Session Ipa Baixa Atenuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RafaelJaques

Member
Joined
Aug 29, 2018
Messages
10
Reaction score
2
Location
Vila Velha ES
Olá pessoal,

Fiz minha primeira brassagem, uma Session IPA que veio no kit de 20L da Cerveja Fácil BIAB.

Receita
4KG Malte Pilsen
250gr Malte Caramel 50
40g Lúpulo Columbus
40g Lúpulo Cascade
1 Pacote Levedura US-05

30 litros de agua a 75º, quando coloquei os maltes caiu para 69º, e no final estava em 61º por 1 1/2 hora. (deixei mais tempo pois não estava passando no teste do Iodo, ainda estava um pouco "preto".)
Atingiu 1.043 de OG no densimetro corrigido por temperatura.

Fiz o starter das leveduras US-05 com o próprio mosto a 28º, deixando agir por 30 minutos, aparentemente as leveduras estavam vivas, deu bastante borbulha no copo.

Esfriei o mosto até 28º em 25 minutos com gelo. Tudo muito bem lavado e sanitizado.

Fiz aeração via bombinha de nebulizador por 15 minutos.

Passei para o balde fermentador e inoculei as leveduras e mandei pra geladeira a 18º com variação de 0,5º pelo TIC-17.

No quinto dia dia 10/03 a FG estava em 1.032 medido por densimetro. Li o máximo de informação aqui no forum, agitei o balde para tentar dar uma acordada nas leveduras, visto que o "tempo" de fermentação indicado seria 7 dias pela receita (sei que não é por "dias" e sim pelo estagnacao do densimetro) mas fiquei aflito pela alta FG. Aumentei a temperatura para 20º e 2 dias depois caiu para 1.020. Não medi mais, li no livro HOW TO BREW que não é bom esse tipo de cerveja passar de 2 semanas fermentando, por isso estou preocupado, o que faço? Desencano e aumento para 24º por mais 3 dias depois baixo a temperatura e engarrafo?

Airlock sempre borbulhou bem devagar comparado aos videos que vejo na internet, a cada 30s.

FG final desse receita deveria ser 1.009

OBS: Os maltes vieram moidos e só fui fazer a cerveja 30 dias depois por falta de tempo. Talvez isso poderia ter afetado ?
 
Last edited:
Cara, pelo pouco que aprendi, dependendo do tempo que ficou na temperatura acima de 67º, pode ter extraído bastante açúcar não fermentável. Então esse pode ser um dos motivos para a baixa atenuação, mas o pessoal com mais experiência e conhecimento pode identificar algum outro problema. Como vc falou teve a questão do malte moído a mais tempo tbm...
 
Cara, pelo pouco que aprendi, dependendo do tempo que ficou na temperatura acima de 67º, pode ter extraído bastante açúcar não fermentável. Então esse pode ser um dos motivos para a baixa atenuação, mas o pessoal com mais experiência e conhecimento pode identificar algum outro problema. Como vc falou teve a questão do malte moído a mais tempo tbm...

Também imagino isso, extraiu mais açucares não fermentaveis que os fermentaveis, tô perdido e com medo do BIAB. Tinha feito tudo bem planejado, não é tão simples como parece nos videos hehehe.
A "cerveja" está cheirosa e parece que aguada, vou medir a FG de novo mais tarde.
 
Também imagino isso, extraiu mais açucares não fermentaveis que os fermentaveis, tô perdido e com medo do BIAB. Tinha feito tudo bem planejado, não é tão simples como parece nos videos hehehe.
A "cerveja" está cheirosa e parece que aguada, vou medir a FG de novo mais tarde.


Relaxa, minha primeira cerveja ficou com a OG altíssima e secou bastante na fermentação (a mostura foi nos 63°C), consequência... ABV na faixa de 8,5%, muito fora dos parâmetros para uma APA.
Acho que acabei errando pq a receita que peguei o cara considerou uma eficiência de uns 55% e tô percebendo que aqui eu consigo chegar na faixa de 70%.
 
Olá Rafael,

Acredito que seja uma associação entre mostura em uma temperatura relativamente alta e condições de fermentação não ideais (considerando a taxa de inoculação um pouco abaixo do recomendável , mesmo sendo uma cerveja de baixo OG e também a hidratação das leveduras usando Mosto, o correto seria hidratar apenas com água - nesse ponto me desculpe se não te entendi bem, não ficou bem claro se vc fez hidratação apenas ou se realmente fez um starter, o que é inviável em 30 min)

Sinceramente, acho que FG a 1.020, considerando uma boa lupulagem, não deve ser o fim do mundo, até deve ajudar a cerveja fraca a ter um certo corpo.

E não vejo problemas em subir um pouco a temperatura e manter mais alguns dias no fermentador. É possível inocular mais um pacote, mas eu não faria.

Abs.
 
Olá,
Fiz apenas a hidratação com o proprio mosto, segui o que estava escrito atras do pacotinho da us05, mas realmente varias pessoas recomendam usar somente agua.

Medi novamente a FG dia 15/03 e não mudou, deu 1.020 de novo, baixei a temperatura para fazer a maturação e vou engarrafar, essa primeira brassagem não deu certo, mas das proximas vou estudar melhor para tentar melhorar.


Olá Rafael,

Acredito que seja uma associação entre mostura em uma temperatura relativamente alta e condições de fermentação não ideais (considerando a taxa de inoculação um pouco abaixo do recomendável , mesmo sendo uma cerveja de baixo OG e também a hidratação das leveduras usando Mosto, o correto seria hidratar apenas com água - nesse ponto me desculpe se não te entendi bem, não ficou bem claro se vc fez hidratação apenas ou se realmente fez um starter, o que é inviável em 30 min)

Sinceramente, acho que FG a 1.020, considerando uma boa lupulagem, não deve ser o fim do mundo, até deve ajudar a cerveja fraca a ter um certo corpo.

E não vejo problemas em subir um pouco a temperatura e manter mais alguns dias no fermentador. É possível inocular mais um pacote, mas eu não faria.

Abs.
 
Eu apostaria em uma fermentação parada e não em pouco açúcar fermentável, a não ser que teu termômetro esteja desregulado ou a mostura foi acima de 69ºC.

Quanto ao fermento, o melhor é hidratar em água mas os fabricantes falam muito em colocar o fermento seco direto no fermentador, então teu procedimento não foi o final do mundo.

Eu pegaria uma pequena amostra e inocularia fermento de pão (uma proveta sanitizada e 1 g de fermento) e deixaria em temperatura ambiente alta, fechado com papel alumínio, e mediria novamente daqui 2 dias. Enquanto isto subiria um pouco a temperatura da fermentação e daria uma boa agitada no fermentador para ressuspender as leveduras. Também mediria a densidade daqui a dois dias.
 
A temperatura da agua inicial foi de 75º, quando coloquei os graõs caiu para 70º e no final de 90 minutos ficou em 60º.
Eu fiz o procedimento de sacudir o balde para colocar as leveduras decantadas em suspensão, funcionou um pouco, de 1.030 foi pra 1.020 em 2 dias, dai parou e não desceu mais. Como já tinha 10 dias de fermentação fiquei receoso em deixar mais tempo, acabei que passei para maturação e deixei essa primeira leva como aprendizado.

Eu apostaria em uma fermentação parada e não em pouco açúcar fermentável, a não ser que teu termômetro esteja desregulado ou a mostura foi acima de 69ºC.

Quanto ao fermento, o melhor é hidratar em água mas os fabricantes falam muito em colocar o fermento seco direto no fermentador, então teu procedimento não foi o final do mundo.

Eu pegaria uma pequena amostra e inocularia fermento de pão (uma proveta sanitizada e 1 g de fermento) e deixaria em temperatura ambiente alta, fechado com papel alumínio, e mediria novamente daqui 2 dias. Enquanto isto subiria um pouco a temperatura da fermentação e daria uma boa agitada no fermentador para ressuspender as leveduras. Também mediria a densidade daqui a dois dias.
 
Mais encorpada e sem alcool rsrs, quando ficar pronta eu posto uma foto aqui.
Bem, esta é a ideia de uma Session, ser menos alcoólica, sem ser aguada. Se tiver mais que 4%, já não é session.
Final do ano passado fiz uma (ultra) session NEIPA com 1.2% de ABV. Minha OG foi de 1.028.
 
Sem alcool digo pelo fato de não atingir os 4% esperado, a minha deu 3%.
Gostaria muito de fazer uma NEIPA, mas pelos estudos ela é um pouco complexa, ainda não é o tempo, esperar melhorar toda brassagem. Gosto dela bem turva, amarelinha, estilo juicy.

Bem, esta é a ideia de uma Session, ser menos alcoólica, sem ser aguada. Se tiver mais que 4%, já não é session.
Final do ano passado fiz uma (ultra) session NEIPA com 1.2% de ABV. Minha OG foi de 1.028.
 
Cara, pelos sintomas da sua fermentação isso foi underpitching.

Primeiro antes de tudo: por mais que fizesse tudo certo até a inoculação do fermento, 1 pacote de fermento ainda não era um pitching ideal. Usando o brewersfriend, calculando 10bi de células por grama (que considero um valor alto de células por grama de fermento seco), usando sua OG e sua litragem, eu não atingi o pitching rate ideal para sua cerveja.

Segundo: a própria Fermentis diz que não precisa hidratar o fermento, pode jogar seco direto no mosto. Mas isso é um estudo recente, então eu sempre preferi hidratar o fermento com água antes de inocular, pois evito o choque osmótico. Então creio que você perdeu viabilidade do fermento por ter hidratado com mosto. Acredita-se que a perca de vitabilidade ou viabilidade (sempre confundo) chega em torno dos 50% de perda.

Recapitulando então: um pacote de fermento já era insuficiente e somado com a possível perca de viabilidade (ou vitabilidade) do fermento, você colocou um número muito abaixo de células necessárias para atingir um pitching rate adequado para sua cerveja.

Eu já passei 2 vezes por isso, fiz numa lager que fez um diacetil lascado, mas tinha atenuado até o fim, mas atenuou pq eu fermentei na temperatura mais alta do fermento. A outra foi numa IPA, na IPA eu percebi que não havia fermentado tudo, tinha parado no meio do caminho, agitei o fermentador e fermentou mais um pouco, mas não tudo. Como era bem amarga e lupulada quase não sentia os off flavors, mas mesmo assim era meio incômoda para beber.

Recomendo você partir para maturação, deixa uns 2 a 4 dias se possível na temperatura mais alta da fermentação da levedura, depois vá descendo até zero e se tua paciência permitir mais umas duas semanas a zero grau. Garanto que não ficará uma excelente cerveja por conta do underpitching, mas que será possível tomar isso será.
 
Tudo bem Cesar?

Obrigado pela ajuda, vou levar tudo em consideração. Nas próximas vou fazer o calculo de fermento necessário. Eu deixei 3 dias na maios temperatura de fermentação antes de passar pra maturação, tem 5 dias que está maturando a 5º. Vou deixar até o 7º dia, depois baixo pra 0º por alguns dias a mais e engarrafo.



Cara, pelos sintomas da sua fermentação isso foi underpitching.

Primeiro antes de tudo: por mais que fizesse tudo certo até a inoculação do fermento, 1 pacote de fermento ainda não era um pitching ideal. Usando o brewersfriend, calculando 10bi de células por grama (que considero um valor alto de células por grama de fermento seco), usando sua OG e sua litragem, eu não atingi o pitching rate ideal para sua cerveja.

Segundo: a própria Fermentis diz que não precisa hidratar o fermento, pode jogar seco direto no mosto. Mas isso é um estudo recente, então eu sempre preferi hidratar o fermento com água antes de inocular, pois evito o choque osmótico. Então creio que você perdeu viabilidade do fermento por ter hidratado com mosto. Acredita-se que a perca de vitabilidade ou viabilidade (sempre confundo) chega em torno dos 50% de perda.

Recapitulando então: um pacote de fermento já era insuficiente e somado com a possível perca de viabilidade (ou vitabilidade) do fermento, você colocou um número muito abaixo de células necessárias para atingir um pitching rate adequado para sua cerveja.

Eu já passei 2 vezes por isso, fiz numa lager que fez um diacetil lascado, mas tinha atenuado até o fim, mas atenuou pq eu fermentei na temperatura mais alta do fermento. A outra foi numa IPA, na IPA eu percebi que não havia fermentado tudo, tinha parado no meio do caminho, agitei o fermentador e fermentou mais um pouco, mas não tudo. Como era bem amarga e lupulada quase não sentia os off flavors, mas mesmo assim era meio incômoda para beber.

Recomendo você partir para maturação, deixa uns 2 a 4 dias se possível na temperatura mais alta da fermentação da levedura, depois vá descendo até zero e se tua paciência permitir mais umas duas semanas a zero grau. Garanto que não ficará uma excelente cerveja por conta do underpitching, mas que será possível tomar isso será.
 

Latest posts

Back
Top