Session APA express

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeanpaullopes

Well-Known Member
Joined
May 17, 2016
Messages
1,824
Reaction score
737
Planejei fazer uma APA para comemorar o aniversário de 18 anos de minha filha, porém por conta de um pequeno acidente doméstico e outros afazeres acabei ficando com somente 2 semanas para brassar, fermentar e carbonatar com priming a cerveja.

Planejei lote final de 20l
5kg de malte pilsen
0.2kg de Melano 80

50g de Mandarina Bavária em 5min
50g de Mandarina Bavária Dry Hoping

OG 1.050 FG 1010

Fermento Mangrove Jacks Californian Lager

Porém por questão de tempo de produção resolvi transformar em um Session.
Aumentei o volume e cheguei a OG 1.042 e uma FG 1.010, mostura a 65ºC.

Como tinha pouco tempo usei toda a lama de uma Munich Helles (com o MJ Californian Lager) em um starter de 2l (com uma colher de lama na fervura como nutriente).

Fermentei iniciando em 18ºC e após o segundo dia subi para 20ºC.
Com 4 dias tinha 80~90% da atenuação projetada coloquei o DH, subi a temperatura para 24ºC.
Com 6 dias baixei para 0ºC.
Com 8 dias envasei com 7g de açúcar / l
Com 4 dias de priming já tinha uma carbonatação aceitável, mas um pequeno aroma do fermento.
Com 13 dias desde o ínicio, foram para o gelo.

Veio o dia do veredito, exatos 14 dias depois um churrasco e uma galera para tomar a ceva.

Ficou muito levinha, sem off-flavors (sumiu em 2 dias), um leve perfume de bergamota, um amargor baixo, mas perceptível, um sabor cítrico bom.

Resumo da ópera:
- OG baixa;
- Alto pitch Rate com leveduras já preparadas;
- Temperaturas mais altas;
- Levedura neutra;

Aprovada.

P.S.: na correria de fazer o churrasco e dar andamento a festa, não tirei nenhuma foto da cerveja. Assim que abrir mais uma, mando fotos.
 
Show! Tô com uma APA agora fermentando, pretendo deixar pronta pro primeiro jogo do Brasil na copa kkkk inoculei o fermento ontem, mas foram dois pacotes de US-05 pra 22 litros de mosto, OG 1,054.
Pretendo fazer o DH esse final de semana com o Cascade. Espero q de tudo certo
 
Inoculei o fermento a 16° na segunda e, na terca, aumentei pra 17°. O que tu tá sugerindo seria aumentar mais um ° amanhã (quinta feira)? Eu pensei na possibilidade, pelo mesmo motivo q tu sitou, mas fiquei com um pouco de receio de gerar um stress desnecessário na levedura. Obrigado pelo "empurrãozinho" kkkk
 
16ºC é um pouco baixo para a US-05.

A Fermentis recomenda de 18 a 28ºC.

Com esta temperatura baixa no início tu vais retardar a multiplicação, apesar de tu estar com um bom pitch rate ao usar 2 pacotes.

Pode trabalhar com 24ºC tranquilo com a US-05 a partir do 4º dia de atenuação. Se tu já está na tua atenuação final dá até para dar um 'boost' na maturação/reabsorção do diacetil e outros compostos da fermentação subindo até uns 26ºC, o que vai ainda ajudar em muito na solubilização dos óleos do DH.

É claro dentro do cenário de acelerar ao máximo tua cerveja.
 
Acho q vou aumentar pros 18° hoje e manter assim até chegar na densidade prevista pro fim da fermentação primaria, aí sim aumento pros 24°, como você falou. O que acha?
 
Planejei fazer uma APA para comemorar o aniversário de 18 anos de minha filha, porém por conta de um pequeno acidente doméstico e outros afazeres acabei ficando com somente 2 semanas para brassar, fermentar e carbonatar com priming a cerveja.

Planejei lote final de 20l
5kg de malte pilsen
0.2kg de Melano 80

50g de Mandarina Bavária em 5min
50g de Mandarina Bavária Dry Hoping

OG 1.050 FG 1010

Fermento Mangrove Jacks Californian Lager

Porém por questão de tempo de produção resolvi transformar em um Session.
Aumentei o volume e cheguei a OG 1.042 e uma FG 1.010, mostura a 65ºC.

Como tinha pouco tempo usei toda a lama de uma Munich Helles (com o MJ Californian Lager) em um starter de 2l (com uma colher de lama na fervura como nutriente).

Fermentei iniciando em 18ºC e após o segundo dia subi para 20ºC.
Com 4 dias tinha 80~90% da atenuação projetada coloquei o DH, subi a temperatura para 24ºC.
Com 6 dias baixei para 0ºC.
Com 8 dias envasei com 7g de açúcar / l
Com 4 dias de priming já tinha uma carbonatação aceitável, mas um pequeno aroma do fermento.
Com 13 dias desde o ínicio, foram para o gelo.

Veio o dia do veredito, exatos 14 dias depois um churrasco e uma galera para tomar a ceva.

Ficou muito levinha, sem off-flavors (sumiu em 2 dias), um leve perfume de bergamota, um amargor baixo, mas perceptível, um sabor cítrico bom.

Resumo da ópera:
- OG baixa;
- Alto pitch Rate com leveduras já preparadas;
- Temperaturas mais altas;
- Levedura neutra;

Aprovada.

P.S.: na correria de fazer o churrasco e dar andamento a festa, não tirei nenhuma foto da cerveja. Assim que abrir mais uma, mando fotos.

Rapaz, show de bola!!! Merece o título de pai do ano!!!
 
Estava devendo as fotos

A levedura com alta floculação e decantação, deixando a cerveja bem clara. Ela usou priming e somente cold crash, sem gelatina.

O melano 80, mesmo que pouco traz ótima estabilidade a espuma.

Aroma de fruta doce (bergamota) sem notas do malte. Faltou só os belisquetes para acompanhar.
 

Attachments

  • IMG_20180530_205755153.jpg
    IMG_20180530_205755153.jpg
    36.8 KB · Views: 215
  • IMG_20180530_203245695.jpg
    IMG_20180530_203245695.jpg
    26.5 KB · Views: 207
  • IMG_20180530_203228351.jpg
    IMG_20180530_203228351.jpg
    35.5 KB · Views: 203
Qual a estimativa de IBU pra essa receita? Estou prestes a fazer uma APA de jarrylo e (bastante) mandarina hehe

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 
Qual a estimativa de IBU pra essa receita? Estou prestes a fazer uma APA de jarrylo e (bastante) mandarina hehe

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Atrasado.

Minhas APAs eu sempre miro ente 30 e 35 IBU´s, mas aposto muito no late hopping para muito sabor.
 
Cara... com 2 dias de cold crash, e sem gelatina, como conseguiu fazer ela não ficar turva??
Pq eu tb nao gosto de usar, e mesmo com uma semana de cold crash ela fica beem turva!!
 
Cara... com 2 dias de cold crash, e sem gelatina, como conseguiu fazer ela não ficar turva??
Pq eu tb nao gosto de usar, e mesmo com uma semana de cold crash ela fica beem turva!!
Muito se deve a levedura, de alta decantação. Cold crash a zero ou até um pouco menos -0.5~-1ºC.

Depois muito cuidado ao transferir para o balde de priming/envase.

Esta da foto tinha 2 semanas de garrafa. Sempre as armazeno de pé e as gelo de pé também.

Imagino ainda que um pouco do haze é dos lúpulos.
 
Planejei fazer uma APA para comemorar o aniversário de 18 anos de minha filha, porém por conta de um pequeno acidente doméstico e outros afazeres acabei ficando com somente 2 semanas para brassar, fermentar e carbonatar com priming a cerveja.

Planejei lote final de 20l...........................

Presentão de aniversário. Uso muito esse fermento e tenho resultados bons. Decanta bem, fermenta bem , realça o malte e tem o toque de fermento lager. Além das lager, faço com ele as IPL (Indian Pale Lager), ou seja, pego as APAs e IPAs e outras ALEs (as possíveis) e uso esse fermento "lager". Até nas escuras. Tenho obtido resultados que me surpreenderam ( a maioria).
Aliás, uma dúvida para quem puder responder. Sempre tratei esse fermento como lager, usando dose dupla e starter para lagers também. Porém, a Mangrove diz que um pacotinho dá para fermentar 23 l, igual a um fermento ALE. Alguém tem alguma experiência desse tipo com ele ?
 
Presentão de aniversário. Uso muito esse fermento e tenho resultados bons. Decanta bem, fermenta bem , realça o malte e tem o toque de fermento lager. Além das lager, faço com ele as IPL (Indian Pale Lager), ou seja, pego as APAs e IPAs e outras ALEs (as possíveis) e uso esse fermento "lager". Até nas escuras. Tenho obtido resultados que me surpreenderam ( a maioria).
Aliás, uma dúvida para quem puder responder. Sempre tratei esse fermento como lager, usando dose dupla e starter para lagers também. Porém, a Mangrove diz que um pacotinho dá para fermentar 23 l, igual a um fermento ALE. Alguém tem alguma experiência desse tipo com ele ?
Bem, eu uso sempre 1g/l em ales no geral, ou um start de 1 a 2 l partindo de 1 pacote de 11g. Segundo as maioria das calculadoras de pitch rate todas as indicações dos fabricantes são de under pitch. Porém acredito que dá para usar 1 pacote para 20l desde que bem oxigenado o mosto e partindo de temperaturas mais baixas no início.

Este é um fermento ale com características similares a lager. Se olhar no pacote verás que é Sacaromiches cerevisiae.
 
Olá, você adicionou uma colher de lama na fervura como nutriente em que momento da fervura? Nos 15 finais, no começo?

Grato.
 
Back
Top