Sistema de fermentação e maturação individualizado com automação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelhb

Member
Joined
Aug 10, 2014
Messages
17
Reaction score
2
Olá cervejeiros!

Estou pensando num modo eficaz de fermentar e maturar minha cerveja (sem trásfega). Como estou com fermentadores cônicos de 50L, poucas geladeiras podem ser utilizadas satisfatoriamente.

A princípio pensei em fazer uma câmara fria mas aí não conseguiria controlar tão bem as temperaturas de cada fermentador individualmente...

Aí veio a segunda ideia: mergulhar os fermentadores numa bombona cheia de água e ficar recirculando esta água passando por um freezer. Essa ideia é de baixíssimo custo (bombonas reutilizadas), mas o problema seria colocar e tirar o fermentador desta bombona... isso teria de ser feito cada vez que eu fosse experimentar a cerveja, medir a gravidade etc. (ou isso ou abrir a tampa e sifonar, o que eu acho ruim por expor à contaminação).

Por fim veio a terceira ideia: usar uma serpentina de INOX dentro do fermentador por onde passaria um líquido resfriado (basicamente um chiller de imersão). Não é a solução mais barata (INOX e material isolante maleável) mas parece ser a mais prática.. funcionaria mais ou menos da seguinte forma: um líquido ficaria dentro de um freezer horizontal e o Arduino controlaria a abertura e fechamento das solenoides bem como ligaria a bomba quando a temperatura (medida através de poço termométrico) estivesse acima do ideal.

Esquematicamente, então, o líquido percorreria este trajeto:

Sairia de um banco de líquido resfriado em freezer horizontal controlado por um Tic-17 (pois as solenoides e a bomba não funcionariam a temperaturas muito baixas).
Mangueira isolada termicamente
Bomba
Bifurcações de mangueira isolada termicamente (lembrando que seriam vários fermentadores)
Solenoide
Mangueira isolada termicamente
Serpentina de INOX
Mangueira isolada termicamente
De volta par o banco de líquido

As primeiras perguntas são:

Vocês acham um método eficaz?
Como isolar os fermentadores e as mangueiras? A princípio pensei em espuma elastomérica...
Posso usar água ou seria melhor pensar em outro líquido?
A serpentina deveria ter quais dimensões?
Alguma ideia de custo ou de modos de reduzir o custo?


É claro que sugestões de modo geral são bem vindas :)

Um grande abraço!
 
eu colocaria a serpentina por fora. Serpentina por dentro tu vai ter contato direto da serpentina super gelada com o mosto, o que não vai fazer bem pra levedura. Sem contar que pode usar alumínio ou cobre, pois não entrará em contato com o mosto...
Dá uma olhada nos posts do DIY aqui do fórum. Tem um post de alguém que fez com serpentina ao redor de um cônico, com espuma de poliuretano e compressor de ar condicionado.
 
eu colocaria a serpentina por fora. Serpentina por dentro tu vai ter contato direto da serpentina super gelada com o mosto, o que não vai fazer bem pra levedura. Sem contar que pode usar alumínio ou cobre, pois não entrará em contato com o mosto...
Dá uma olhada nos posts do DIY aqui do fórum. Tem um post de alguém que fez com serpentina ao redor de um cônico, com espuma de poliuretano e compressor de ar condicionado.

Tinha pensado há um tempo nessa serpentina por fora, o problema é que o fermentador é de plástico, aí complica bastante a troca de calor, fico pensando na eficiência desse sistema... =/
Na verdade antes destas 3 ideias, eu tinha cogitado essa serpentina externa, mas a área de contato do cano com o fermentador era bem pequena, o que me fez pensar na água+bombona..
Mas você tem razão, devo pensar direito sobre o contato da levedura com o cano gelado... quem sabe com temperaturas mais amenas?
 
De quanto em quanto tempo tu faz cerveja?
Uma alternativa seria tu ter geladeira + câmara fria. Usar a geladeira para os primeiros dias de fermentação (atividade mais intensa, mais calor gerado), e quando a atividade começar a baixar, passa pra câmara. Em resumo, fazer o final da primária e secundária toda na câmara.
 
De quanto em quanto tempo tu faz cerveja?
Uma alternativa seria tu ter geladeira + câmara fria. Usar a geladeira para os primeiros dias de fermentação (atividade mais intensa, mais calor gerado), e quando a atividade começar a baixar, passa pra câmara. Em resumo, fazer o final da primária e secundária toda na câmara.

O plano era, com esse projeto finalizado, brassar todo final de semana...
A sua ideia é boa e provavelmente resolveria o problema, mas estava realmente interessado em alguma coisa com controle individualizado sabe? Que eu pudesse colocar lá, deixar o arduino rodando e esquecer da vida hehehe
 
se tiver um bom controle para automatizar e evitar choques térmicos para a levedura, não vejo porque não funcionaria... só não acho a melhor solução, mas vai fundo, e depois posta no DiY ;)
 
Back
Top