Sistema Controlador de Chamas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cnlemos

Well-Known Member
Joined
Nov 25, 2013
Messages
81
Reaction score
13
Pessoal,

tenho um sistema de cozinha com 3 panelas com fogo direto. Sistema simples, nada automatizado. Uma das coisas que eu gostaria de tentar fazer é a automatização da brassagem, instalando um sistema de controle de chama com tempo e temperatura.

Alguém já instalou isso? Como começar?
A unica coisa que encontrei a respeito foi esse video no Youtube:

[ame]www.youtube.com/watch?v=xxUvu5s6zSQ[/ame]

Abs.
 
Rodrigo, valeu pela dica.

Não sabia que a Blichmann fazia esse controlador de chamas. Legal !
Será que tem jeito de montar um? Vou procurar saber...
Vamos ver se alguém mais se manifesta. De repente alguém já montou algum.

Pelo visto os cervejeiros caseiros gostam mais dos sistemas elétricos.
Aliás, será que alguem algum dia já comparou os dois sistemas? Elétrico ou gás?

Abs.
 
Então, com certeza é possível sim montar um.

Só precisa tomar cuidado, ele precisa ter os sensores, solenóides, chama piloto, etc. da melhor qualidade para vc não ter problemas né? Pq pode ser muito perigoso em caso de alguma falha.

O Guenther fez umas contas em outro tópico entre os gastos de um e de outro.

Para mim, que possuo gás encanado em casa e ele é muito barato, vale mais a pena ter sistema a gás, mas é muito relativo em cada região.
 
Cara eu ja vi um material bom sobre isso no homebrewtalk americano, se teu ingles estiver bom da uma olhada la. Mas se fosse pra optar ia de eletrico toda vida, muito mais facil o controle.

Abraço

"Sai mais barato.

Já coloquei na ponta do lápis o que gastava com gás, e o que gastava com tudo elétrico, e sai mais barato. Conheço outras pessoas que também já fizeram a conta.

E por que sai mais barato? Porque fogareiros são EXTREMAMENTE ineficientes. A grande maioria do calor que ele gera vai pro ambiente.

Já as resistências imersas, transferem 100% do calor para o líquido.

Agora, se fosse um sistema a gás razoavelmente eficiente, como são por exemplo os aquecedores de passagem, aí sim, só que é inviável.

Não acreditam sobre isso que falei? Ok, então vamos fazer algumas contas rápidas.

O valor do Kilowatt/hora aqui em Porto Alegre, é de R$ 0,37.

Eu gasto:

- 1 hora aquecendo a água de infusão com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 2 horas com a mosturação com resistência de 1600 watts - R$ 1,18 (nem vou considerar que ela fica ligando e desligando, ou seja, seria menos que 2 horas).
- 1 hora aquecendo a água do sparge com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 1h30 de fervura com resistência de 5000 watts - R$ 2,77.

Somando tudo, eu gasto: 0,74 + 1,18 + 0,74 + 2,77 = R$ 5,43

R$ 5,43

Isso por brassagem, na pior das hipóteses.

Eu pago R$ 46,00 por um botijão P13 aqui em Porto Alegre. Isso quer dizer que, se tivesse O MESMO rendimento, eu poderia fazer 8,4 brassagens completas de 40 e tantos litros com somente 1 botijão P13. Nem em sonho eu consigo isso, provavelmente no máximo umas 5 brassagens, isso sem contar que no final o botijão perde pressão e já não é tão legal assim.

Acreditam agora?

Aí, tirando o gasto, que já é uma vantagem, podemos começar a listar as outras:
- Não ter que carregar botijão;
- Não ter que fazer linhas de gás;
- Não ficar empenhado quando falta gás;
- Não lidar com o calor que é gerado pelos fogareiros no ambiente;
- Não ter que ligar com o espaço físico dos fogareiros na hora de guardá-los;
- Equipamento totalmente silencioso.

Abraço,
__________________
Guenther Sehn"
 
Excelente Luz.
não havia encontrado tal comparativo em minhas buscas. Muito bom, por sinal. Se o custo da adaptação de um controle de temperatura à gás estiver muito alto, vou avaliar a modificação para um sistema elétrico. Acho que neste forum há vários esquemas elétricos montados para consulta.
Muito obrigado.
 
Cervejo maniacos,

Estive dando uma lida geral no tópico e realmente há bastante pontos favoráveis ao sistema elétrico, se não dizer todos os pontos :) tenho também alguns problemas elétricos em casa.

Mas de qualquer forma, vou fazer um teste com um sistema a gás no meu HERMS (estou montando ainda), pois já tenho dois excelentes fogareiros por aqui e não gostaria de dispensá-los por enquanto... Comprei um solenoide da China para fazer alguns testes, junto a um controlador de temperatura (REX c100), similar ao TIC 17... A ideia é fazer duas vias de alimentação da chama, uma para que ela não desligue (chama piloto) e outra para o controle efetivo da chama, simplesmente abrindo e fechando o solenoide.

Na verdade o único gasto por enquanto, é com o solenoide US$ 18,00.

Vamos ver como vai ficar... Alguém já tentou?
 
Tem um equipamento da Blichmann que é assim. Com certeza funciona.

Só não chama o pessoal de Cervejo maníacos porque esse é o nome de um bando de picaretas que têm um bar e promovem eventos cervejeiros caça-níquel aqui no RS.

Abraço!
 
Paulo,

Ok valeu vou dar uma procurada nesse equipamento, apenas para ver como funciona.

Puxa, não sabia :( sobre o nome... daqui pra frente me corrijo...
 
Inspirion,

esta válvula apenas abre e fecha vazão de gás na medida em que é energizada, certo? Será que existe algum produto que fecha a saida de gás em caso de vazamento e chama piloto apagada ???

Onde comprou essa solenoide? Pode postar o link?

Se eu conseguir fazer com baixo custo, pretendo montar um controle desse!
Qualquer controlador termostato serve?

Abs.
 
Bem observado, cnlemos

Um sistema desses precisaria no mínimo de um detector de gás com alarme (existem vários modelos domésticos na faixa dos R$ 100).

Um sistema de segurança simples poderia ser feito com um segundo termostato (a termopar), com o sensor posicionado sobre a chama piloto. Se a chama apagar, o termostato impedirá o acionamento da válvula solenóide.
 
Segue o link do produto. Estou pensando em deixar duas linhas de alimentação para o bocal de acendimento, um onde regularei a chama, para o minimo seguro possível (quase que a chama piloto) e outra para a abertura e fechamento do gás, que ficará conectado ao solenoide.

Dessa forma a chama "nunca" apagaria... claro que tudo isso precisa ser testado, e obviamente tratando-se de gás, não é nunca bom deixar o sistema sem vigília, alias essa é a boa parte ele vai lá trabalhando e nós bebendo :)

Ainda sim se faz válida, o sensor termopar para uma maior segurança do sistema em si.

http://www.aliexpress.com/item/Free...tc-DC-12V-High-Quality-Hotsell/866189226.html
 
Pessoal,

principalmente pra quem mora em SP, existe uma empresa chamada Thermoval, que possui estas válvulas para gás a preços bem acessíveis.

Quanto ao controle, também em SP, existe o Beco dos Fogões que possui relé de acendimento, onde daria pra fazer o acendimento, controle e detecção de chama (para segurança)...

A propósito, trabalho com combustão (industrial) então consigo ajudar em alguma coisa para estas instalações caseiras.

Abraço.
 
olá, minha solução DIY para o controle da temperatura da brassagem.

como as panelas são de 100 lt uso alta pressão, então tenho 2 sistemas, 1 de alta para queimadores com 12 caulins (3 panelas, 3 unidades), e o outro em baixa para a chama piloto:
na unidade de brassagem usei uma válvula solenoide danfoss alimentando os queimadores em alta pressão ligada ao controlador de processo;
uma chama piloto feita de um bico maçarico de refrigeração(as chamas piloto tipo aquecedor apagavam com muita facilidade devido a usarem baixíssima pressão;
um válvula,(ROBERTSHAW, era usada em uma fritadeira hobart) com termopile que apaga a chama pilot se não disparar os queimadores ou mesmo a piloto apagar.
funciona muito bem mesmo, só tem que regular o controlador para evitar o overshot, queimadores potentes como os que eu fiz aquecem muito. fiz muitos testes, água pura, com casca de arroz, farinha, até chegar a uma histerese apropriada, para não arrisca com malte($$$$$$$$).
e finalmente um sensor de gás instalado abaixo da linha dos queimadores, já que o GLP, mais denso, vai tudo para o chão.
 
Olá pessoal,

Alguém chegou a concluir o projeto de controle do gás.

Estou querendo compra o controlador/sensor/solenoide, para colocar no equipamento que estou montando.

Minha ideia é usar um piloto com ajuste fino feito na válvula, tudo bem simples mesmo...
 
Cara eu ja vi um material bom sobre isso no homebrewtalk americano, se teu ingles estiver bom da uma olhada la. Mas se fosse pra optar ia de eletrico toda vida, muito mais facil o controle.

Abraço

"Sai mais barato.

Já coloquei na ponta do lápis o que gastava com gás, e o que gastava com tudo elétrico, e sai mais barato. Conheço outras pessoas que também já fizeram a conta.

E por que sai mais barato? Porque fogareiros são EXTREMAMENTE ineficientes. A grande maioria do calor que ele gera vai pro ambiente.

Já as resistências imersas, transferem 100% do calor para o líquido.

Agora, se fosse um sistema a gás razoavelmente eficiente, como são por exemplo os aquecedores de passagem, aí sim, só que é inviável.

Não acreditam sobre isso que falei? Ok, então vamos fazer algumas contas rápidas.

O valor do Kilowatt/hora aqui em Porto Alegre, é de R$ 0,37.

Eu gasto:

- 1 hora aquecendo a água de infusão com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 2 horas com a mosturação com resistência de 1600 watts - R$ 1,18 (nem vou considerar que ela fica ligando e desligando, ou seja, seria menos que 2 horas).
- 1 hora aquecendo a água do sparge com resistência de 2000 watts - R$ 0,74.
- 1h30 de fervura com resistência de 5000 watts - R$ 2,77.

Somando tudo, eu gasto: 0,74 + 1,18 + 0,74 + 2,77 = R$ 5,43

R$ 5,43

Isso por brassagem, na pior das hipóteses.

Eu pago R$ 46,00 por um botijão P13 aqui em Porto Alegre. Isso quer dizer que, se tivesse O MESMO rendimento, eu poderia fazer 8,4 brassagens completas de 40 e tantos litros com somente 1 botijão P13. Nem em sonho eu consigo isso, provavelmente no máximo umas 5 brassagens, isso sem contar que no final o botijão perde pressão e já não é tão legal assim.

Acreditam agora?

Aí, tirando o gasto, que já é uma vantagem, podemos começar a listar as outras:
- Não ter que carregar botijão;
- Não ter que fazer linhas de gás;
- Não ficar empenhado quando falta gás;
- Não lidar com o calor que é gerado pelos fogareiros no ambiente;
- Não ter que ligar com o espaço físico dos fogareiros na hora de guardá-los;
- Equipamento totalmente silencioso.

Abraço,
__________________
Guenther Sehn"

Sabe dizer se isso ainda procede depois desses anos com esse aumento absurdo da energia??
Claro que o gás também aumentou bastante..
 
Fiz um esquema fácil de montar com chama piloto
 

Attachments

  • 23031442_1672048069482415_7495098201223693895_n.jpg
    23031442_1672048069482415_7495098201223693895_n.jpg
    72.5 KB · Views: 162
  • 22815557_1672048359482386_970680784433580121_n.jpg
    22815557_1672048359482386_970680784433580121_n.jpg
    58.5 KB · Views: 152
Back
Top