Session IPA (Criticas e Sugestões)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Castello

Member
Joined
Mar 5, 2018
Messages
23
Reaction score
3
Boa noite pessoal!

Sábado fiz minha primeira Session IPA, abaixo vou tentar resumir as etapas e gostaria de receber sugestões em alguns pontos.

Session IPA - 20L - BIAB

Maltes
2,5kg Pale Ale
2,0kg Vienna
0,5kg Cara Clair

Lúpulos
25g Centennial - 60min Fervura
50-70g Citra - Dry Hopping 5 dias

Levedura
1 pct de US-05

Mostura
Mosturei com 12,5 litros de água a 68ºC durante 90 minutos.
Alcancei a temperatura, desliguei o fogo e fechei a panela. Fiz somente uma correção na temperatura durante o processo.

* Esqueci o Mash-Out :(

Suspendi o grain bag em um escorredor acima da panela e esperei 10 minutos.
Completei com água a 75ºC até completar o volume de 25L na panela.

Fervura

Foram 60 minutos de fervura com adição de 25g de Centennial.
Precisei do auxilio de um ebulidor de 2000w. Só com o fogão da patrõa tava brabo.

Utilizei 1/4 de pastilha de Whirfloc faltando 15 minutos para o fim da fervura.

A OG bateu 1.053 e acredito que ficou dentro do esperado. Alcancei 69% de eficiência.

Coloração
hBavlGQoSySgUSp8lwgaew.png


Estou fermentando a 19ºC e até agora airlock com bastante atividade.
ugAtLyT1RNytIV_xH_q4zw.png


Não pretendo fazer troca de balde para outras etapas.

Agora minhas dúvidas:

1 - Deixei a quantidade do dry hopping vermelho porque estou em dúvida entre 50g ou 70g de Citra. Alguém sugere alguma quantidade?

2 - Tenho dúvida se uso ou não o hop bag

3 - Pretendo usar gelatina nos últimos 2 dias próximo a 0ºC, então pensei em seguir da seguinte forma após o término da fermentação: 5 dias de DH (1 dia a 18º e depois ir descendo até chegar a 5ºC), após os 5 dias de DH se tiver na bag tira, coloco a gelatina desco a temperatura para 0ºC e deixo 2 dias, depois engarrafo (priming na garrafa). Tudo sem trocar de balde. Tem algo errado ou sugerem alguma alteração no processo?

E por último, gostaria de compartilhar a foto da minha primeira cerveja produzida. Uma Weiss. Saúde!

xoVpZjVwRW_PbgzJ5W_tGA.png
 
1 - 70g é uma quantidade legal! (Mas se vc tiver mais citra por aí, manda bala! Haha)

2 - pode usar Hop bag, ajuda pra reaproveitar a lama, mas se não for o caso, faz sem que é sucesso também

3 - eu não usaria gelatina neste caso, ela tira um pouco do aroma do dry hopping, o lúpulo deixa a breja um pouco turva, mas vale a pena, o aroma da sua breja vai sobressair mais. De resto, segue o plano!

Abç

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
1 - 70g é uma quantidade legal! (Mas se vc tiver mais citra por aí, manda bala! Haha)

2 - pode usar Hop bag, ajuda pra reaproveitar a lama, mas se não for o caso, faz sem que é sucesso também

3 - eu não usaria gelatina neste caso, ela tira um pouco do aroma do dry hopping, o lúpulo deixa a breja um pouco turva, mas vale a pena, o aroma da sua breja vai sobressair mais. De resto, segue o plano!

Abç

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Obrigado pela resposta!

Se eu não usar gelatina, vou precisar de mais tempo para clarear a cerveja certo? Desta forma eu poderia fazer com bag, retira-la com 5 dias e prosseguir maturando. Mas não seria melhor fazer o DH mais próximo possível de engarrafar? Então é melhor deixar pro final? Mas a temperatura vai estar mais baixa. E agora? hahaha

Preciso definir isso o quanto antes. Hoje completam 3 dias de fermentação a 19º. :rockin:
 
Obrigado pela resposta!

Se eu não usar gelatina, vou precisar de mais tempo para clarear a cerveja certo? Desta forma eu poderia fazer com bag, retira-la com 5 dias e prosseguir maturando. Mas não seria melhor fazer o DH mais próximo possível de engarrafar? Então é melhor deixar pro final? Mas a temperatura vai estar mais baixa. E agora? hahaha

Preciso definir isso o quanto antes. Hoje completam 3 dias de fermentação a 19º. :rockin:
Na verdade, 3 dias a 0-3 graus já devem fazer uma boa clarificação. Calcule o dry hopping para 5-7 dias totais (nas minhas experiências, 7 dias é o limite de tempo para um bom dry hopping). E nesses dias pode contar tanto a temperatura alta quanto a baixa, por ex, 2 dias a 19°c, 1 dia pra descer até 1-5°c, mais 2 dias a 1-5°c. Durante esses dias, mesmo a frio, a breja ganhará o aroma do lúpulo, tranquilo. Após isso é só envasar!
Abç

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 
Na verdade, 3 dias a 0-3 graus já devem fazer uma boa clarificação. Calcule o dry hopping para 5-7 dias totais (nas minhas experiências, 7 dias é o limite de tempo para um bom dry hopping). E nesses dias pode contar tanto a temperatura alta quanto a baixa, por ex, 2 dias a 19°c, 1 dia pra descer até 1-5°c, mais 2 dias a 1-5°c. Durante esses dias, mesmo a frio, a breja ganhará o aroma do lúpulo, tranquilo. Após isso é só envasar!
Abç

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

Show chadriel!

Então vou proceder assim mesmo como sugerido.
Primeiros dias a 19 e depois ja vou descendo, quando completar 5 dias já vai estar bem baixa a temperatura. Com uns dois dias de coldcrash eu tiro uma mostra e se tiver com uma clarificação razoável/boa, eu já engarrafo.
 
Minha opinião:
1. Se você tem 70g de citra sobrando, manda ver. Se for abrir um pacote e usar só 20g, eu escolheria ou economizar ou colocar 100g logo :D

2. Eu sempre jogo o pellet sem hopbag. Não faço reaproveitamento da lama.

3. Recomendo o uso da gelatina. Até por ser uma session IPA, eu prefiro quando ela é mais cristalina. Discordo da opinião que gelatina tira aroma, mas essa questão acho que acaba sendo pessoal. Melhor você fazer seu teste, uma vez com, outra sem e avaliar o resultado.

Ainda sobre esta questão, a princípio você não estaria fazendo um Cold Crash, pois pretende descer a temperatura aos poucos até 5°. Nesse caso recomendo ainda mais a gelatina. O Cold Crash sim ajudaria bastante na clarificação, e talvez com mais 3 a 5 dias ficaria próximo da gelatina. No forum tem muita discussão sobre isso, pode pesquisar.

Sobre a temperatura de Dry Hop, sugiro também que você faça os seus experimentos, mas não vejo necessidade de ficar em 5°. Eu costumo fazer 4-7 dias na temperatura da secundária. Vale a pena ler este post:
http://brulosophy.com/2016/01/18/dry-hop-temperature-warm-vs-cool-exbeeriment-results/
A conclusão pessoal do autor foi um aroma muito mais intenso no dry hop feito em temperatura mais alta (23C).
 
Minha opinião:
1. Se você tem 70g de citra sobrando, manda ver. Se for abrir um pacote e usar só 20g, eu escolheria ou economizar ou colocar 100g logo :D

2. Eu sempre jogo o pellet sem hopbag. Não faço reaproveitamento da lama.

3. Recomendo o uso da gelatina. Até por ser uma session IPA, eu prefiro quando ela é mais cristalina. Discordo da opinião que gelatina tira aroma, mas essa questão acho que acaba sendo pessoal. Melhor você fazer seu teste, uma vez com, outra sem e avaliar o resultado.

Ainda sobre esta questão, a princípio você não estaria fazendo um Cold Crash, pois pretende descer a temperatura aos poucos até 5°. Nesse caso recomendo ainda mais a gelatina. O Cold Crash sim ajudaria bastante na clarificação, e talvez com mais 3 a 5 dias ficaria próximo da gelatina. No forum tem muita discussão sobre isso, pode pesquisar.

Sobre a temperatura de Dry Hop, sugiro também que você faça os seus experimentos, mas não vejo necessidade de ficar em 5°. Eu costumo fazer 4-7 dias na temperatura da secundária. Vale a pena ler este post:
http://brulosophy.com/2016/01/18/dry-hop-temperature-warm-vs-cool-exbeeriment-results/
A conclusão pessoal do autor foi um aroma muito mais intenso no dry hop feito em temperatura mais alta (23C).

Valeu gustavofgt!

1 - Na vdd eu tenho dois saquinhos com 50g de Citra. Mas eles tem ziplock e estou armazenando congelado. Teria problema usar 70 e guardar 30g no ziplock e congelado para outras levas?

2 - Tmb não irei reaproveitar a lama. A intenção da bag era manter o lupulo proximo ao meio da bombona. Como não farei trasfega, nao corro o risco do lupulo se misturar a lama?

3 - Eu iria descer direto do 19C para 0C, mas o tempo que ele levaria pra descer foi o termo que usei de descer aos poucos. Levaria 1 ou 2 dias talvez.

Se eu usar gelatina, aí daria pra fazer o DH mais "quente", pq a gelatina reduziria o tempo de clarificação e o DH nao ficaria "antigo" (com exagero).

Eu estou com muita vontade de usar gelatina, já li mil tópicos sobre isso, mas em todos sempre tem alguem que fez e deu errado, seja com pequenos coagulos ou outra coisa. Isso me deu um medo danado kkkkkk :D
 
Minha opinião:
1. Se você tem 70g de citra sobrando, manda ver. Se for abrir um pacote e usar só 20g, eu escolheria ou economizar ou colocar 100g logo :D

2. Eu sempre jogo o pellet sem hopbag. Não faço reaproveitamento da lama.

3. Recomendo o uso da gelatina. Até por ser uma session IPA, eu prefiro quando ela é mais cristalina. Discordo da opinião que gelatina tira aroma, mas essa questão acho que acaba sendo pessoal. Melhor você fazer seu teste, uma vez com, outra sem e avaliar o resultado.

Ainda sobre esta questão, a princípio você não estaria fazendo um Cold Crash, pois pretende descer a temperatura aos poucos até 5°. Nesse caso recomendo ainda mais a gelatina. O Cold Crash sim ajudaria bastante na clarificação, e talvez com mais 3 a 5 dias ficaria próximo da gelatina. No forum tem muita discussão sobre isso, pode pesquisar.

Sobre a temperatura de Dry Hop, sugiro também que você faça os seus experimentos, mas não vejo necessidade de ficar em 5°. Eu costumo fazer 4-7 dias na temperatura da secundária. Vale a pena ler este post:
http://brulosophy.com/2016/01/18/dry-hop-temperature-warm-vs-cool-exbeeriment-results/
A conclusão pessoal do autor foi um aroma muito mais intenso no dry hop feito em temperatura mais alta (23C).

Quanto ao dry hoping, a sua intenção é trazer o aroma e o sabor do lúpulo para a cerveja sem agregar muito mais amargor (há estudos e testes que comprovam que há sim um pequeno aumento de amargor e um significativo aumento da percepção do amargor). Esta injeção de aroma e sabor vem dos óleos essenciais dos lúpulos.
Com base nisto, fica mais fácil extrair óleos em temperaturas mais altas do que em temperaturas mais baixas. Quanto mais fria a cerveja maior tem que ser o tempo do dry hoping. Quando faço (realmente faço pouco por estar uma onda de late hoping) sempre é 3~4 dias antes de iniciar o cold crash.
Sempre que faço o dry hoping faço sem bag para aumentar ao máximo a área de contato do lúpulo com a cerveja pois observei algumas vezes meu bag estufado por demais.
Quanto a gelatina tirar ou não aroma, não posso opinar por ter feito somente 2 vezes a técnica e não me dado bem nas duas. Mas pensando que o aroma/sabor estará em óleos em suspensão em uma cerveja gelada e a gelatina vai descer arrastando tudo, pode ser que também leve um pouco destes óleos. É uma suposição bem chutada de minha parte. Teria interessante realizar um teste para isto.
 
Valeu gustavofgt!

1 - Na vdd eu tenho dois saquinhos com 50g de Citra. Mas eles tem ziplock e estou armazenando congelado. Teria problema usar 70 e guardar 30g no ziplock e congelado para outras levas?

2 - Tmb não irei reaproveitar a lama. A intenção da bag era manter o lupulo proximo ao meio da bombona. Como não farei trasfega, nao corro o risco do lupulo se misturar a lama?

3 - Eu iria descer direto do 19C para 0C, mas o tempo que ele levaria pra descer foi o termo que usei de descer aos poucos. Levaria 1 ou 2 dias talvez.

Se eu usar gelatina, aí daria pra fazer o DH mais "quente", pq a gelatina reduziria o tempo de clarificação e o DH nao ficaria "antigo" (com exagero).

Eu estou com muita vontade de usar gelatina, já li mil tópicos sobre isso, mas em todos sempre tem alguem que fez e deu errado, seja com pequenos coagulos ou outra coisa. Isso me deu um medo danado kkkkkk :D

1 - Cara, não vejo muito problema em guardar os 30g que sobrarem não, contanto que não fique muitos meses parado. Eu digo pra usar os 100g logo, pois pra 20L acho uma quantidade legal pro DH. E o que geralmente acontece com estes "pingados" que vão sobrando na geladeira, é que em algum momento acabamos fazendo uma receita qualquer, aí vemos que ele está lá perdido, e tacamos dentro da panela.. :D.. Mas é o caso, se tiver já pensando em outra receita lupulada, daria pra vc comprar mais 50g e fazer outro DH com 80g.

2 - O lúpulo vai decantar junto com a lama, seja no Cold Crash ou gelatina.

3 - Entendi. Minha geladeira leva mais ou menos 1 dia pra chegar por volta de 2C. Se for assim é tranquilo. Só deixaria pelo menos uns 2 dias (ou mais) em temperatura mais alta, próximo de 20 antes de começar o cold crash, pro DH ficar mais intenso. O DH só passaria a ser prejudicial com 15 dias pra frente. Se achar que vai durar tanto tempo, aí pode então utilizar o hopbag.

Como é sua primeira receita lupulada, eu diria pra você testar sem gelatina mesmo. Em uma próxima leva utilize, e tire suas conclusões.
 
Pessoal, muito obg pela contribuição!

Hoje completa o 5º dia de fermentação a 19ºC.
Não é mais possível notar atividade no airlock.

FG medida: 1012

Coloração
SUJnF77HQz2I5jhPv4SBfg.png


O DH pode alterar a coloração?
 
Castello
Legal cara! tenho uma receita de session IPA single hop mosaic que fiz esses dias, ficou bem legal, tbm faço BIAB e notei varias semelhanças com sua receita, só que a minha secou bastante, FG 1.006
Qual foi o IBU que vc calculou? e como ficou a sensação de amargor?

Quanto a coloração, o DH pode dar uma turbidez a mais, o que poderia mudar a impressão que temos de cor, vc notou muita diferença?
 
Castello
Legal cara! tenho uma receita de session IPA single hop mosaic que fiz esses dias, ficou bem legal, tbm faço BIAB e notei varias semelhanças com sua receita, só que a minha secou bastante, FG 1.006
Qual foi o IBU que vc calculou? e como ficou a sensação de amargor?

Quanto a coloração, o DH pode dar uma turbidez a mais, o que poderia mudar a impressão que temos de cor, vc notou muita diferença?

Fala Rochaff!
Pode ser que a minha ainda seque mais.. ainda não fiz a segunda medição e pode ser que ainda atenue.

A sensação de amargor até agora está bem suave.
No software ele ficou em 33,6. Tentei algo fácil de beber com a esposa e família, pois eles acham até heineken amarga kkkk

yEXVvqC7QRqXZPMhUif3_A.png


Na foto o ABV está 5,2 pois a FG estimada era 1013, porém como já está abaixo disso, já passou do que eu esperava para uma session. Mas nada que me preocupe também.

Ainda não iniciei o DH, estou aguardando as próximas medições para garantir que a fermentação terminou.

Abs!
 
Castello
Legal!
A session IPA mosaic por aqui foi mesma coisa! no software ficou com 32 IBUs, justamente pq o pessoal de casa (especialmente meu pai, cuja cerveja preferida é brahma de agudos), não é muito acostumado com brejas mais amargas. Tomamos 15 L em um fds! kkk
Acredito que 1 pacote de US-05 seja pouco para 20L com 1.053 de OG. Na minha mesmo era 18L com OG de 1.046 e a calculadora do brewer's friend pediu 2 pacotes de US-05. Então acho que o fato de a atenuação da sua passar do esperado é um bom sinal!
atualiza a gente depois!
Abç e boa breja!
 
Valeu Rochaff!

Pessoal, seguinte...
Hoje tem 4 dias de DH.
O aroma está muito bom, sem exageros. O sabor na mesma linha, muito bom sem exageros.
Fiz a adição do lúpulo (70g citra) direto no balde, sem bag. O balde é o mesmo desde a fermentação primaria.

Abaixo uma foto de como anda a turbidez.

d9DkWx0WTauKZ-hedUAJmA.png


E ai, fariam uso de gelatina ou não?
Na teoria quero envasar sábado ou domingo? de 1 a 2 dias.

Botei o frigobar pra 0ºC, mas acho que não chega. Agora está a 3,5ºC.

Abraço.
 
Eu não usaria gelatina. Minhas levas são para consumo próprio e não me incomoda em nada a cerva não estar cristalina.
Mas isso já é gosto meu, particular.
Se nunca usou gelatina, valeria a experiência. Usei algumas vezes, dá certo, mas não uso mais porque acho desnecessário.
Tá bonita a cerveja.
 
Castello
até amanhã ou domingo ela vai estar ainda um pouco mais clara. Já está com uma turbidez bem aceitável sem a gelatina, então de fato é desnecessário. Eu tenho muitos problemas com a gelatina, sempre tive. Formam uns grumos escrotos no fundo e de vez em quando aparecem alguns boiando, Terrível! kkkkkk. Então evito usar. Digo evito pois mesmo com esses grumos ela clarifica bem a cerveja, mas se o propósito da clarificação é a estética, então certamente um grumo boiando é pior que a turbidez kkkkkkkk
 
Atualizando... retirei a prateleira que separa o congelador da parte de baixo da geladeira e agora está a 1.5ºC.
Pode ser que chegue em 0º ou bem próximo disso.
 
Back
Top