Será que contaminou???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafamasson

Active Member
Joined
Jun 8, 2014
Messages
34
Reaction score
0
Boa noite senhores,

Fiz minha primeira brassagem no domingo. Uma Weiss.

Ocorreu tudo ok na brassagem, porém não tive como aferir a densidade como recomendado.

Por fim, o mosto está fermentando desde então (domingo) a 20 - 21 graus.

Hoje, tirei uma pequena amostra pra ver como estava, e está assim:

cervejq.jpg


Estranhei a cor, pq a mesma estava bem mais escura quando foi para o fermentador. Será que contaminou??

O sabor e o cheiro estão bem alcoólicos, estão lembrando bem a banana. Até tem gosto de cerveja Weiss, mas essa cor me desanimou.

Será que desandou?
 
Cara, não tenho muita experiencia no assunto, fiz só 4 brassagens, e não fiz weiss ainda, mas esse lance de cor é assim mesmo, quando esta no fermentador ou em outro recipiente grande ela aparenta ser mais escura, mas quando tu tira pequenas quantidades ela esta mais clara...pela foto esta com cor de weiss...E quanto a contaminação creio que não...e sobre o sabor e cheiro de banana, é característico da weiss, e também de cravo entre outros...
 
Cara o melhor jeito de ver se contaminou é no cheiro e no gosto ambos azedo, se a contaminação for forte vai sentir facilmente somente no cheiro, se for sutil, só provando. Esta cor está normal, quando a ceva esta fermentando ela se encontra com fermento em suspensão principalmente weiss que normalmente tem floculação baixa e dai fica com esse aspecto leitoso.
 
Opa....tem um tópico aqui no fórum que explica como clarificar a cerveja usando a gelatina....depois da secundária....talvez te ajude com a cor dela....
 
Tua cerveja não parece ter nada de errado, ela esta com bastante fermento em suspensão ainda, depois da fermentação primaria e secundária baixe a temperatura para uns 3oC uns três dias antes de engarrafar, isto vai ajudar o fermento decantar. Não aconselho usar gelatina, as weiss tem como característica não serem cristalinas e ir um pouco mais de fermento pra garrafa.
 
Estranhei a cor, pq a mesma estava bem mais escura quando foi para o fermentador. Será que contaminou??

O sabor e o cheiro estão bem alcoólicos, estão lembrando bem a banana. Até tem gosto de cerveja Weiss, mas essa cor me desanimou.

Será que desandou?

Tirou essa amostra da onde e como? foi do fundo do fermentador?
Nada aí indica contaminação.
Gosto e aroma alcoólicos vem de fermentação em temperaturas muito elevadas.
 
Boa Tarde pessoal,

Primeiramente muito obrigado pelas respostas.

Sobre cheiro e sabor, como eu disse, não parecem ter nada de errado, nada muito azedo ou adstringente.

Sobre a amostra, sim eu tirei da parte de baixo do fermentador, que é um balde. Verifiquei ainda, com a mesma amostra, deixando um tempo na geladeira (0º por ai) e vi que uma boa parte das partículas deram uma assentada.

Já tinha em mente seguir o conselho dos senhores e ao final da fermentação (faltando uns 5 dias) baixar a temperatura a 3º - 0º.

Pois bem, agora me bateu outra dúvida. Vou passar o líquido fermentado para outro balde a fim de fazer o primming.

** Os senhores acreditam melhor fazer isto utilizando a torneira do fermentador ou melhor fazer com uma mangueira, para que não seja transportadas muitas partículas???
 
Boa Tarde pessoal,

Primeiramente muito obrigado pelas respostas.

Sobre cheiro e sabor, como eu disse, não parecem ter nada de errado, nada muito azedo ou adstringente.

Sobre a amostra, sim eu tirei da parte de baixo do fermentador, que é um balde. Verifiquei ainda, com a mesma amostra, deixando um tempo na geladeira (0º por ai) e vi que uma boa parte das partículas deram uma assentada.

Já tinha em mente seguir o conselho dos senhores e ao final da fermentação (faltando uns 5 dias) baixar a temperatura a 3º - 0º.

Pois bem, agora me bateu outra dúvida. Vou passar o líquido fermentado para outro balde a fim de fazer o primming.

** Os senhores acreditam melhor fazer isto utilizando a torneira do fermentador ou melhor fazer com uma mangueira, para que não seja transportadas muitas partículas???

Boa tarde,

Deixa entender, o conselho é de faltando 5 dias pro final da fermentação baixar a temperatura?

Visto que a amostra está extremamente suja, aconselharia a sifonar a cerveja ao invés de usar a torneira do balde
 
Boa tarde,

Deixa entender, o conselho é de faltando 5 dias pro final da fermentação baixar a temperatura?

Visto que a amostra está extremamente suja, aconselharia a sifonar a cerveja ao invés de usar a torneira do balde

Sim, já que está extremamente suja, poderia deixar ao invés de 3 dias, como dito, 05 dias na baixa temperatura. Quanto mais melhor, não?
 
Alguém mais experiente pode responder melhor, mas eu faria o seguinte:

Quando terminar a fermentação, se não tiver densímetro ou refratômetro deixe pelo menos uns 5 dias em 20~21º, depois suba para uns 24º deixe mais uns 2 ou 3 (até porque você disse que está sentindo bastante gosto de álcool), depois abaixe a temperatura por uns 3 dias para decantar o excesso de sólidos.

Para engarrafar se o nível da lama tiver passado a torneira do balde use uma mangueira para sifonar. Coloque uma lanterna encostada no balde e tente visualizar a altura.
 
Sim, já que está extremamente suja, poderia deixar ao invés de 3 dias, como dito, 05 dias na baixa temperatura. Quanto mais melhor, não?

rafamasson, não é bom baixar a temperatura da cerveja antes do fim da fermentação, assim vai ter uma fermentação incompleta, deixando açucares residuais e off-flavors. Se fizer priming depois pode ter garrafas bomba. Sugiro dar uma olhada na seção de fermentação, os tópicos fixos do Guenther esclarecem bem os termos e a maneira correta de proceder na fermentação. Quanto à turbidez, depois que vc baixa a temperatura as leveduras decantam naturalmente passado uns dias, então vc pode retirar a cerveja de cima desse fermento da melhor forma que achar.

Abraço
 
Alguém mais experiente pode responder melhor, mas eu faria o seguinte:

Quando terminar a fermentação, se não tiver densímetro ou refratômetro deixe pelo menos uns 5 dias em 20~21º, depois suba para uns 24º deixe mais uns 2 ou 3 (até porque você disse que está sentindo bastante gosto de álcool), depois abaixe a temperatura por uns 3 dias para decantar o excesso de sólidos.

Para engarrafar se o nível da lama tiver passado a torneira do balde use uma mangueira para sifonar. Coloque uma lanterna encostada no balde e tente visualizar a altura.

Ae cara, os passos tão legais, mas quando vc for fazer, é muito melhor aumentar a temperatura da cerveja quando a fermentação se aproxima do final do que só depois que ela terminar...

Também é melhor, se vc tem uma forma prática de tirar amostras, determinar quanto tempo a cerveja fica descansando nessa temperatura mais alta do que pré-determinar 2 ou 3 dias. Pode ser que 2 ou 3 dias não sejam o suficientes pra limpar os off-flavors...

Abraço
 
Bom dia senhores, agradeço os feedbacks.

Tiago, acho que eu, vc e o rafaelodp estamos falando as mesmas coisas de forma diferente.

Pra resumir, vou fazer assim (lembrando que eu n tenho como auferir a densidade):

1. Vou deixar completar 7 dias a 21º
2. Mais 3 dias a 24º.
3. 5 dias vou baixar a temperatura a 2 3 graus, que e o que meu frigobar consegue.

Depois vou sifonar, fazer o primming e envazar.

Experimentarei a primeira em 10 dias.

Ta bom assim? Ou acham melhor dar mais tempo?
 
Bom dia senhores, agradeço os feedbacks.

Tiago, acho que eu, vc e o rafaelodp estamos falando as mesmas coisas de forma diferente.

Pra resumir, vou fazer assim (lembrando que eu n tenho como auferir a densidade):

1. Vou deixar completar 7 dias a 21º
2. Mais 3 dias a 24º.
3. 5 dias vou baixar a temperatura a 2 3 graus, que e o que meu frigobar consegue.

Depois vou sinfonar, fazer o primming e envazar.

Experimentarei a primeira em 10 dias.

Ta bom assim? Ou acham melhor dar mais tempo?

Eu acho que o tempo que vc está determinando provavelmente está OK pra cerveja que vc tá fazendo...
 
Obrigado a todos que se manifestaram.

Como sempre aprendendo muito neste fantástico fórum.

Abrçs
 
Rafa, tudo que eu teria pra dizer está lá naquele post pra iniciantes.

A questão principal é: tem como saber se a cerveja está contaminada simplesmente pela cor? Não.

Então, não se preocupe demais com gosto durante a fermentação, com aparência, com cheiro, etc. As coisas mudam drasticamente ao longo de todo o processo.

Toda e qualquer cerveja é extremamente turva durante a fermentação. Trigo então...... é bem mais.

Abraço,
 
Boa noite pessoal, obrigado mais uma vez pelo seu tempo.

Envasei a minha cerveja no sábado agora (19/07) e o produto que obtive foi este:

IMG_20140719_WA0007.jpg


O sabor ao meu ver está ok. Com ctz não é nada de qualidade excepcional, mas definitivamente temos cerveja.

Efetuei o primming com 8g de açúcar, na verdade um pouco mais, cerca de 100 gramas para 12 lts de mosto.

Todas as garrafas estão dentro da geladeira sob temperatura controlada de 19º.

Pude observar que algumas garrafas já possuem uma formação de espuma e bolhas, OUTRAS no entanto, estão como no dia em que envazei. Nem um sinal de bolhas.

Tá certo isso? É normal algumas apresentarem uma fina camada de creme e as outras se manterem completamente inertes??

Desculpe se encho o saco com perguntas óbvias, mas é que realmente não conheço ninguém com que possa trocar idéias sobre o assunto.

Mais um vez obrigado.
 
Rafamasson.

No primming. Normalmente se deixa em temperatura ambiente.

Se vc engarrafou e em seguida colocou na geladeira, a levedura diminuiu o ritmo ate quase parar de trabalhar.. Sem atividade, sem CO2. Dificilmente vai conseguir gaseificação assim.

Aumenta a temperatura aos poucos pra melhorar a atividade delas e espera um pouco mais. Abs
 
Desculpa, só agora q vi que tava a 19graus. Desconsidera.

Sinceramente. Não sei te ajudar mt agora.

Abs
 
em 5 dias de carbonatação ainda não deu tempo do fermento ainda em suspensão "comer" o açúcar que tu colocou no primming...

Se tu não inverteu o açúcar, o fermento ainda demora um pouco mais para quebrar as moléculas deste açúcar...

faz o seguinte... "esquece" tua ceva por mais uma semana, final de semana que vem abre mais uma, provavelmente estará carbonatada....

o complicado é aguentar a ansiedade de se embebedar com a própria ceva!!:drunk:
 
BOm dia,


Então Lucas, estão a 19 º eu estava pensando em aumentar pra uns 21 (já que fermentaram primariamente nessa temp). Mas vou deixar mais um pouco.

@oswaldoborba.

Pois é, eu inverti o açúcar. Vou seguir a sua orientação e esquecer essa breja. Ontem chegaram os ingrediente da próxima e segunda leva, uma Witbier. Vou me concentrar nessa e deixar as coisas acontecerem.

Agradeço o feedback!
 
Back
Top