Serpentina para HERMS

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danzz1234

Well-Known Member
Joined
Mar 13, 2015
Messages
70
Reaction score
4
Boa tarde galera,

Li vários tópicos sobre o assunto (aliás, o tópico de resistências elétrica é sensacional, parabéns), mas não encontrei nada muito específico.

Gostaria de mais informações sobre a serpentina para o HERMS.

Pretendo fazer de alumínio, pois as panelas também são desse material e talvez não faria muito sentido investir na serpentina de inox.

Mas a dúvida é: qual o comprimento, diâmetro e espessura ideais?

Vou fazer uma para utilizar, a princípio, em 20L, mas que possa ser utilizada no futuro para 50 ou até mais litros.

Enfim, preciso de ajuda com as "especificações" da serpentina para mandar fazer.

Obrigado!
 
Boa tarde galera,

Li vários tópicos sobre o assunto (aliás, o tópico de resistências elétrica é sensacional, parabéns), mas não encontrei nada muito específico.

Gostaria de mais informações sobre a serpentina para o HERMS.

Pretendo fazer de alumínio, pois as panelas também são desse material e talvez não faria muito sentido investir na serpentina de inox.

Mas a dúvida é: qual o comprimento, diâmetro e espessura ideais?

Vou fazer uma para utilizar, a princípio, em 20L, mas que possa ser utilizada no futuro para 50 ou até mais litros.

Enfim, preciso de ajuda com as "especificações" da serpentina para mandar fazer.

Obrigado!

Um rolo, "panqueca" de tubo de alumínio 3/8" deve bastar, acredito eu, pra fazer uma troca eficiente de calor pra até uns 50 litros. Ele tem uns 14m de tubo.
 
Entendi, obrigado pelo link.

Tenho mais uma dúvida: esses tubos de alumínio de ar condicionado têm a mesma composição das panelas de alumínio? Digo, são seguros?

Pergunto, pois utilizar para chiller beleza, só vai passar água, mas para recircular mosto... já não sei.
 
Entendi, obrigado pelo link.

Tenho mais uma dúvida: esses tubos de alumínio de ar condicionado têm a mesma composição das panelas de alumínio? Digo, são seguros?

Pergunto, pois utilizar para chiller beleza, só vai passar água, mas para recircular mosto... já não sei.


Isso não sei lhe dizer... Caso não seja, pode usar o de cobre, esse com certeza não tem problema, somente custa o dobro do preço;
 
O meu sistema é de 70 litros (esse aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405096) e minha serpentina de HERMS é de alumínio, 3/8 com apenas 6 metros, enrolada em uma panelinha de 6 litros com uma resistencia elétrica de 3KW. Funciona que é uma beleza.

Abraços
Eu particularmente gosto de bitola de 1/2 polegada, porque tem menos restrição, e caso ocorra algum problema de escapar grãos pela linha, tem menor chance de entupir (mesmo que isso seja difícil).

Sobre o material, eu prefiro inox.

Por que? Porque o lado que precisa ser limpo é o de dentro, não é? Bom, se é o de dentro, eu não tenho como olhar lá pra me certificar que está realmente limpo, certo? Bom, então pra eu me CERTIFICAR (e eu odeio não poder confiar nos meus equipamentos) que a serpentina está realmente limpa por dentro.... como posso fazer? Bom, além de SEMPRE passar água quente depois de usar.... eu gosto de fazer limpezas com soda cáustica.

Dá pra usar soda cáustica com alumínio ou cobre? Não. Pra mim, esse motivo é definitivo pra nunca mais pensar em HERMS com serpentina de qualquer outro material. O resto do equipamento pode todo ele ser limpo de outras formas, e PRINCIPALMENTE, conferido visualmente...... agora, a serpentina, não dá.

E pra dar mais detalhes, no último HERMS que tive.... MESMO passando água fervendo depois de todas as brassagens, quando eu fazia limpeza com soda caustica, saiam umas sujeiras BEM intensas de lá... basicamente "filmes" de mosto solidificado que só se soltavam com soda cáustica.

Ah, sobre o comprimento, uns 10m de tubo 1/2 já tá legal. 15 metros seria excelente.

Abraço,
 
Olá pessoal,
Como é feita a ligação da serpentina com a panela? É usado algum tipo de prensa tubo? Tenho uma serpentina de inox de 1/2 que pretendo usar em um herms, mas não sei como realizar esta ligação, e também não achei nada em inox. Tenho que soldar alguma conexão ao tubo inox?
Abçs
Gilberto



QUOTE=Guenther;5099097]Eu particularmente gosto de bitola de 1/2 polegada, porque tem menos restrição, e caso ocorra algum problema de escapar grãos pela linha, tem menor chance de entupir (mesmo que isso seja difícil).

Sobre o material, eu prefiro inox.

Por que? Porque o lado que precisa ser limpo é o de dentro, não é? Bom, se é o de dentro, eu não tenho como olhar lá pra me certificar que está realmente limpo, certo? Bom, então pra eu me CERTIFICAR (e eu odeio não poder confiar nos meus equipamentos) que a serpentina está realmente limpa por dentro.... como posso fazer? Bom, além de SEMPRE passar água quente depois de usar.... eu gosto de fazer limpezas com soda cáustica.

Dá pra usar soda cáustica com alumínio ou cobre? Não. Pra mim, esse motivo é definitivo pra nunca mais pensar em HERMS com serpentina de qualquer outro material. O resto do equipamento pode todo ele ser limpo de outras formas, e PRINCIPALMENTE, conferido visualmente...... agora, a serpentina, não dá.

E pra dar mais detalhes, no último HERMS que tive.... MESMO passando água fervendo depois de todas as brassagens, quando eu fazia limpeza com soda caustica, saiam umas sujeiras BEM intensas de lá... basicamente "filmes" de mosto solidificado que só se soltavam com soda cáustica.

Ah, sobre o comprimento, uns 10m de tubo 1/2 já tá legal. 15 metros seria excelente.

Abraço,[/QUOTE]
 
Eu simplesmente conectava uma mangueira de silicone de 1/2 direto no tubo de inox, sem conexões a mais.
 
Eu também conecto a mangueira de silicone direto na serpentina.
Se for necessário (apresentar vazamento), coloque uma abraçadeira.
 
Eu também conecto a mangueira de silicone direto na serpentina.
Se for necessário (apresentar vazamento), coloque uma abraçadeira.

Entendi que vocês não fazem furos no Barril (panela) ao usarem uma mangueira de silicone, estou certo? Ficaria igual a um chiller de imersão, com a mangueira entrando por cima do barril (panela), é isso?
abraços
 
O meu é assim.
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1428958759568.jpg
    uploadfromtaptalk1428958759568.jpg
    188.3 KB · Views: 253
Entendi que vocês não fazem furos no Barril (panela) ao usarem uma mangueira de silicone, estou certo? Ficaria igual a um chiller de imersão, com a mangueira entrando por cima do barril (panela), é isso?
abraços

Sem furar. Fica como se fosse um chiller mesmo.

Bom, eu uso assim, mas estou começando.

A princípio até acho vantajoso não fixar a serpentina na panela, mas não sei o quanto faz diferença conseguir "vedar" bem a panela do HERMS (é óbvio que perde menos calor etc.).

Na verdade, no meu caso, nem a serpentina nem a resistência são fixas na panela.
 
Sem furar. Fica como se fosse um chiller mesmo.

Bom, eu uso assim, mas estou começando.

A princípio até acho vantajoso não fixar a serpentina na panela, mas não sei o quanto faz diferença conseguir "vedar" bem a panela do HERMS (é óbvio que perde menos calor etc.).

Na verdade, no meu caso, nem a serpentina nem a resistência são fixas na panela.

Ok!
Valeu, bem mais simples do que imaginava.
abraços
 
Eu particularmente gosto de bitola de 1/2 polegada, porque tem menos restrição, e caso ocorra algum problema de escapar grãos pela linha, tem menor chance de entupir (mesmo que isso seja difícil).

Sobre o material, eu prefiro inox.

Por que? Porque o lado que precisa ser limpo é o de dentro, não é? Bom, se é o de dentro, eu não tenho como olhar lá pra me certificar que está realmente limpo, certo? Bom, então pra eu me CERTIFICAR (e eu odeio não poder confiar nos meus equipamentos) que a serpentina está realmente limpa por dentro.... como posso fazer? Bom, além de SEMPRE passar água quente depois de usar.... eu gosto de fazer limpezas com soda cáustica.

Dá pra usar soda cáustica com alumínio ou cobre? Não. Pra mim, esse motivo é definitivo pra nunca mais pensar em HERMS com serpentina de qualquer outro material. O resto do equipamento pode todo ele ser limpo de outras formas, e PRINCIPALMENTE, conferido visualmente...... agora, a serpentina, não dá.

E pra dar mais detalhes, no último HERMS que tive.... MESMO passando água fervendo depois de todas as brassagens, quando eu fazia limpeza com soda caustica, saiam umas sujeiras BEM intensas de lá... basicamente "filmes" de mosto solidificado que só se soltavam com soda cáustica.

Ah, sobre o comprimento, uns 10m de tubo 1/2 já tá legal. 15 metros seria excelente.

Abraço,

Guenther,

Estou tendo dificuldades para encontrar tubo de 1/2 em inox 304. Onde vc comprou o seu? Teria algum contato/site para nos passar?

Abraço!
 
Desculpe minha ignorância. Mas não entendi a funcionalidade daqueles dois registros que estão ligando as duas mangueiras mais claras (que não estão com mosto dentro). Pode me explicar?

A que está na ponta da mesa está ligada na panela de fervura, é por onde transfiro o mosto durante a lavagem, por gravidade. A outra, no meio da mesa, é por onde entra a água quente, tanto a inicial quanto a de lavagem. Tem uma valvula logo antes dela que é a chave, eu chamo de valvula ponte (marcada no quadrado). Quando vou lavar o malte, fecho essa valvula e tenho dois sistemas independentes, por gravidade, pra escoar o malte pra fervura e colocar a água de lavagem ao mesmo tempo.

Abraço!
 

Attachments

  • uploadfromtaptalk1428958759568.jpg
    uploadfromtaptalk1428958759568.jpg
    161.3 KB · Views: 142
A que está na ponta da mesa está ligada na panela de fervura, é por onde transfiro o mosto durante a lavagem, por gravidade. A outra, no meio da mesa, é por onde entra a água quente, tanto a inicial quanto a de lavagem. Tem uma valvula logo antes dela que é a chave, eu chamo de valvula ponte (marcada no quadrado). Quando vou lavar o malte, fecho essa valvula e tenho dois sistemas independentes, por gravidade, pra escoar o malte pra fervura e colocar a água de lavagem ao mesmo tempo.

Abraço!

Claro, por gravidade. Obrigado!
 
A que está na ponta da mesa está ligada na panela de fervura, é por onde transfiro o mosto durante a lavagem, por gravidade. A outra, no meio da mesa, é por onde entra a água quente, tanto a inicial quanto a de lavagem. Tem uma valvula logo antes dela que é a chave, eu chamo de valvula ponte (marcada no quadrado). Quando vou lavar o malte, fecho essa valvula e tenho dois sistemas independentes, por gravidade, pra escoar o malte pra fervura e colocar a água de lavagem ao mesmo tempo.

Abraço!

Bom dia,

Você pode me explicar melhor esse esquema de valvula ponte, não entendi direito como isso funciona. Por favor.
 
Back
Top