Session Belgian Blonde com T-58 - maturar ou cold crash e envase?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Gruppelli

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
251
Reaction score
54
Location
Pelotas, RS, Brazil
Fala galera...

Então.. voltando à minha Session Belgian Blonde OG 1.044 com T-58 que fermentou em 2 dias, digo, após 2 dias já começou a baixar o fermento.

Ela já está a 11 dias em temperatura de fermentação... comecei em 18ºC e já está pelo menos a uns 7 dias a 23ºC, ou seja, já fez bem a fermentação primária e secundária com certeza.

O que eu faço com esse trem?

Faço cold crash, aplico gelatina e envaso de uma vez?

Ou, seguindo a Fregonesi, maturo por uns dias a 4ºC ? Sinceramente, isso adianta? Que vantagem isso vai trazer? Por que não, então, maturar mais um tempo a 23ºC e depois fazer cold crash?


Pra mim, essa maturação a frio não faz o menor sentido. Se eu quero atividade de fermento pra arredondar, absorver as coisas ruins, então vai ser melhor e muito mais rápido eu fazer isso em temperatura de fermentação, e não a frio.


Frio, pra mim, serve só pra decantar as porcarias, coisa que se consegue rápido pra caralho usando a gelatina.



Essas coisas são tão difíceis........ :)
 
Back
Top