Single Vassel / BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inspirion

Well-Known Member
Joined
Jan 3, 2014
Messages
78
Reaction score
2
Caros,

Estou com uma dúvida/ideia, tenho um keg de 50lts, e gostaria de fazer uso do método de SVassel, ou seja, minha intenção era usar ao invés de um saco de voil (BIAB), que é o que uso atualmente.

Usar um balde (desses que usamos pra fermentar) porem todo furado (como se fosse uma grande peneira), dentro do KEG, obviamente a uma distancia adequada do fundo, aproveitando que ele é atóxico e não estaria sujeito a altas temperaturas (máximo de 77c do mashout), como segunda panela. Usando também uma bomba para recirculação do fundo do Keg para a "cama" dentro do balde.

Nesse processo há uma serie de vantagens ao meu ver, o balde é extremamente simples/fácil de furar, limpeza, para içá-lo em levas de 20 litros também não haveria problemas, fácil trocar, etc.

O que acham, já viram algo nessa linha!? Segue uma imagem e obviamente descartem as mangueiras ai dentro. :)
 

Attachments

  • 20150318_185511.jpg
    20150318_185511.jpg
    151.6 KB · Views: 323
Inspirion, eu estou pensando em um projeto muito parecido, mas com uma outra panela de alumínio que eu tenho. Iria furar todo o fundo dela e erguer com uma talha. Mas, para dar um rendimento maior, eu pensei em fazer uma lavagem conforme for subindo o "cesto" interno. Vou subindo aos poucos a talha e adicionando a água de lavagem, que irá lavando os grãos abaixo.
Ainda estou em dúvidas se irá dar certo, e estou com dó de furar toda a panela! Rsrsrs.... Mas você deu uma boa idéia, acho que vou furar o balde para fazer um teste.

Único comentário é que o balde talvez seja pequeno para a brassagem, outro dia eu fiz uma Vienna e os grãos secos já ocuparam o balde praticamente todo. Ou seja, a relação água x grãos acho que vai ficar muito baixa!
Mas mesmo assim vou testar!!!

Abraços!
 
Estou mais ou menos nesse mesmo barco, com a diferença que, ao invés de balde de fermentação, estou procurando uma lixeira inox de aproximadamente 50l para que eu possa cortar e furar, mas ainda estou bem no começo.... nem cortei o barril ainda. Outra coisa diferente que penso em fazer é aproveitar a válvula do próprio barril e, com algumas adaptações instalar a bomba ali e vira-lo... ainda na válvula, colocar uma barra roscada para depois prender o tubo de malte que no caso seria a lixeira inox, como na braumeister.
 
Raphael,

Creio que um dos grandes problemas é a vazão com os tais furos, pois vejo constantemente o pessoal reclamando desse ponto, o que é minha duvida também, talvez grandes furos no balde/panela e uma tela, como se fosse um peneira seja mais eficiente.

Em relação ao tamanho, não acho que seja tão pequeno... temos uma media de 5 ou 6 kilos de malte para 20 litros, 9 / 10 para 40 litros - aproximadamente, pois ainda depende de uma serie de outras coisas. Mas de um modo geral acho que vai...
 
@Inspirion, não creio que entupimento seja um grande problema. Estou procurando uma thread que o Guenther montou uma vez que teve uma grande explicação sobre a questão do fundo falso recirculação, etc. Não consegui encontrar, mas entendo que se a moagem estiver correta e não mexermos muito na cama de grãos, não há muita probabilidade de entupir.
Sobre o tamanho dos furos, esse sim eu encontrei a thread: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405328
A indicação dos furos é de 2mm.

Passei hoje na Sinnatrah pra pegar uns ingredientes e aproveitei pra bater um papo com o pessoal, que me alertou sobre um ponto importante: quando acendermos o fogo, o líquido no fundo vai esquentar muito o plástico, e pode dar algum problema. Acho que vale a pena o teste, mas lembrando sempre da recirculação enquanto o fogo estiver aceso!

Abs,
Forli
 
Vocês têm a informação se este plástico aguenta 78°C sem liberar nenhum composto químico prejudicial à saúde? Mesmo alguns plásticos alimentícios não são feitos para temperaturas altas. Eu desaconselho.
 
Opa Raphael, perfeito. Mas a ideia é ficar afastado do fundo uns 15 ou 20 centimetros sem tocar em nada, sequer nas laterais... outras coisas a temperatura ficará sempre entre 60 e 72 em 90% do tempo, há inclusive pessoas/técnicas que nem mashout usam :)

Outras coisas o liquido estará re-circulando o tempo todo, inclusive farei um duto para pegar o liquido exatamente do meio do keg, onde por ser ovalizado estará mais quente, farei a medição de temperatura logo na saída/válvula desse mosto pela panela, e entendo que estarei com uma medida o mais perto do que realmente é.

Como uso Gás para aquecer, deixo sempre ligado, no mínimo possível, se sinto que a temperatura vai subir desligo... mas dificilmente isso acontece, pois o sistema de circulação em si, já perde muito calor. Ou seja, o Gás ligado ao mínimo possível compensa essa perda e fica tudo no 0 a 0. :D

@Gabriel, não acredito ter algum problema, pois a temperatura não é até aceitável, claro que não estou dizendo que não vá liberar isso ou aquilo, mas veja a temperatura em si, é até baixa... E se formos entrar por aí, vem outras e outras coisas a tona, uso do alumínio, o próprio metal para das torneiras/válvulas que usamos, mangueiras que não são de silicone, etc. Fora um processo muito usado na Austrália (acho) e não me lembro o nome, onde o mosto "fervido" sai da panela direto para o fermentador, que na maioria das vezes vi era de plástico.

Que acham?
 
@Inspirion, a temperatura não vai ser tão idêntica assim em toda a panela durante o aquecimento.... O fundo e os primeiros centímetros dela com certeza estarão muito mais quente do que o topo, até se estabilizarem totalmente por convecção. E acho que é neste momento que o Gabriel está se referindo. Mas como o seu keg é alto, se você conseguir mesmo deixar esses 15cm afastado, creio que não deva ter problema para fazer um TESTE, mas também fiquei com um pé atrás em relação os compostos voláteis do plástico.
De qualquer forma, para efeito de teste, eu irei tentar fazer uma mini-brassagem no próximo final de semana para ver o que acontece... Acho que uma batelada só contaminada de plástico não mata... 😂

Em tempo, achei a thread do Guenter, que está MTO boa:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405112
 
@Inspirion,

"Gabriel, não acredito ter algum problema, pois a temperatura não é até aceitável, claro que não estou dizendo que não vá liberar isso ou aquilo, mas veja a temperatura em si, é até baixa... E se formos entrar por aí, vem outras e outras coisas a tona, uso do alumínio, o próprio metal para das torneiras/válvulas que usamos, mangueiras que não são de silicone, etc. Fora um processo muito usado na Austrália (acho) e não me lembro o nome, onde o mosto "fervido" sai da panela direto para o fermentador, que na maioria das vezes vi era de plástico. "


O que digo é que como forma de segurança eu evitaria utilizar qualquer tipo de plástico durante a fase quente, seja mangueiras, baldes, pás, bombinhas de máquina de lavar e etc. Panela de alumínio existem poucos dados informando sobre os perigos, mas para você ter ideia, para comercialização de cerveja todos os equipamentos têm que ser em inox.

Não estou dizendo que você não pode utilizar, mas particularmente, eu não tomaria cerveja feita com equipamentos de plástico na fase quente. Se realmente vai causar dano à saúde (seja em curto ou longo prazo) ou não, não sei, mas como disse, eu evitaria.

Abraço!
 
Back
Top