Sistema de Infusão de Malte Brew Boss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiago_df

Member
Joined
Jul 4, 2017
Messages
22
Reaction score
5
Pessoal, gostaria de saber se alguém já leu sobre e, principalmente, o que nossos mestres aqui do fórum acham sobre esse sistema:

https://www.brew-boss.com/product-p/mash-cofi-15.htm

Parece interessante, como um avanço do BIAB, mas pode ser papo de vendedor. Estou projetando meu equipamento, focado em Single Vessel, e me deparei com esse sistema, que eles denominam Center Out Forced Infusion. Achei uma boa alternativa ao sistema Braumeister e seus 900 milhões de clones disponíveis e que eu pretendia seguir. O que acham? @guenther, poderia opinar? Os que usam o fluxo ascendente como a Braumeister, o que acham?

Abraços!
 
Pessoal, gostaria de saber se alguém já leu sobre e, principalmente, o que nossos mestres aqui do fórum acham sobre esse sistema:

https://www.brew-boss.com/product-p/mash-cofi-15.htm

Parece interessante, como um avanço do BIAB, mas pode ser papo de vendedor. Estou projetando meu equipamento, focado em Single Vessel, e me deparei com esse sistema, que eles denominam Center Out Forced Infusion. Achei uma boa alternativa ao sistema Braumeister e seus 900 milhões de clones disponíveis e que eu pretendia seguir. O que acham? @guenther, poderia opinar? Os que usam o fluxo ascendente como a Braumeister, o que acham?

Abraços!

Cara, nem preciso reafirmar que vou ser sincero, porque eu sempre sou.

Sinceramente, esse é um equipamento que:
- Permite controle de temperatura mosturação
- Conclui a mosturação

Ou seja, conhecendo pacas sobre equipamento como conheço, por já ter construído quase tudo quanto é tipo, hoje em dia quando olho um equipamento de forma objetiva, eu penso:

- O que ele faz?
- No que ele facilita?

Bom, nesse caso, esse equipamento não faz nada a mais do que qualquer outro Braumeister, é um single vessel, com cesta, etc.

O fato da recirculação partir do centro pra fora é legal em termos de engenharia, criando uma cama de grãos num conceito diferente, mas não cria nenhum milagre, nem facilidade absurda, nem economia de tempo, etc.

O próprio controle de temperatura de mosturação é dispensável em equipamentos no sentido de que ter ele, ou não, nunca vai transformar drasticamente uma cerveja ou fazer vc ganhar um concurso.

Por sorte, já tive oportunidade de conversar ao vivo em pessoa inúmeras vezes com John Palmer, e também com Gordon Strong, Stan Hieronymus, John Mallet, Brad Smith, etc. A importância que eles dão para o mash, é mínima justamente por esse motivo. Mosturação, concluindo o grande objetivo de converter tudo e manipular razoavelmente o perfil dos açúcares, já cumpre o papel.

Então hoje em dia, quando penso em equipamentos e nos que tenho pensando em construir como próximos projetos, o que eu tento inovar é em pensar fora da caixa e fazer coisas diferentes que realmente tenham um grande diferencial efetivo, que gerem resultados diferentes, seja tornando alguma coisa absurdamente mais fácil, ou gerando uma eficiência muito maior (coisa que hoje dou muito menos importância) e assim vai. Fazer algo de forma diferente pra chegar em resultado igual do que outros equipamentos sem ter grande vantagem em economia de trabalho ou eficiência (drasticamente) pra mim, hoje em dia, é algo que não vejo sentido.

Então, digamos... se eu fosse comprar um equipamento desse tipo, qual seria o fator determinante? Simples: facilidade de uso e limpeza.

Single Vessel é feito pra isso, pra ser fácil, compacto, etc, assim como BIAB. Controle de temperatura se consegue com qualquer equipamento, basta uma resistência, uma bomba, e meia duzia de conexões. Construo um em 1 hora se eu estiver na minha garagem. BIAB é a mesma coisa.

Agora, por fim..... existe a parte do Hobby, onde todas essas coisas que citei muitas vezes não são o objetivo principal pra quem quer um equipamento desses. Muitas vezes, a pessoa quer um equipamento todo cheio de alegorias simplesmente porque.......... quer. :) Hobby tem muito disso, e é normal, mas eu hoje em dia já penso em alegorias que realmente agreguem valor/resultado/efetividade ao equipamento. Se consigo unir isso a algo inovador, diferente, etc, beleza. Se é algo diferente e a única diferença é ser diferente, aí já não me serve.

Abração,
 
Back
Top