Sigo meus planos ou desisto???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
190
Reaction score
27
Pessoal, desculpe-me incomoda-los com isso. Mais uma daquelas "coisas de iniciante", hehehe.
Sou rato velho de vários fóruns, em alguns sou Adm, ajudo e sei que sempre é melhor ler tudo, procurar no fórum. Por outro lado sei também da dificuldade de se encontrar informação e convenhamos que a modalidade "forum" apesar de sensacional não é a mais pratica para achar as coisas, fora que sejamos sinceros, quem tem todo esse tempo para ler tudo??
Por isso, peço desculpas se a pergunta ou conselho pudesse ser resolvido lendo mais e mais, porém, talvez passasse muito tempo até obter a resposta é seria tarde!
Vamos então a dúvida do enunciado: sigo meus planos ou desisto?

Minha ideia é montar um ser básico. Moro em apto e apesar dele não ser pequeno, não estavam nos planos uma "cervejaria", rsrsrs.

Então a ideia seria produzir algumas cervejas, usando extratos ou por BIAB.

Set p/ 10L

- 1 caldeirão com torneira de aprox 12 a 13L
- Fermentador 10L com airlocker
- Saco voal
- Colher
- Termômetro
- Densímetro
- Algum recipiente para dissolver levedura

O que me deixou "cabreiro" foram as questões relacionadas a temperatura! Resfriamento do mosto li varias dicas e pretendo fazer o jeito simples, com gelo ou água gelada ou mesmo ambiente.

Porém o bixo pega na fermetacao! Não terei espaço para deixar o fermentador em geladeira, ppmente se for para ficar uns 15dias. Minha ideia inicial era seguir alguns planos que li, com fermentação em temperatura ambiente e envase em
5 dias para depois deixar em geladeira já nas garrafas! Mas o medo é de isso não dar certo! Li no post inicial das dicas sobre as diferentes temperaturas nos diferentes períodos!

Então agora pergunto de novo, com sinceridade: rola ou não?

P ex. Ok, dá certo, mas a cerveja ficaria de qualidade pior que uma latinha comum! Então melhor nem começar!

Ou... Dá certo sim, nunca será uma cerveja de competição, premium, mas ficarei feliz com resultados... Então vamos q vamos.

Aconselham reduzir o set para 5L! Talvez 1 ou 2 fermentadores de 5L seja mais possível de ficar em geladeira

Obrigado pessoal, pergunto pq senão já me decido ou desisto.
 
É uma dúvida bem básica mesmo, recomendo ler o How to Brew do John Palmer antes de qualquer coisa.

Primeiro que "fermentar 5 dias" já é bastante estranho, visto que quem fermenta é o fermento, e se por algum motivo não terminar em 5 dias(não é você que vai decidir isso, e sim o fim da atenuação e fermentação secundária) e você engarrafar suas garrafas correm o risco de explodir. Se você engarrafar e deixar na geladeira imediatamente em temperatura baixa... bem, aí não vai é carbonatar, porque o fermento vai dormir.

Tudo conhecimento super básico. Você podia ler pelo menos alguns tópicos fixos aqui no fórum.

Quanto a fermentar ambiente, depende... se ficar muito quente, pode ficar bem ruim dependendo da cepa de levedura que você utilizar, aconselharia tentar algo como colocar o fermentador em um cooler com água e ir rotacionando umas garrafas PET congeladas pra manter a temperatura abaixo de uns 20C pra ales.
 
Resposta curta: não desista!
Para tudo se dá um jeito.

Tenho uma história bem parecida com a sua. Moro em um apartamento pequeno, todo planejado (mas sem uma cervejaria no plano inicial). Com tempo e pesquisa me virei. Já fiz 3 levas (você achará uns relatos delas pelo fórum), e ainda estou melhorando, estudando aprimorando.

Primeiro pitaco que te daria: panela maior, mesmo para produzir 10 L. Uso uma de 13 litros e é um porre.. Preciso ficar completando volume na fervura para ter 12 no fernentador e engarrafar 10. Sugeriria uma de uns 18 L.

Sobre o resfriamento: hoje faço na pia da cozinha, com um banho de gelo. Mas esta nos meus planos evoluir para um chiller com circuito fechado (e o mesmo banho de gelo) para ganhar praticidade (talvez nem tanto tempo).

Ah sim! Uso BiaB, e sempre all-grain. Já cogitei usar extrato de malte, mas é tão caro (o líquido) que compensa investir em uma panela maior.

Isso leva a outra vantagem da panela maior: você consegue fazer uma cerveja com OG alta sem muita complicação.

Sobre a fermentação: não consegue encaixar um frigobar em algum cômodo da casa? O chato é que custa o mesmo tanto de uma geladeira, mas cabe em qualquer cantinho.

Em último caso, se mora em região fria, pode arriscar fermentar no inverno, à temperatura ambiente mesmo....

;-)
 
sugestão para a fermentação, uma caixa de isopor de tamanho o suficiente para que o balde de fermentação mais o airlock caibam nela me é na vertical, alem de algumas garrafas PET de gelo dentro, seria semelhante ao um refrigerador artesanal, ai vai trocando as pets para manter a temperatura de fermentação, claro que acompanhando com um termometro. seria mais ou menos isso.
 
Não desiste velho!

Eu comecei fazendo levas de 5L, sem controle de temperatura (na real, o controle que eu tinha era uma bolsa de água quente, pois era inverno) e tudo foi um aprendizado. Faz cerveja, aprende o porque das coisas, porque precisa de controle de temperatura e etc. Vale muito o aprendizado, só não vale não fazer cerveja.
 
Valeu galera, Obrigado. Vamos que vamos então.
No projeto existe uma "cervejeira" que ainda não comprei. Quem sabe já vejo uma onde caiba l fermetador'
 
se voce gosta de cerveja nao desista! a cerveja que voce faz, embora nao seja aconselhado, mas ate em temperatura ambiente de fermentação ela fica pra ti sensacional, so por ser voce que fez! faz do seu jeito e ve o que da, com o tempo aprimora! nem que compra um frigobarzinho pra fermentar... agente sempre da um jeito! abc
 
E já que se interessou por BiaB (técnica que recomendo pacas para quem tem limitações de espaço), dê uma olhada nesse tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406204

Não é fixo, e tem outros a respeito, mas acho que é um bom ponto de partida (fora os tópicos fixos para iniciantes, que são obrigatórios independente da técnica).

Abração!
 
Eu não deixaria de fazer cerveja por não poder controlar a temperatura de fermentação. Não vai ganhar concurso, mas se fizer escolhas razoáveis de fermentos e estilos, o resultado final pode surpreender. E sim, esse hobby exige leitura básica pra começar bem. Vai no how to brew, lá você consegue cobrir o básico.

Abraços,
 
Back
Top