei novamente a receita e fiz a alteração no brewersfriend para NO CHILL com 30min a mais no tempo de resfriamento. Ao desligar o fogo (flame out) fiz uma única adição de 50g (25 citra+25 amarillo) e coloquei a panela de fervura dentro de um isopor em banho maria com muito gelo e água (técnica de resfriamento que uso) e fiz o redemoinho (whirpool). Para minha surpresa o mosto resfriou de 100 a 25 Cº em 20min!
O resultado foi surpreendentemente positivo, apesar da breja não está pronta ainda, fiz o envase no fim de semana que passou e o sabor, aroma e amargor estão ótimos e, no software, o IBU ficou em 55, mas a sensação de amargor pareceu bem menor. Não tenho como precisar mas pela minha experiência diria que ficou algo próximo de 30 IBU... Mas ainda falta ficar pronta! :D
Agradeço mais uma vez pelas sugestões e ensinamentos do jeanpaullopes! A experiência dessa brassagem me fez repensar algumas coisas sobre lupulagem, tempo de fervura e as adições de lúpulo, e tempo de resfriamento...
Como surgiram outras dúvidas acho que é melhor procurar o tópico certo ou abrir outro tópico! ;)
Que bom.

depois manda um relato da breja pronta.
 

Latest posts

Back
Top