Sistema de resfriamento de mosto sem despedício de água?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emanuel Fritsch

New Member
Joined
Jun 25, 2018
Messages
3
Reaction score
0
Location
Vale do Sol
Olá

Gostaria de ideias para evitar o desperdício de água no resfriamento do mosto além de tornar mais eficiente.

Atualmente fabricamos 40 litros e utilizamos o chiller de placas para resfriamento, com água da torneira.

Estamos expandindo nossa produção para 100 litros e gostaria de evitar o desperdício da água. Além de melhorar a eficiência, como moro no sul, o verão é muito quente e água da torneira também acaba sendo mais quente.

O que eu tenho de ideia: Utilizar uma bombona de água e gelo, com um motor de recirculação fazer a água recircular pelo chiller e voltar para a bombona. Vale a pena fazer?
 
O que eu tenho de ideia: Utilizar uma bombona de água e gelo, com um motor de recirculação fazer a água recircular pelo chiller e voltar para a bombona. Vale a pena fazer?
A princípio, não. Os litros de água sairão muito quente, e isso derreterá esse gelo rapidinho. Talvez se passar uns 5-10 min de agua em temp. ambiente, e depois o gelo, dê uma ajudada, mas aí já é teste...
 
A princípio, não. Os litros de água sairão muito quente, e isso derreterá esse gelo rapidinho. Talvez se passar uns 5-10 min de agua em temp. ambiente, e depois o gelo, dê uma ajudada, mas aí já é teste...

Acredito que seja viavel, pois os primeiros litros podem ser utilizados para a limpeza dos equipamentos.
Alguma outra forma para fazer o resfriamento?
 
Fala Emanuel. Em primeiro lugar, se já não tiver feito isso, verifique se consegue reduzir a vazão de água, abrindo menos o registro da torneira, somente até o mínimo para que o resfriamento ocorra. Pra isso, verifique como se comporta a temperatura do mosto na saída do chiller conforme varia a vazão da água. No meu caso, percebi que em vez de abrir o registro totalmente, se abrir em cerca de 1/3 apenas, consigo um resfriamento igual usando metade da água (pois a água sai mais quente, ou seja, absorve mais calor em menos volume).

Em segundo lugar, se tiver como armazenar essa água até a próxima brassagem, você pode trabalhar com desperdício zero. Eu uso um reservatório pra essa água de resfriamento. Um pouco vai pra limpeza, e o restante uso na próxima brassagem passando antes por um filtro.
 
Eu uso água da piscina, que geralmente está a uns 25 graus, pra resfriar até chegar a uns 30 graus. Devolvo a água quente para a piscina. Depois disso passo a recircular usando uma bomba e uma panela com água e gelo. Gasto 2 pacotes de gelo de 10 quilos para chegar a 18 graus. Meu lote é de 80 litros. Valeu!
 
Eu uso exatamente esse sistema (mas com um lote bem menor, de apenas 10 litros).

Faço duas etapas: na primeira só encho a pia de água e passo no chiller usando uma bombinha de aquário. Nessa etapa meço a temperatura dá água na sucção da bomba (limitada a 60°C).

Quando atinge essa temperatura troco a água e e coloco uns 3 blocos de gelo (cada um com 1,5 l, feito em potes de sorvete). Normalmente atinjo os 17-18°C no mosto antes de o gelo derreter todo.

Acredito que isso me custe uns 20 l de água. Poderia otimizar até mais (recolhendo de novo para fazer mais gelo, ou mesmo guardando em um balde para uma próxima brassagem). Só não é viável por que faço poucas levas por ano (raramente mais do que quatro).
 
Utilizo a água para lavar equipamento, lavar a cervejaria e o restante a gente divide para jogar na maquina para lavar roupas.
 

Latest posts

Back
Top