Sintomas visuais de contaminação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GutoSchettini

Member
Joined
Mar 21, 2015
Messages
13
Reaction score
2
Olá!

Ontem eu fiz a transfega para maturação de uma Pale Ale (minha 14.a leva), e achei estranho que ela estava bem mais túrbida que o normal e saindo muitas bolhas, embora a atividade estivesse parado faz uns três dias (monitorada por refratômetro). O sabor não estava ruim (mas não era o esperado!), e estava quase sem cheiro (nenhum cheiro! nem o esperado!).

Perguntas:

1) Isto tem cara de contaminação?

2) Quais são os principais 'sintomas' visuais de cerveja contaminada?

Obrigado
Guto
 
Olá!

Ontem eu fiz a transfega para maturação de uma Pale Ale (minha 14.a leva), e achei estranho que ela estava bem mais túrbida que o normal e saindo muitas bolhas, embora a atividade estivesse parado faz uns três dias (monitorada por refratômetro). O sabor não estava ruim (mas não era o esperado!), e estava quase sem cheiro (nenhum cheiro! nem o esperado!).

Perguntas:

1) Isto tem cara de contaminação?

2) Quais são os principais 'sintomas' visuais de cerveja contaminada?

Obrigado
Guto

Pode ser, ou pode não ser... é impossível afirmar com essas indicações apenas.

Como "contaminação" não é uma só e sim muito variável, ela não tem um visual único característico, necessariamente. Algumas formam filmes em cima da cervreja, outras não... outras turvam a cerveja, outras coagulam proteínas, removem totalmente o sabor, aroma, corpo... podem criar sabores estranhos, fenólicos, off-flavors em geral, sem ter característica visual marcante....

Se vc apenas acha que ficou fora do que vc esperava, revise o que foi feito, a receita, o processo, etc... e confie (ou desconfie) do seu processo de sanitização. Se existe dúvida de se é ou não contaminação, deixe essa possibilidade como último caso, a não ser que vc note sinais fortes e muito diferentes do que vc está acostumado.

Abraço
 
Obrigado Tiago.

Acho que é contaminação sim... ontem a noite eu fiz uma verificação. Não deu para avaliar muito bem a turbidez pelo tamanho da amostra, mas tava com gosto meio azedinho, mas não ruim!

Há um tempo atrás eu fiz a brassagem em um dia e deixei para ferver no outro, deixando o mosto 'largado'. Quando fui ver, tinha tido alguma atividade selvagem, com espuma e cheiro azedo. Continuei o processo e o resultado foi interessante, pois acho que a atividade foi de Lactobacillus. No caso, havia sido antes da fervura. Era uma lager, mas azedinha, que inibiu bastante o amargor.

O que aconteceu agora lembra de certa forma o gosto (azedinho). Só que foi pós-fervura...! Bem, vou continuar e espero que seja Lactobacillus, e que fique bebível!

Só lembrando, que o 'sintoma' foram borbulhas e bolhas, mesmo após cessar a fermentação primária! E também a falta esperada de cheiro.

Quando ficar pronta dou um retorno do resultado!

abs
Guto
 
Back
Top