Sistema de controle remoto - Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

romer0

Active Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
42
Reaction score
6
Bom dia

Estou com um problema com a minha produção.
Hoje, moro em Angra dos Reis, faço cerveja em Teresópolis, enquanto minha namorada mora no Rio de Janeiro.
Tenho tido pouco tempo para ir pra Teresópolis, especialmente em fins de semana consecutivos.

Deixo a cerveja com um tempo de fermentação/Maturação muito grande, por conta destas minhas andanças.

Eu estava pensando no seguinte:

Seria muito complicado montar um sistema controlado por computador, que eu pudesse acessar remotamente?
A idéia seria ter um computador que tivesse as leituras dos sensores de temperatura. Desta forma, com uma ferramenta comum, como o Log me In, eu poderia acessar e verificar tudo, fazer alterações e etc.
A temperatura seria o primeiro problema. O segundo seria a retirada do fermento. Pensei em colocar no mesmo sistema uma solenoide, que seria ativada remotamente também, para fazer a retirada do fermento.
E, por ultimo, alguma forma de medir a densidade do mosto. Pensei em várias formas. Todas muito ruins. Alguem tem alguma sugestão?

Tenho uma noção de elétrica/eletrônica, mas ainda não tenho conhecimento para fazer tudo isso. Alguem que entende sabe se seria muito complicado?
Têm alguma forma mais simples?
Pensei também num simples controlador de temperatura com um timer grande. Aí não vai dar pra fazer tantas coisas, mas já da pra ter um controle melhor... O que acham?

Att
Felipe Romero
 
Puxa vida...

Complicado de montar isso, hein...

Eu também tenho este problema de me ausentar muito tempo e deixar a cerveja lá sozinha.

Às vezes fico 6 semanas longe dela.

Para você ter uma idéia, fiz minha última leva em 22 de Janeiro, e só vou poder fazer o dry hopping e engarrafar entre 15 e 20 de Março.

A única coisa que faço é ter 2 controladores de temperatura, deixo um configurado para temperatura de fermentação e outro em temperatura de clarificação, depois de algumas semanas de fermentação, peço para alguém mudar a tomada da geladeira para passar para a clarificação.

Já desencanei disso, o negócio é ter paciência e deixar a cerveja lá. Mal não faz...
 
quanto ao controle da temperatura, tem contoladores que tu consegue acionar remotamente.

Fala com o @MauricioDambros que ele já falou em outro tópico que faz.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5092445

Quanto ao resto, não vejo necessidade:
retirada do fermento - por que necessariamente queres purgar o fermento?
controle de densidade - Se o teu problema é tempos longos sem visitar, e não tempos curtos, não vejo o porquê desta necessidade. Se tu vai deixar a cerveja mais de 2, 3 semanas sem tu visitar, deixa pra medir quando tu visitar o local. Quase que certo que vai atenuar 100% neste período. A não ser que haja alguma falha no processo, como controle de temperatura inadequado ou baixa taxa de inoculação.

Pelo que eu vejo, mantenha uma boa taxa de inoculação (1g/L ao menos para cervejas de OG mais baixa) e faça apenas o controle remoto de temperatura. Use temperaturas para uma fermentação padrão (tipo 18ºC 2 dias, e vai aumentando 1ºC por dia até uns 25ºC) e deixa em 25ºC até uns 5 dias antes de ir para o local. Aí baixe a temperatura para perto de 0ºC pra clarificar.

Só vai variar se tu for fazer dry hopping, mas não é interessante dry hopping por tempos muito longos, então é só se tu conseguir visitar o local em 2 finais de semana consecutivos..
 
Opa pessoal,

vocês conhecem esse equipo:

https://www.thebeerbug.com

talvez atenda a necessidade, de leitura, mas talvez não
da programação de alteração da temperatura.
O uso em conjunto com o Sitrad talvez seja o ideal.


abraço

Eduardo
 
A questão é que estmaos pensando em cerveja feita de forma simplista.
TEnho lido vários livros do assunto, e todos tem algo em comum. Controle de fermentação é um dos principais diferencias de uma cervjea
Fazer uma apa comum, uma stout, algo assim, é simples. Joga tudo la dentro e espera atenuar. Mas ao fazer algo mais complicado, como uma rauch, lager, ou até uma belga, onde o fermento tem um papel muito especifico e determinante, o processo de fermentação em si deve ser mais controlado.

Eu queria controlar densidade pois, por exemplo: Voce quer dar um sabor de banana na cerveja mas também quer ter um pouco de cravo. Como equilibrar os dois? A menos que nós estejamos la constantemente, não podemos fazer este tipo de teste.

O mesmo serve para cervejas frutadas, ou strains de levedura especifica, que queremos testar a X temperatura, com finalização em Y temperatura...


Por ultimo, seria interessante até para eu prever a minha ida para a cervejaria. Eu podendo controlar de longe posso definir temperatura de clarificação, e assim, ao chegar, so precisar sanitizar as garrafas e engarrafar.


A questão não é só fazer cerveja, mas sim ter um controle do processo melhor, para fazer uma cerveja melhor.

@EduMozir acho que talvez realmente funcione. A leitura atende muito bem, e o sitrad parece que seria legal para controlar tudo remotamente.
Será que tem uma variação do beerbug sem ser wifi?

@tguimaraes vou dar uma olhada. parece legal, obrigado

@tiefeense a logica de purgar o fermento é que, hoje, faço levas pequenas, de 20L (faço 2 a 4 por vez, dando um total de 80L) porém pretendo aumentar em beve para levas de 60L, fazendo também, de 2 a 4. Claro que a autolise do fermento não é provável, mas ainda assim, como estou tentando montar um sistema legal, acho interessante um controle simples desse(solenoide acionada remotamente) . Mas obrigado pelas dicas. vou falar com esse contato para saber como ele fez!

Obrigado galera. Mais idéias sempre são bem vindas. até porque esse beerbug é carinho pra quem tem câmbio de país de terceiro mundo (2.70 ta foda.)
 
Cara, vou te dizer que não entendi direito o que tu quis dizer. E pelo que eu entendi, a retirada de fermento e a medição das densidades são desnecessárias...

Primeiro explica um pouco melhor como é teu processo. Tu faz 4 levas de 20 litros. Tu fermenta em fermentadores separados de 20 litros ou em um único fermentador? Como tu faz o controle de temperatura?

"
A questão é que estmaos pensando em cerveja feita de forma simplista.
TEnho lido vários livros do assunto, e todos tem algo em comum. Controle de fermentação é um dos principais diferencias de uma cervjea
Fazer uma apa comum, uma stout, algo assim, é simples. Joga tudo la dentro e espera atenuar.
o que seria "cerveja feita de forma simplista". Sim, o controle de fermentação é com certeza fundamental, talvez a parte mais importante... mas discordo que apa ou stout dispensem. Inclusive, APA é um estilo que não tolera diacetil nem álcool superior, por exemplo. Como ter isso? fermento neutro e TEMPERATURA CONTROLADA. Então não basta "esperar atenuar", tem que controlar a temperatura

Mas ao fazer algo mais complicado, como uma rauch, lager, ou até uma belga, onde o fermento tem um papel muito especifico e determinante, o processo de fermentação em si deve ser mais controlado.
Cara, em uma APA o controle de temperatura talvez seja mais rigoroso que uma Belga. As belgas tem característica de terem mais esteres, que surgem por exemplo quando inoculamos baixa taxa de levedura ou fermentamos a temperaturas mais altas. Se tu errar pra cima a fermentação de uma belga, ela vai camuflar muito mais os erros do que numa APA, onde a fermentação tem que ser mais limpa, com temperatura mais controlada.
As lagers também pedem um bom controle de TEMPERATURA, mas aonde entraria a densidade? Eu acho as Lagers mais imprevisíveis para se fermentar a distância, tem lag time maior e exige um acompanhamento mais de perto na fermentação, pois é mais provável que o fermento "demore a agir" que em uma ale. Sem contar que lagers exigem perfis de fermentação bem mais limpos que as ales.

Eu queria controlar densidade pois, por exemplo: Voce quer dar um sabor de banana na cerveja mas também quer ter um pouco de cravo. Como equilibrar os dois? A menos que nós estejamos la constantemente, não podemos fazer este tipo de teste.

sim, mas isso tem a ver com a análise sensorial. tirar amostras e provar. O que a medição de densidade te daria informação? Para retirar banana, por exemplo, tu faz fermentando a temperaturas superiores. Para tirar cravo, parada ferulica e temperaturas mais baixas. Aonde exatamente entra a densidade? é um controle de temperatura até onde sei...

O mesmo serve para cervejas frutadas, ou strains de levedura especifica, que queremos testar a X temperatura, com finalização em Y temperatura...
Por ultimo, seria interessante até para eu prever a minha ida para a cervejaria. Eu podendo controlar de longe posso definir temperatura de clarificação, e assim, ao chegar, so precisar sanitizar as garrafas e engarrafar.
Novamente, basicamente controle de temperatura. Se tu der 2 semanas para uma ale fermentar, ela quase 100% de certeza (a não ser se for de OG muito elevada ou ocorrer erro de taxa de inoculação) vai fermentar neste tempo.

@tiefeense a logica de purgar o fermento é que, hoje, faço levas pequenas, de 20L (faço 2 a 4 por vez, dando um total de 80L) porém pretendo aumentar em beve para levas de 60L, fazendo também, de 2 a 4. Claro que a autolise do fermento não é provável, mas ainda assim, como estou tentando montar um sistema legal, acho interessante um controle simples desse(solenoide acionada remotamente) . Mas obrigado pelas dicas. vou falar com esse contato para saber como ele fez!
o contato que passei faz controle de temperatura remoto, e não o esquema da solenóide. Ele não faz porque... não precisa! Cara, em levas de 20, 40, 60, 80 litros não te preocupa com autólise. Não faz sentido purgar o fermento. Sem contar que, remotamente, como tu vai saber quando acionar e desacionar a solenoide? não corre o risco de tu jogar cerveja fora ou não retirar todo o fermento? e se por algum motivo a solenoide falhar e permanecer aberta... que sujeira!
 
@tieefense

A lógica do controle da densidade é o seguinte:

O fermento age quando tem algo para ele se alimentar, certo?
simplificando, se eu tiver controle de densidade vou poder otimizar a fermentação. Ao invés de controlar ela em dias, controlarei em densidade. Sem essa de 4 dias a x graus e 3 dias a y graus. Isso é uma forma de facilitar o processo, mas não é um parametro correto, já que o numero de celular viaveis, o mosto e "N" outros fatores afetam a velocidade da fermentação. Enquanto a Densidade em si só é afetada pela levedura.
Colocar um padrão único de SG para fermentação, exemplo "de 1060 a 1040 eu vou manter a 16 graus" "de 1040 a 1018 vou manter a 21".
me parece muito mais acurado medir a fermentação pela densidade e não pelo tempo....

----------------

Novamente, basicamente controle de temperatura. Se tu der 2 semanas para uma ale fermentar, ela quase 100% de certeza (a não ser se for de OG muito elevada ou ocorrer erro de taxa de inoculação) vai fermentar neste tempo.


Verdade, se eu der 2 semanas vai estar fermentada. Mas e se eu quiser dar somente 5 dias? É possivel que esteja pronta, certo?

----------------

@tieefense

A verdade é que eu sou obcecado por controle e por processos. Acredito que é melhor ter o maior número de controles possíveis, sempre. Ainda que não tenhamos necessidade no momento, é possível achar padrões em coisas inusitadas. E cerveja experimental é a melhor área para isso, não!?


p.s: a solenoide realmente é uma má ideia. Essas porras sempre travam e quebram a gente. Mas que seria legal, seria. Conseguiria fazer um sistema para guardar fermento fresco automaticamente de casa. hahaha
 
Back
Top