Será que esse BIAB vai pra frente?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Matozo

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
309
Reaction score
113
Location
Maringa
Pessoal,

Faço cerveja com mais alguns amigos usando um sistema de 3 vasilhas na casa de um desses camaradas.

Após várias brassagens e com a aquisição de um frigobar (Electrolux RE120 via OLX) pra montar um kegerator comecei a pensar em brassar no meu apartamento.
Por se tratar de um espaço reduzido e com restrições quanto ao uso de gás, pensei em um setup elétrico e queria a opinião de vocês.

:confused:

A ideia é BIAB (só grãos) para lotes de 10 a 20 litros, usando uma saco de voil que vou pedir pra esposa costurar.

Para aquecimento da água da mosturação e da fervura pensei em uma resistência elétrica.

Como eu queria comprar uma panela de inox, a ideia de furá-la pra instalação da resistência não me desce muito bem (fora o fato de, sendo a resistência fixa, eu teria que instalar algo para evitar o contato com o saco).

Portanto pensei na resistência que o user hugocarvalho5 postou (aqui) no tópico fixo sobre resistências.

attachment.php


attachment.php



  1. O dia da brassagem começaria com o aquecimento da água filtrada.
  2. Chegando na temperatura desejada eu iria remover a resistência e adicionar o saco de grãos.
  3. Sem recircular, sem mexer, ou seja, sem incomodar o trabalho das amigas enzimas.
  4. Terminada a mosturação eu retiraria o saco, voltaria a resistência e iniciaria a fervura.
  5. Resfriamento com água da torneira e algum resfriador.
  6. Por fim fermentar no frigobar com controle de temperatura e um fermentador que provavelmente será um balde ou um galão de plástico.

Queria a opinião de vocês sobre o equipamento/sistema em si, se acham que vai funcionar legal…

E também gostaria de pitacos sobre a resistência elétrica e a forma de resfriar.

No apartamento tenho a possibilidade de usar a rede de 220v, mas teria que contratar um eletricista para instalação de uma tomada na cozinha. De repente uma potência de 1000 ou 2000 W em 127 V com o auxílio das bocas do fogão? Ou 3000 W em 220 V pra não ter q se preocupar com fogo?

No resfriamento eu sei que como só usarei gravidade (não pretendo comprar bombas) e água da torneira muito provavelmente não conseguirei chegar na temperatura de inoculação da levedura. Mas também não vejo problema em deixar o fermentador no frigobar até chegar na temperatura certa. Talvez um resfriador de placas? Resfriador de imersão (apesar de eu não gostar muito da ideia de colocar equipamentos em contato com o mosto pós-fervura)?

Desde já agradecido, um forte abraço. :mug:
 
2kw dão conta ds levas até 20 litros. A fervura não será intensa, mas vai funcionar. Se deixar semi tampada (1/3 no máximo), a fervura melhorará muito, a ponto de dispensar o auxílio do fogão.

Tenho um equipamento similar, a diferença é que eu uso resistência fixa de 2000w.

Minha casa é alugada, então ficarei com esse sistema, mas se eu tivesse escolha, iria de 3000w/220v fácil.

Sobre o resfriamento, é gosto pessoal. Eu uso um chiller de imersão e não preciso de nada além disso para 20l. Acho chiller de placas caro, e bacia com gelo ineficiente.

Sent from my XT1033 using Tapatalk
 
2kw dão conta ds levas até 20 litros...

Maravilha jalexandre. Sobre a resistência elétrica ainda estou na dúvida se opto por instalar a tomada 220 V. Essa coisa híbrida de boca de fogão mais resistência me soa um pouco como gambiarra, hahaha. De repente até pra diminuir o tempo total de brassagem eu opte pela de 3 kW mesmo.

Quanto ao resfriamento, já usei resfriador de imersão e de placas e, assim, eu era bem inexperiente quando usava o de imersão: fazia whirpool antes de resfriar, acabava fazendo muitas partículas subirem na hora de imergir e submergir, e no final das contas a eficiência de resfriamento era bem ruim (talvez pelo modelo barato que compramos). Depois que passei a usar o de placas (caro, sem dúvidas) foi outra vida.

Talvez comprando um de imersão decente e fazendo o processo direito o resultado seja outro, mas estou bem relutante em dar esse passo "pra trás".
 
Maravilha jalexandre. Sobre a resistência elétrica ainda estou na dúvida se opto por instalar a tomada 220 V. Essa coisa híbrida de boca de fogão mais resistência me soa um pouco como gambiarra, hahaha. De repente até pra diminuir o tempo total de brassagem eu opte pela de 3 kW mesmo.

Quanto ao resfriamento, já usei resfriador de imersão e de placas e, assim, eu era bem inexperiente quando usava o de imersão: fazia whirpool antes de resfriar, acabava fazendo muitas partículas subirem na hora de imergir e submergir, e no final das contas a eficiência de resfriamento era bem ruim (talvez pelo modelo barato que compramos). Depois que passei a usar o de placas (caro, sem dúvidas) foi outra vida.

Talvez comprando um de imersão decente e fazendo o processo direito o resultado seja outro, mas estou bem relutante em dar esse passo "pra trás".


Como eu disse, eu uso 2kW por limitações da instalação da casa. Se pudesse, fazia uma tomada 220v dimensionada pra 3kW fácil fácil.


Sobre o resfriamento, eu faço o whirpool, espero 20 minutos, transfiro pro fermentador e faço o resfriamento.

O gasto é de 20 litros de água gelada para resfriar 20 litros de mosto em 20 minutos, então não vejo sentido em investir 350 reais num chiller de placas pois meu ganho de tempo seria de apenas 10 minutos.

Mas como eu disse, é preferência pessoal. Se você prefere um chiller de placas, go for it.
 
Você usa bomba e gelo no caso, né?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Eu faço a breja no apto no método BIAB. Levas de 10 / 20 lts. No inicio utilizava bacia com gelo para resfriar o mosto, gastava mais de 1 hr ate chegar na temperatura de inoculação. Fiz o investimento em um chiller e adiantou mto a minha vida. Resto do processo igual vc descreveu.
O BIAB te da possibilidades de fazer algumas experiências sem envolver mto custo. caso uma leva dê errado são apenas 10 lts.
 
Você usa bomba e gelo no caso, né?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Eu uso agua gelada e gravidade mesmo.

Resfrio a agua a 3ºC no dia anterior à brassagem, e passo por gravidade (sem bomba) dentro de um chiller caseiro de alumínio feito com tubo de 1/4" de diâmetro (1/2" seria melhor, mas não sabia na época...) e 15 metros de comprimento.

Isso faz com que eu resfrie o mosto de 80ºC para 17ºC em 20 minutos.

O processo todo consiste em:

1 - Ferver o chiller para sanitizar, ainda na panela ;
2 - Tirar o chiller, botar no fermentador ainda vazio ;
3 - Fazer o whirpool na panela e esperar 20 mintuos ;
4 - Transferir o mosto para o fermentador ainda quente (80ºC em média) ;
5 - Passar a agua gelada por gravidade, aproximadamente 20 litros ;
6 - Aerar, inocular, colocar no freezer ;
7 - Lavar tudo. :)

Como eu disse, funciona bem para 20 litros ou menos e eu não sinto deficiências no processo de resfriamento, e não tenho vontade/necessidade de ter um chiller de placas. Acho eles meio chatos pra lavar/limpar/sanitizar.

Mas, novamente, estou dando minha opnião pessoal sobre o assunto, e preferência muda de pessoa pra pessoa. :D

Abraços,
 
Bacana! Não havia pensado na possibilidade de usar água gelada pois achei que a quantidade necessária seria bem maior (inclusive pra lotes pequenos).

Sempre vejo o uso de água recirculada no gelo.

Vou dar uma estudada no assunto.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Não vejo problema nenhum na resistência encostar no saco, de vez em quando faço assim e funciona perfeitamente.
 
Não vejo problema nenhum na resistência encostar no saco, de vez em quando faço assim e funciona perfeitamente.
Meu receio era do contato da resistência quente com o saco de voil. Você diz encostar apenas com ela desligada, certo?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Não vejo problema nenhum na resistência encostar no saco, de vez em quando faço assim e funciona perfeitamente.
Meu receio era do contato da resistência quente com o saco de voil. Você diz encostar apenas com ela desligada, certo?
 
Meu receio era do contato da resistência quente com o saco de voil. Você diz encostar apenas com ela desligada, certo?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Não não, encosto ligada mesmo, até o mashout! Não queima o voil não! Mas nesse esquema que você quer, com a resistência sendo de imersão e não presa no fundo não vai dar certo, já que se a parte da resistencia que estiver pra fora da água encostar no voil aí sim vai queimar o tecido. Agora onde tiver agua/mosto não queima não.

Abraços!
 
@peterhomasu , essas resistências móveis só tem o aquecimento na parte inferior, tal e qual as fixas, pelo menos a que cotei confirmou isso.
Ou basta pedir para que o fabricante a faça assim.
Boas cevas (Y)
 
Ah ! Agora tudo faz mais sentido, hahaha. Obrigado.

De qualquer forma eu já estava bem inclinado em pular o mash out...
 
Não não, encosto ligada mesmo, até o mashout! Não queima o voil não! Mas nesse esquema que você quer, com a resistência sendo de imersão e não presa no fundo não vai dar certo, já que se a parte da resistencia que estiver pra fora da água encostar no voil aí sim vai queimar o tecido. Agora onde tiver agua/mosto não queima não.

Abraços!

Desculpa ressuscitar o tópico, mas estou pensando em usar algo semelhante, nunca usei resistência, mesmo que não queime o saco, não corre o risco de dar umas tostadas nos grãos?
 
Back
Top