Setup 75L Elétrico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sidneisc

Member
Joined
Jul 29, 2012
Messages
9
Reaction score
4
Location
São Paulo
Salve cervejeiros!!!

Meu equipamento antigo, modelo tri-bloco, com 3 barris de 50L, um para água quente, um para mostura e clarificação e outro para a fervura.

attachment.php


Minhas levas variavam de 30 a 40 litros, dependendo da receita, já para brassar uma receita de alta densidade, Imperial Stout por ex., já esbarrava no limite do volume da panela de mostura.

Eu também tive alguns problemas com o fundo falso, uma vez que os barris têm a boca com diâmetro menor do que o corpo, dificultava um pouco a confecção do fundo falso.

Para resolver este problema, eu decidi alterar a configuração das panelas.

Mantive a panela de água quente (para lavagem e ou aquecimento da agua para uma futura brassagem).

attachment.php


Uni a panela de mosturação com a de fervura, criando uma nova panela com o volume interno aumentado de 50L para 75L.

attachment.php



Criei um cesto feito de chapa de aço inox 304 1,5 mm.


Neste cesto foi soldado um fundo de tela moeda com furos de 1/2" e espessura de 2,0 mm.

attachment.php



Dentro do cesto foi colocado um anel de inox 304 que prende uma tela de inox 304 (tela mosquiteiro), está apenas encaixado no fundo do cesto, podendo ser retirado em caso de necessidade de substituição da tela.

attachment.php



Abaixo o resultado final.


attachment.php


attachment.php




Já que estou fazendo todas estas alterações, eu também decidi que iria alterar a minha fonte de calor, passado de fogareiros à gás para resistências elétricas.

Vou usar uma resistência de 6kw para a panela de Mosturação/Clarificação/Fervura e uma resistência de 3kw para a panela de água quente.

Pretendo instalar um regulador de tensão em série com a resistência da panela M/C/F para poder diminuir a potência da resistência durante o processo de mosturação e clarificação e só na fervura deixar a potência "full".

Bem, é isso, qualquer novidade eu posto aqui no tópico.

Toda critica bem elaborada será bem-vinda.

Abraços e boas cervejas. :tank:
 
Está ficando muito bacana seu projeto... curti bastante o modo que fez o cesto de grãos. Eu estou montando um equipamento similar, mas com um único barril. Pretendo usar uma panela inox N35 como cesto de grãos.

Regulador de tensão em série pra essa potência não faz muito sentido... procure por controladores ou PID ou PWM e relés de estado sólido (SSR) que é o modo mais indicado pra fazer este tipo de controle.

Abs!
 

Latest posts

Back
Top